

28 de agosto de 2025 – O Brasil conta atualmente com 15 cidades com mais de 1 milhão de habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quinta-feira (28). Essas cidades concentram 42,8 milhões de pessoas, o que equivale a 20,1% da população nacional — ou seja, 1 em cada 5 brasileiros vive em um desses grandes centros urbanos.
Entre as 15 cidades mais populosas do país, 13 são capitais e duas são municípios paulistas não-capitais: Guarulhos e Campinas. Ambas reforçam o crescimento das áreas metropolitanas fora dos centros administrativos estaduais.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A capital paulista continua liderando o ranking populacional com 11,9 milhões de habitantes. Se fosse um estado, a cidade de São Paulo estaria atrás apenas dos estados de São Paulo (estado), Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia em número de habitantes.
Confira as 15 cidades brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes em 2025:
Apesar do crescimento populacional nacional de 0,39% entre 2024 e 2025 (com o Brasil atingindo 213,4 milhões de habitantes), cinco capitais registraram queda no número de moradores:
Segundo Marcio Minamiguchi, gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, essa diminuição está ligada à migração para cidades da periferia ou entorno:
“As capitais maiores têm um entorno mais conurbado e perdem população para ele. O crescimento vai do centro para a periferia.”
O Brasil possui 30 regiões metropolitanas, que abrigam 103,5 milhões de pessoas, o que representa 48,5% da população nacional. As maiores são:
Enquanto algumas cidades ultrapassam a marca de 1 milhão de habitantes, outras ainda mantêm uma população bastante reduzida. O Brasil tem 26 municípios com menos de 1.500 habitantes, sendo quatro com menos de 1.000 moradores:
Para efeito de comparação, essas cidades teriam dificuldade de encher um único avião modelo Airbus A350-1000, que comporta de 375 a 400 passageiros.
De acordo com o IBGE, o Brasil deve continuar crescendo até 2041, quando a população atingirá 220,43 milhões de pessoas. A partir de então, começará a reduzir, podendo chegar a 199,2 milhões em 2070.
A estimativa populacional do IBGE, baseada no Censo de 2022 e em taxas de natalidade e mortalidade, é usada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, impactando diretamente o repasse de recursos federais.
Leia também | Fábio Carneirinho leva música nordestina a homenagem ao Ministro Teodoro Silva em Brasília
Tags: cidades mais populosas do Brasil, IBGE 2025, população brasileira, cidades com mais de 1 milhão de habitantes, Guarulhos, Campinas, capitais brasileiras, estimativa populacional, crescimento urbano, regiões metropolitanas, Serra da Saudade, menores cidades do Brasil
1 Comment
[…] Para informações adicionais, acesse o sitePUBLICIDADE […]