

Queda nas ocorrências, mas aumento nas mortes por acidentes elétricos | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
05 de agosto de 2025 – O número de mortes por acidentes com eletricidade aumentou em 2024, mesmo com uma redução no total de ocorrências, segundo levantamento da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). Foram registradas 257 mortes no ano passado, contra 250 em 2023. Já o total de acidentes caiu de 782 para 685, o menor número dos últimos oito anos.
Para o presidente da Abradee, Marcos Madureira, a redução nas ocorrências mostra que houve avanços em ações de prevenção. No entanto, o aumento nas mortes demonstra que os riscos continuam altos, principalmente em casos de improvisação, falta de equipamentos de proteção e desconhecimento técnico.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Entre os fatores que mais causam acidentes com eletricidade estão:
“Essas situações geralmente envolvem falhas graves de segurança e podem ser evitadas com informação, planejamento e uso correto de equipamentos”, destacou Madureira.
Com o aumento das mortes, a Abradee reforça a importância da campanha Agosto Vermelho, que está em sua terceira edição e integra a 19ª Campanha Nacional de Segurança com a Rede Elétrica. O objetivo é mobilizar a população sobre os perigos da rede elétrica, com foco no Movimento Zero Acidentes.
Neste ano, a iniciativa tem como prioridade o setor da construção civil, responsável pelo maior número de ocorrências no país. Está prevista a realização de um workshop online, chamado de “aulão da segurança”, com especialistas em energia elétrica e influenciadores da área da construção. O conteúdo ficará disponível no YouTube da Abradee.
Leia também | PRF apreende fuzis escondidos em carro com destino a Porto Seguro
Tags: acidentes elétricos, mortes por eletricidade, Abradee, Agosto Vermelho, segurança elétrica, construção civil, energia elétrica, rede elétrica, cabos energizados, prevenção de acidentes, campanha nacional de segurança, eletricidade no Brasil, acidentes domésticos