logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
OAB-CE alerta sobre o golpe do falso advogado e reforça atuação contra fraudes
Justiça OAB-CE alerta sobre o golpe do falso advogado e reforça atuação contra fraudes
20/02/2025
Carnaval: Fortaleza recebe o Meu Primeiro Bloquinho com atrações para toda a família
Carnaval Fortaleza recebe o Meu Primeiro Bloquinho com atrações para toda a família
20/02/2025
Exibir tudo

Ciência Pesquisa propõe novo mapeamento para a biodiversidade da caatinga e faz alerta sobre sua conservação Elaborados ao longo de oito anos, mapas destacam a diversidade da caatinga e chamam atenção para o baixo índice de proteção legal do domínio

Pesquisa propõe novo mapeamento para a biodiversidade da caatinga e faz alerta sobre sua conservação

De acordo com os dados mais atuais, até hoje estão catalogadas mais de 3 mil espécies de plantas na caatinga, sendo que em torno de 500 delas são endêmicas, ou seja, só existem nesse domínio. Na imagem, inselbergs de Quixadá. Foto: Marcelo Moro

Único domínio biogeográfico 100% brasileiro e predominante no centro do Nordeste e no Norte de Minas Gerais – ocupando em torno de 10% do território nacional –, a caatinga, historicamente, foi injustiçada no imaginário popular brasileiro. Retratada como uma paisagem degradada e sem água, solo ressequido e pobreza ambiental, ela abriga diversos tipos de vegetação adaptados à semiaridez que são, em verdade, bastante ricos em espécies e endemismos. Baseado na aparência em períodos de seca, quando a vegetação da caatinga perde as suas folhas, o estereótipo trouxe consequências para o maior domínio biogeográfico semiárido da América do Sul, sendo pouco valorizado, estudado e preservado ao longo dos séculos.  

Nas últimas décadas, todavia, os cientistas têm se debruçado sobre a fauna e a flora da caatinga e descoberto que a “mata branca” possui muito mais cores do que define o nome de origem tupi-guarani. Um estudo publicado no periódico internacional The Botanical Review, do Jardim Botânico de Nova Iorque, coordenado por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e em colaboração com cientistas de outras universidades brasileiras propõe novos mapas da Caatinga que destacam a riqueza e a distribuição de sua biodiversidade.  

Coordenada pelo professor Marcelo Moro, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC, a pesquisa traz uma nova regionalização da caatinga, levando em consideração aspectos relacionados ao relevo e à distribuição das espécies que a habitam. Com isso, foram produzidos dois novos mapas: um geomorfológico, mostrando as grandes unidades de relevo da caatinga, e um biogeográfico, propondo a subdivisão da caatinga em pedaços menores, ou distritos biogeográficos. 

“A caatinga não é uma coisa só, há muitas ‘caatingas’: há a dos terrenos rasos pedregosos da Depressão Sertaneja, a de areia nas grandes bacias sedimentares, como a do Tucano-Jatobá, onde ocorreu a guerra de Canudos, e há até as dunas continentais do rio São Francisco, no meio da Bahia, trazendo surpresas inesperadas ao viajante”, exemplifica o professor Marcelo Moro. 

Ao todo, os mapas levaram oito anos para serem elaborados e contaram com contribuições de botânicos e geógrafos.  

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Nova proposta de divisão

Na proposta dos pesquisadores, a caatinga é dividida em 12 subunidades biogeográficas com particularidades próprias: Distrito Ibiapaba-Piauí, Distrito Araripe, Distrito Tucano-Jatobá, Distrito Dunas do São Francisco, Distrito Peruaçu, Distrito Potiguar, Distrito Borborema, Distrito Depressão Sertaneja Norte, Distrito Depressão Sertaneja Sul, Distrito Irecê, Província Chapada Diamantina e Região Costeira da caatinga.

Nessa divisão é possível perceber a riqueza de paisagens e espécies do domínio, que compreende desde trechos úmidos, como os encraves de florestas dos brejos de altitude, até formações tipicamente costeiras e litorâneas, como campos de dunas, savanas e manguezais. “Há também na caatinga redes de cavernas, dunas continentais, afloramentos rochosos incríveis, serras, terrenos arenosos e terrenos pedregosos, grandes rios perenes, pequenos rios sazonais, lagoas sazonais, plantas aquáticas. Uma diversidade enorme de tipos de ecossistemas, a maioria deles adaptado ao clima semiárido, com várias espécies de animais e plantas que só existem na caatinga”, comenta Moro.

De acordo com os dados mais atuais, até hoje estão catalogadas mais de 3 mil espécies de plantas na caatinga, sendo que em torno de 500 delas são endêmicas, ou seja, só existem nesse domínio. No entanto, até a década de 1980, havia a ideia, até mesmo entre os cientistas, de que a caatinga era pobre em espécies e endemismos. “De fato, a caatinga, enquanto um dos grandes domínios de natureza do Brasil, sofreu muito preconceito e visões muito distorcidas. Essa riqueza incrível de paisagens é muitas vezes desconhecida pelos brasileiros, e as tristes e errôneas imagens de solo rachado e áreas desmatadas acabam aparecendo na televisão, sites de Internet ou mesmo livros como se fossem a caatinga”, destaca o pesquisador.

Alerta sobre conservação

Além da proposta de atualização de dados e informações sobre a caatinga, um dos objetivos do estudo é chamar a atenção para a sua conservação. Apontam os pesquisadores que mais da metade da cobertura vegetal desse bioma já foi destruída como consequência de desmatamento, queimadas e corte de madeira. Outras ameaças são o mau uso da terra, a caça e o sobrepastoreio.

Enquanto na Amazônia há grandes áreas de proteção, na caatinga, apenas cerca de 8% têm algum grau de proteção legal, mas em sua maioria na forma de APAs (Áreas de Proteção Ambiental), que são as unidades de conservação menos protegidas. “Se tomarmos apenas as unidades de conservação de proteção integral (Parques Nacionais e Estaduais, Estações Ecológicas, Monumentos Naturais etc.), temos apenas 1,3% da caatinga protegida. É muito pouco”, avalia Moro.

Espécies animais e vegetais marcantes, como a onça-pintada, ainda presente na região da Serra da Capivara, a arara-azul-da-caatinga e a ararinha-azul, ambas endêmicas da caatinga, e até mesmo o cacto Tacinga mirim, descrito cientificamente no Ceará, em 2024, pelo pesquisador Marcelo Teles, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), correm o risco de desaparecer por completo caso não haja uma política de aumento de áreas protegidas. Os mapas elaborados na pesquisa, defende Moro, podem ser, portanto, aliados para a construção de políticas públicas de conservação para a caatinga.

“Acho que nosso estudo pode direcionar a criação de novas unidades de conservação cobrindo os diversos subtipos de ecossistemas que temos dentro da caatinga. Em alguns distritos biogeográficos, temos forte pressão de desmatamento e praticamente nada de unidades de conservação. Sabendo disso, o poder público e a sociedade podem direcionar os esforços de criação de áreas protegidas em todos os distritos da caatinga, especialmente naqueles que são mais ameaçados”, sugere.

Outra alerta dos pesquisadores é em relação às áreas de caatinga no Ceará, que sofrem um processo avançado de degradação. “A caatinga é pouco protegida no geral e, no Ceará, é ainda menos”, afirma Moro. Segundo o pesquisador, é preciso pensar em um equilíbrio entre atividades econômicas e preservação de matas nativas.

“Só para dar uma ideia, os parques solares mais recentes que estão se instalando no estado costumam ser maiores que as novas unidades de conservação estaduais. Autorizamos de modo generoso a supressão de milhares de hectares para desmatamento, mas não estamos criando áreas protegidas em velocidade comparável, tendo um saldo negativo para a biodiversidade”, declara.

Além do professor Marcelo Moro, assinam o artigo Luciano Paganucci de Queiroz, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Luis Costa, da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES); Nigel Taylor, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); Daniela Zappi, da Universidade de Brasília (UnB); além de Vivian Amorim, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), e Rubson Maia, do Departamento de Geografia da UFC.

Por Cristiane Pimentel da Agência UFC

Leia também| “Armorial 50 anos”: Celebração do Movimento Armorial chega a Fortaleza

Cultura “Armorial 50 anos”: Celebração do Movimento Armorial chega a Fortaleza
Compartilhar

Artigos Relacionados

Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante encontro internacional em agenda diplomática | Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein

28/01/2026

Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump Presidente defende diálogo direto com líder norte-americano para fortalecer relações bilaterais


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump0
    Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump Presidente defende diálogo direto com líder norte-americano para fortalecer relações bilaterais
    28/01/2026
  • Justiça: Fachin afirma que inquérito do Banco Master deve deixar o STF0
    Justiça: Fachin afirma que inquérito do Banco Master deve deixar o STF Presidente da Corte avalia que investigação tende a sair da competência do Supremo após fase inicial
    28/01/2026
  • Justiça: Suzane von Richthofen disputa herança milionária de tio após ausência de testamento0
    Justiça: Suzane von Richthofen disputa herança milionária de tio após ausência de testamento Sem herdeiros diretos, médico deixou patrimônio estimado em R$ 5 milhões; disputa envolve reconhecimento de união estável
    27/01/2026
  • Política: Presidente da Alece destaca avanços e reforça papel do Legislativo na segurança pública do Ceará0
    Política: Presidente da Alece destaca avanços e reforça papel do Legislativo na segurança pública do Ceará Romeu Aldigueri participa de reuniões estratégicas e acompanha ações que ampliam investimentos no combate à criminalidade
    27/01/2026
  • Política: Alece e Faec articulam propostas para fortalecer o agronegócio no Ceará0
    Política: Alece e Faec articulam propostas para fortalecer o agronegócio no Ceará Iniciativa prevê criação de grupo de trabalho e debate de projetos voltados à modernização, desburocratização e segurança jurídica no campo
    27/01/2026
  • Saúde: 214 novos servidores da saúde tomam posse e reforçam a rede pública do Ceará0
    Saúde: 214 novos servidores da saúde tomam posse e reforçam a rede pública do Ceará Profissionais vão atuar em hospitais, unidades especializadas e serviços estratégicos; até o fim de 2026, mais de 1.300 novos nomes ainda devem ser convocados
    27/01/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas