logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Rosas de Ouro é campeã do carnaval das escolas de samba de São Paulo
Carnaval 2025 Rosas de Ouro é campeã do carnaval das escolas de samba de São Paulo
05/03/2025
Entidades médicas pedem faixa etária maior para mamografia de rastreio
Saúde Entidades médicas pedem faixa etária maior para mamografia de rastreio
05/03/2025
Exibir tudo

Carnaval 2025 Afoxés e escolas de samba encerram o Carnaval da Av. Domingos Olímpio Além da avenida, a folia se estendeu por mais outros seis polos na cidade

Afoxés e escolas de samba encerram o Carnaval da Av. Domingos Olímpio

Cor, ritmo e tradição desfilaram na Avemida Domingos Olímpio na terça-feira de Carnaval. Foto: Marcos Moura

A Avenida Domingos Olímpio, tradicional ponto de folia, foi um dos palcos do encerramento do Carnaval de Fortaleza nessa terça-feira (04/03). O cortejo de afoxés e escolas de samba marcou o último dia de festa, levando cor, ritmo e tradição para o público presente.

Desde o último sábado, a avenida recebeu diversos grupos que apresentaram o trabalho preparado especialmente para a ocasião. Para abrir o último dia, foi a vez da estreante Pavão Misterioso, que desfilou com o enredo Sol e Chuva, o Casamento da Viúva. Carlos Alves, presidente da agremiação, não conteve a emoção ao estrear a nova escola na avenida.

“É emocionante. A gente passa por muitos perrengues, tem que ter jogo de cintura, mas, na hora do desfile, tudo vale a pena. Estou trabalhando desde maio na preparação da escola. Desde então, temos ensaiado e nos organizado. Esse enredo fala sobre um fenômeno natural: quando chove e faz sol ao mesmo tempo. Quero passar essa mensagem de forma ecológica, mostrando também o que vem depois — a colheita, a fartura. Essa é a ideia.”

Quem também marcou presença pela primeira vez foi a publicitária Luiza Gabriela, que, apesar de fortalezense, só agora despertou o interesse pelo carnaval da avenida.

“Todo ano eu costumo passar o carnaval fora. Este ano, fiz uma viagem rápida e resolvi conhecer o carnaval de Fortaleza. Nunca tinha vindo antes e tinha muita curiosidade. Estou achando lindo, maravilhoso. Muita gente da própria cidade acaba não aproveitando porque, às vezes, nem tem informação sobre a festa. Vi uma divulgação no Instagram, fiquei em dúvida se vinha ou não, mas decidi conhecer.”

Mais uma estreante foi Kilvia Freitas, convidada para ser a porta-bandeira da Pavão Misterioso. “Sou estreante, junto com a escola. Eu estou emocionada. Amei estar aqui na avenida. Esta última semana de ensaios foi muito puxada, mas consegui, saí e mostrei minha cara. Estou muito feliz com o resultado e nem sei explicar minhas emoções.”

Na parte dos afoxés, quem abriu foi o Afoxé Obà Sà Rewa. Vinicius Ferraz, produtor do grupo, contou que o carnaval é um momento de festa, mas também espiritual, de celebração da cultura africana.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

“Nós somos um cortejo negro que sai de um terreiro de Candomblé no Mondubim, o Ilê Axé Olor Judolá. Neste ano, estamos saudando o orixá Logum, que é jovem, filho de Oxóssi e Oxum. Ele traz para a avenida a energia do ritmo Ijexá, um ritmo afro incorporado ao Brasil e fundamental para o desenvolvimento de várias variações das danças brasileiras.”

“O Afoxé reúne pessoas do Candomblé e da Umbanda, mas também é ecumênico, acolhendo pessoas de diferentes religiões que compartilham da luta contra o racismo e a intolerância religiosa. Nossa missão é promover respeito e união. O Carnaval não é só uma festa do corpo, mas também da espiritualidade”, concluiu.

Quem também celebrou o caráter de diversidade religiosa da festa foi o casal Walquiria e Claude Fernier. Ela, natural de Juazeiro do Norte, na região do Cariri, e ele, francês, mas residente há mais de 20 anos no Brasil.

“Sempre venho. É muito importante, é a nossa cultura. Acho essencial que as pessoas participem mais, porque faz parte da nossa identidade. Acho fundamental! A Avenida Domingos Olímpio já tem essa tradição, e espero que esse evento continue. É algo muito familiar, muito importante. Mas acho que a população deveria se engajar mais”, celebrou Walquiria. “É uma cultura muito viva, eu acho incrível e faz parte das raízes das pessoas daqui, é algo a ser celebrado”, completou o esposo.

Pérola de Oyá também comentou sobre a importância de poder expressar abertamente as raízes africanas da festa, celebrando os orixás e as liturgias do candomblé. Este ano, ela desfilou representando a orixá Iemanjá no Afoxé Acabaca. “Para mim, que sou da religião de matriz africana, é muito satisfatório. Este é o décimo ano que desfilo no Afoxé Acabaca representando Iemanjá, que é a patrona da escola. Fico muito feliz em contribuir com o Afoxé e em representar minha mãe Iemanjá todos os anos.”

“A cada ano, estamos reafirmando nossa religião, algo que, por muito tempo, tivemos que esconder. Hoje, as pessoas estão assumindo com orgulho sua fé nas religiões de matriz africana. É uma representatividade muito grande para mim, que sou do Candomblé, filha de Oyá”, completou.

Também celebrando a democratização da festa e relembrando os povos originários, João Hugo Costa, presidente do Afoxé Oxum Odolá, contou que, este ano, o grupo decidiu celebrar os Pitaguary, povo indígena que habita diversas localidades do Ceará, principalmente nos municípios de Maracanaú e Pacatuba, e que teve o reconhecimento de suas terras em 2006.

“No Afoxé, entendemos que viemos de uma casa — uma casa de Candomblé, de religião de matriz africana. A casa à qual o Afoxé pertence reconhece a importância dos povos originários para a cultura do Brasil, do Nordeste e do nosso estado. Por isso, este ano decidimos homenagear os povos indígenas, os verdadeiros donos da terra.”

Festa democrática e descentralizada

O caráter festivo e democrático do Carnaval de Fortaleza também foi celebrado pelo prefeito Evandro Leitão, que destacou a política de descentralização da festa. Este ano, a capital cearense contou com 20 polos de folia espalhados por todas as 12 regionais da cidade.

“Nossa avaliação é extremamente positiva, desde o início, com a descentralização do ciclo carnavalesco. O pré-carnaval levou alegria para praticamente todos os territórios de Fortaleza e agora culminamos com essa bela festa aqui na Domingos Olímpio. Isso é fruto do trabalho da nossa secretária da Cultura (Secultfor), Helena Barbosa, mas também da população fortalezense, que está prestigiando esse grande evento.”

Helena Barbosa, titular da Secultfor, também avaliou positivamente o Ciclo Carnavalesco e pontuou que a descentralização da cultura será uma política contínua, feita a partir de um contato direto com os artistas da cidade.

“Foi uma realização muito bem-sucedida. Tivemos pouco tempo para a execução, mas, com a união de esforços da Prefeitura, das secretarias municipais e do Instituto Iracema, conseguimos alcançar um excelente resultado. Esse trabalho conjunto foi essencial para o sucesso do evento.”

“Temos feito avaliações semanalmente, tanto da parte operacional quanto da logística. Também analisamos a estrutura dos editais para os artistas. Já estamos planejando convocá-los para discutir conosco as melhores estratégias para tornar o Carnaval de Fortaleza ainda mais eficiente, mantendo a descentralização que deu tão certo para todos”, celebrou a secretária.

Outros polos

Além do desfile de afoxés e escolas de samba, nessa terça-feira (04/03), houve programação nos polos do Benfica, no Mercado dos Pinhões, no Largo da Mocinha, no Passeio Público, no Parque Rachel de Queiroz e no Aterrinho da Praia de Iracema, que contou com show de Gaby Amarantos e Margareth Menezes.

Leia também| Circo Kroner prorroga temporada e apresenta “Disney Magic Show”

Programa Circo Kroner prorroga temporada e apresenta “Disney Magic Show”
Compartilhar

Artigos Relacionados

Política: Flávio Bolsonaro inicia articulações e convoca base da direita para aprovar anistia ainda em 2025

Flávio Bolsonaro (PL-RJ), senador da República | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

06/12/2025

Política: Flávio Bolsonaro inicia articulações e convoca base da direita para aprovar anistia ainda em 2025 Após afirmar que será o sucessor político do ex-presidente Jair Bolsonaro, senador pressiona lideranças anti-Lula a votarem proposta de anistia nas próximas semanas


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 05/12/2025

    Alteração Da Meta Fiscal Para Aliviar Correios - VN Comentado em Política: Congresso aprova texto-base da LDO 2026 com exceção de R$ 10 bilhões para estatais

  • 05/12/2025

    Mega-Sena 2947 acumula e prêmio vai a R$ 12 milhões, 5 de dezembro de 2025, Mega-Sena - Meus Conteúdos Comentado em Loteria: Mega-Sena acumula e prêmio principal sobe para R$ 12 milhões

  • 05/12/2025

    João Fonseca x Carlos Alcaraz e mais: programação do Miami Invitational, 5 de dezembro de 2025, João Fonseca - Meus Conteúdos Comentado em Digital: João Fonseca lidera buscas no Google Brasil e supera Trump após temporada histórica no tênis

  • 05/12/2025

    Brasileirão 2025: veja os resultados dessa semana pela 37ª rodada, 5 de dezembro de 2025, Brasileirão - Meus Conteúdos Comentado em Futebol: Brasileirão 2025: veja quais clubes chegam à 38ª rodada sem mais objetivos na competição

  • 05/12/2025

    news-1764931726941-1298 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: Operação Falso Mercúrio bloqueia até R$ 6 bilhões do crime organizado em São Paulo

  • 04/12/2025

    berita kampus Comentado em Tecnologia: Fortaleza se consolida como hub digital e recebe relógio atômico de césio no datacenter da Etice

Últimas Notícias

  • Política: Flávio Bolsonaro inicia articulações e convoca base da direita para aprovar anistia ainda em 20250
    Política: Flávio Bolsonaro inicia articulações e convoca base da direita para aprovar anistia ainda em 2025 Após afirmar que será o sucessor político do ex-presidente Jair Bolsonaro, senador pressiona lideranças anti-Lula a votarem proposta de anistia nas próximas semanas
    06/12/2025
  • Copa do Mundo: Brasil inicia jornada pelo hexa na Costa Leste dos EUA com estreia diante de Marrocos0
    Copa do Mundo: Brasil inicia jornada pelo hexa na Costa Leste dos EUA com estreia diante de Marrocos Seleção Brasileira enfrenta Marrocos, Haiti e Escócia no Grupo C da Copa do Mundo de 2026; Ancelotti prevê confrontos difíceis
    06/12/2025
  • Futebol: Brasil é cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 e enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia0
    Futebol: Brasil é cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 e enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia Seleção brasileira busca o hexa e estreia contra Marrocos; veja análise completa dos adversários do Grupo C
    05/12/2025
  • Justiça: STF condena cinco PMs do Distrito Federal a 16 anos de prisão por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro0
    Justiça: STF condena cinco PMs do Distrito Federal a 16 anos de prisão por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro Decisão unânime da Primeira Turma reconhece falhas graves na contenção dos ataques aos Três Poderes
    05/12/2025
  • Internacional: Escândalo de apostas provoca onda de prisões e expõe crise no futebol turco0
    Internacional: Escândalo de apostas provoca onda de prisões e expõe crise no futebol turco Jogadores de grandes clubes, árbitros e dirigentes estão entre os detidos em operação que mira corrupção e manipulação de resultados
    05/12/2025
  • STF marca para fevereiro de 2026 o julgamento do caso Marielle Franco0
    Justiça: STF marca para fevereiro de 2026 o julgamento do caso Marielle Franco Primeira Turma analisará, nos dias 24 e 25 de fevereiro, processo que aponta mandantes e operadores do assassinato da vereadora e de Anderson Gomes
    05/12/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas