

Enel alerta para riscos à segurança e orienta sobre cuidados em casos de abalroamento de postes | Foto: divulgação
De acordo com levantamento da Enel Distribuição Ceará, o estado registrou 1.112 ocorrências na rede elétrica causadas por colisões com postes de energia em 2024. Esses acidentes deixaram mais de meio milhão de unidades consumidoras sem energia durante o ano.
As cidades com maior número de ocorrências foram:
O balanço considera apenas acidentes que causaram danos à infraestrutura da rede elétrica, desconsiderando postes de iluminação pública ou de telecomunicações.
A unidade operativa Norte foi a região com mais registros (402), seguida da região Metropolitana de Fortaleza (398) e da região Sul (312).
Além dos prejuízos ao fornecimento de energia, o condutor ou responsável pelo veículo deve arcar com os custos da troca dos equipamentos danificados, conforme prevê a distribuidora.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Diante dos dados, a Enel faz um alerta sobre os riscos à vida em casos de colisão com postes, reforçando a importância de seguir os protocolos de segurança.
“Acidentes com postes danificados representam um risco não apenas ao condutor, mas também a pedestres. Cabos podem se romper e causar choques elétricos”, explica Marcelo Gomes, gerente de Manutenção da Enel Distribuição Ceará.
A companhia recomenda que:
Em qualquer situação, a Enel deve ser acionada imediatamente para que técnicos possam avaliar e resolver o problema com segurança.
📱 Para comunicar ocorrências ou solicitar serviços, entre em contato com a Enel Ceará por:
Leia também | Copa do Brasil: Definidos os 16 confrontos da terceira fase