

TJDF-CE aplicou WO por 3 a 0 em todos os jogos do Crato no Campeonato Cearense; tabela do campeonato não deve ser alterada até a decisão dos processos. | Foto: Aurélio Alves/ O Povo
O Campeonato Cearense 2022 ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira, 9. Em nova audiência, o Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará, TJDF-CE, reformulou o resultado do julgamento anterior e, além da exclusão do Crato Esporte Clube do Campeonato Cearense 2022, aplicou WO em todos os jogos do clube. Antes, apenas quatro jogos do time tinham sido anulados, mesmo com a exclusão.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Com a mudança, a classificação da primeira fase do certame se altera — o que implica em modificações na etapa de mata-mata também, já que o Crato havia vencido uma partida e empatado duas, mas, na prática, essa situação não vai ocorrer de imediato. A Federação Cearense de Futebol (FCF) vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e somente após o trânsito em julgado é que tomará as medidas necessárias, determinadas pela justiça desportiva. O resultado da competição, no entanto, não poderá ser homologado até o julgamento dos processos 641/2022 e 1534, no qual já estava determinada desde o último julgamento.
O diretor jurídico da Federação Cearense de Futebol, Eugênio Vasques afirmou que a Federação “discorda totalmente disso” e que entende que o processo como um todo “não segue a liturgia correta do direito esportivo”, uma vez que o voto de minerva do presidente do TJDF-CE, Fred Bandeira, decidiu por 4 a 3 a aplicação do WO em todos os jogos do Crato, enquanto a FCF entende que o resultado deveria ser 3 a 3, com apenas um voto do presidente – e não dois – e respeitando-se o entendimento do tribunal na última audiência.
Eugênio ainda ressaltou que a FCF “respeita a adesão do tribunal, mas não concordamos com ela” e que “irá recorrer e adotar as medidas cabíveis à superior instância”, concluiu.
Leia também | Fifa decide manter clássico entre Brasil e Argentina e reduz multas às federações
O Ministério Público do Ceará (MPCE) investiga um escândalo envolvendo a manipulação de resultados em jogos de times cearenses de futebol desde 2021. Entre os denunciados pelo Ministério Público estão atletas e dirigentes do Crato, bem como o atual Presidente do Caucaia Esporte Clube, Roberto Goes.
Veja a lista completa de denunciados:
As investigações que ocorrem em paralelo no âmbito do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (TJDF-Ce) envolvem quatro áudios sem identificação e um “print” de conversa de WhatsApp que, sem nenhuma dúvida, abordam a combinação de resultados de partidas de futebol.
Em conversa com a equipe do Esportes O Povo, o presidente do Tribunal de Justiça Deportiva do Futebol no Ceará, Fred Bandeira, informou que o material foi anexado ao inquérito já existente. Segundo Bandeira, a primeira conclusão é que havia manipulação no estadual.
Clique nos links abaixo e ouça as conversas gravadas, que são usadas como provas da manipulação de resultados no inquérito:
Leia também | Fortaleza libera quarta dose da vacina contra covid-19 para idosos a partir de 70 anos