

A arte que encanta e prende a atenção de crianças e adultos pode funcionar como ferramenta de Educação | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A ida ao cinema pode proporcionar mais do que diversão. A arte que encanta e prende a atenção de crianças e adultos de todas as idades com enredos de histórias reais ou fictícias, trilhas sonoras e efeitos visuais também pode funcionar como ferramenta de Educação. Tanto que as diferentes práticas e possibilidades do audiovisual nos processos de ensino e aprendizagem na educação básica serão tema de um Seminário com duração de cinco dias, em Fortaleza.
O Seminário Virtual ‘Educação e Audiovisual’ será realizado a partir de segunda-feira, 27 de setembro, e segue até o dia 1º de outubro, sempre às 14h, com transmissão gratuita e aberta a todos os interessados no canal da Invento Produções no YouTube. O seminário integra o Cine Miau 2021, Mostra Internacional Infantil de Audiovisual.
A cada dia de seminário, um tema ligado ao cinema ser tratado por um especialista diferente. Na abertura, na segunda-feira (27/9), o tema “Cinema e educação no Ensino Básico” será abordado pelo professor Alan Victor Pimenta, Doutor em Educação. Na terça-feira (28/9), Adriana Mabel Fresquet, professora e fundadora da Rede KINO: Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual, discorre sobre “Práticas pedagógicas de cinema”. Na quarta-feira (29/9), o roteirista, diretor de televisão e professor João Alegria fala sobre “Todos somos autores de nossas próprias narrativas. Audiovisual e educação no século 21”. Na quinta-feira (30/9), a especialista convidada é Beth Carmona, consultora, produtora e gestora de projetos audiovisuais, para falar sobre “Conteúdos audiovisuais para fins educacionais”. O encerramento, na sexta-feira (01/10), será com Felipe Leal Barquete, mestre em educação, fundador da Semente – Escola de Educação Audiovisual, que vai conversar sobre “Como produzir cinema na escola”.





Esta é a terceira edição do Cine Miau, que tem o objetivo de democratizar o acesso ao cinema aliado a uma proposta de formação, com atividades que buscam contribuir com a diversão e a reflexão da criança por meio do audiovisual, oferecendo conteúdos que dialogam com as diversas infâncias do Brasil e do mundo.
O Cine Miau 2021 começou no dia 23 de agosto com oficinas realizadas até 17 de setembro, beneficiando crianças de Caucaia, Sobral, Fortaleza, São Gonçalo do Amarante e Itapipoca, alcançando sobretudo as que vivem em áreas de vulnerabilidade social. Nas cinco cidades serão realizadas sessões de cinema presenciais e virtuais, de 12 de outubro a 12 de novembro. Para o público em geral a programação de filmes acontecerá também no canal da Invento Produções no YouTube.
O Cine Miau é uma realização do Instituto SEARA de Cultura e Desenvolvimento e da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo / Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Votorantim Cimento, Aço Cearense, Grupo Dass, DSM, Cagece e Secretaria das Cidades do Ceará. Apoio: Prefeitura de Caucaia, Secretaria da Educação da Prefeitura de Fortaleza, Secretaria da Educação da Prefeitura de Itapipoca, Secretaria da Educação da Prefeitura São Gonçalo do Amarante e Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Sobral. Parceria: BG Soluções Sociais, Instituto Teias da Juventude, ASFAP, Cineteatro São Luiz, Centro Cultural Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar, Escola Porto Iracema das Artes e Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE). Produção: Invento Produções Culturais e D’grau.
Leia também | Banda Europe anuncia show histórico e exclusivo no Brasil em março de 2022
Seminário Virtual Educação e Audiovisual, no Cine Miau 2021
Quando: De 27 de setembro a 1º de outubro
Horário: às 14h
Onde assistir: no canal Invento Produções Culturais no YouTube.
Acesso gratuito
Informações: (85)3048-6077
Redes Sociais: Instagram Cine Miau e Facebook Cine Miau. Site www.cinemiau.com.br
PROGRAMAÇÃO – SEMINÁRIO VIRTUAL EDUCAÇÃO E AUDIOVISUAL
27/set, às 14h – “Cinema e Educação no Ensino Básico”
Alan Victor Pimenta – Professor e Doutor em Educação
28/set, às 14h – “Práticas pedagógicas de cinema”
Adriana Mabel Fresquet – Professora e fundadora da Rede KINO: Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual
29/set, às 14h – “Todos somos autores de nossas próprias narrativas. Audiovisual e educação no século 21”
João Alegria – Roteirista, diretor de televisão e professor
30/set, às 14h – “Conteúdos audiovisuais para fins educacionais”
Beth Carmona – Consultora, produtora e gestora de projetos audiovisuais
01/out, às 14h – “Como produzir cinema na escola”
Felipe Leal Barquete – Mestre em educação e fundador da Semente – Escola de Educação Audiovisual