logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Economia: Inflação dos alimentos desacelera para 0,61%, diz pesquisa do IBGE
Economia Inflação dos alimentos desacelera para 0,61%, diz pesquisa do IBGE
25/02/2025
Festival Jazz & Blues terá o jazz de compositores cearenses, no show inédito Elas, o Ceará e o Jazz
Música Festival Jazz & Blues terá o jazz de compositores cearenses, no show inédito “Elas, o Ceará e o Jazz”
26/02/2025
Exibir tudo

Carnaval 2025 ENEL Ceará monta operação especial Cerca de 1870 profissionais da companhia, entre técnicos de campo e atendentes do atendimento, atuarão para garantir o fornecimento de energia

As lojas de atendimento fecharão entre os dias 1º e 4 de março, reabrindo na quarta-feira (5), a partir de meio-dia | Foto: divulgação

A Enel Distribuição Ceará montou uma operação especial de atendimento, envolvendo as áreas técnicas e de atendimento ao cliente, para o período do Carnaval. A companhia manterá cerca de 500 equipes de campo em pontos estratégicos de todo o Estado, com atenção especial para as áreas turísticas, a fim de agilizar o atendimento. Mais de 1870 profissionais, dentre operadores de sistemas e subestações, eletricistas, técnicos, engenheiros e atendentes trabalharão para garantir o fornecimento de energia em todo o Ceará.

Três subestações móveis de até 33 MVA estarão espalhadas por todo o estado, para atender ocorrências de maior porte. Geradores e inversores serão reforçados na estrutura, para atendimento emergencial e clientes eletrodependentes. Rondas em áreas estratégicas também serão reforçadas, para minimizar o vandalismo e o furto de cabos na rede elétrica.

Durante os meses de janeiro e fevereiro, um trabalho de manutenção prévio foi realizado para realizar possíveis correções na rede elétrica. Podas, obras de melhorias na rede e inspeções com helicóptero, terrestres e termográficas foram realizadas em todo o Ceará. Além disso, estudos técnicos sobre pontos de suprimentos, subestações e alimentadores também foram feitos em locais estratégicos.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<< 

A companhia possui um Sistema de Monitoramento e Alerta, que auxilia na verificação de possíveis ocorrências na rede da distribuidora, possibilitando que técnicos e engenheiros monitorem descargas atmosféricas, em tempo real, todo o Ceará, para que, em caso de alguma ocorrência, agir de maneira mais assertiva e rápida. Esse trabalho é realizado 24 horas por dia pelo Centro de Controle do Sistema (CCS), a partir de satélite, com dados fornecidos em tempo real pelo Climatempo, e serve para otimizar o serviço em caso de interrupção no fornecimento de energia. No ano passado, a companhia registrou 275.624 em todo o estado. As cidades mais atingidas no ano passado foram Granja (9.456), Santa Quitéria (9.167), Aurora (6.206), Jaguaretama (5.353) e Cariús (5.309). Esse ano, já foram registradas mais de 63 mil descargas atmosféricas no estado.

 O esquema envolve também a área de atendimento ao cliente, que funcionará com a Central de Relacionamento (0800.285.0196), 24h por dia, oferecendo todos os serviços da companhia. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer ponto do Estado. Além disso, o cliente pode entrar em contato com a distribuidora por meio das redes sociais Facebook e Twitter, pelo app Enel Ceará, pelo site www.enel.com.br e também enviado um “Olá” para o WhatsApp (21) 99601-9608.

Já as lojas de atendimento, no período do Carnaval, estarão fechadas entre os 1º e 4 de março, reabrindo normalmente na quarta-feira (5), a partir de 12h.

Confira 10 dicas importantes para um Carnaval com segurança:

  1. Evite instalar enfeites ou estruturas próximas à rede elétrica: qualquer contato com os cabos da rede elétrica pode resultar em choques elétricos;
  2. Use apenas produtos certificados: ao adquirir itens como extensões, lâmpadas decorativas ou carregadores, certifique-se de que possuem o selo PROCEL A e do Inmetro;
  3. Cuidado ao manusear equipamentos elétricos em áreas externas: certifique-se de que os equipamentos estejam protegidos contra a chuva e em boas condições de uso;
  1. No meio da folia, não toque na rede elétrica para apoiar alguma estrutura de trio elétrico ou palco. Ao tocar, mesmo manuseando vassoura ou outros itens, pode causar choque elétrico.
  2. Desligue os aparelhos ao sair de casa: se for viajar ou participar de festas externas, desligue os equipamentos elétricos da tomada para evitar curtos-circuitos e economizar energia;
  1. Cuidado com serpentinas metálicas e confetes: evite o uso de serpentinas metálicas e confetes próximos à rede elétrica, pois podem causar curto-circuito ao entrarem em contato com os cabos da rede elétrica.
  2. Tenha atenção ao uso de aparelhos elétricos em áreas molhadas: evite ligar equipamentos elétricos próximo a piscinas, duchas ou em locais expostos à chuva. Água e eletricidade são uma combinação perigosa;
  3. Cuidado com estruturas metálicas: palcos, carros alegóricos e estruturas temporárias não devem ser montados próximos da rede elétrica;
  4. Evite sobrecarga de tomadas: durante eventos em residências ou clubes, cuidado com o uso excessivo de aparelhos elétricos conectados a uma única tomada. Use adaptadores e extensões com moderação e verifique sua capacidade;
  5. Não toque em cabos caídos: se encontrar cabos no chão, mantenha distância e entre em contato com a Enel Ceará pelo telefone: 0800 285 0196.

Serviço

Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel Distribuição Ceará podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Ceará, que pode ser baixado gratuitamente para iOS (http://goo.gl/quLoH9) e Android (http://goo.gl/pjQpNS); pelo site da companhia (www.enel.com.br); pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento (0800 285 0196).

 

Os clientes podem ainda falar com a Enel através do WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608. A atendente virtual Elena irá atender, ingressando serviços como Falta de Energia, Consulta de débitos, Envio de 2ª via da conta e respondendo às perguntas mais frequentes.

Leia também | Alerta no Carnaval: consumo excessivo de álcool e energético pode causar danos ao coração

Saúde Alerta no Carnaval: consumo excessivo de álcool e energético pode causar danos ao coração
Compartilhar

Artigos Relacionados

Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos

Coluna de fumaça se eleva sobre Teerã após ataque durante escalada da guerra no Oriente Médio | Foto: Atta Kenare/AFP

14/03/2026

Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos Confrontos envolvendo Irã, Israel e aliados avançam pela terceira semana e ampliam número de vítimas civis e militares


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 11/03/2026

    capcut Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

Últimas Notícias

  • Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos0
    Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos Confrontos envolvendo Irã, Israel e aliados avançam pela terceira semana e ampliam número de vítimas civis e militares
    14/03/2026
  • Justiça: Vorcaro pode fechar delação0
    Justiça: Vorcaro pode fechar delação Troca de advogado reforça expectativa de colaboração do dono do Banco Master com autoridades federais
    14/03/2026
  • Saúde: Bolsonaro estável após internação0
    Saúde: Bolsonaro estável após internação Ex-presidente segue consciente e em tratamento na UTI com broncopneumonia bacteriana, segundo equipe médica
    14/03/2026
  • Conflito: Ataque com drones atinge embaixada americana0
    Conflito: Ataque com drones atinge embaixada americana Embaixada dos EUA em Bagdá é alvo de drones enquanto Washington anuncia bombardeio contra ilha estratégica do petróleo iraniano
    14/03/2026
  • Direitos: Consumidor ainda desconhece garantias0
    Direito: Consumidor ainda desconhece garantias Especialista alerta que brasileiros deixam de exercer direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor, principalmente em compras online e cobranças indevidas
    13/03/2026
  • Justiça: Revogada prisão de torcedores do Fortaleza0
    Justiça: Revogada prisão de torcedores do Fortaleza Justiça do Ceará concede liberdade a 79 denunciados após confusão em clássico entre Fortaleza e Ceará, com restrição de acesso a estádios
    13/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas