Tá chegando em Fortaleza, nos dias 26 e 27 de maio, o projeto “Na Cadeirinha – Uma viagem ao Teatro para Bebês”. Idealizado pelo grupo K’Os Coletivo, a ação busca investir na primeira infância, amplificando a capacidade transformadora e criativa, incitando a formação de plateia desde a tenra idade. Todas as atividades (apresentação teatral e workshop) são gratuitas e presenciais.
Algumas cidades do interior do estado já foram contempladas na primeira etapa do projeto, que passou por Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte. Agora, na segunda etapa, é a vez de Fortaleza, além de Itapiúna, Baturité e Guaiúba. O projeto tem apoio cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, por meio do II Edital Cultura e Infância.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Um dos destaques da programação é o Workshop “Como trabalhar com Teatro para a Primeira Infância”, destinado a artistas, grupos artísticos, estudantes, educadores e demais interessados no tema. A atividade, voltada para o público com idade a partir de 14 anos, tem o objetivo de semear a pesquisa do grupo K’Os Coletivo. A ideia é estimular produções e estudos voltados a esse gênero peculiar, que é o teatro na primeira infância, nas cidades onde o projeto irá passar. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no formulário que está disponível através do link: https://bit.ly/3YJyXdy.
Também são realizadas, pelo projeto, sessões do espetáculo ‘D. Menina’, sendo uma acessível a surdos e cegos. Com duração de 30 minutos, a peça é reconhecida como uma das primeiras montagens de Teatro para Bebês do Ceará. Voltada para crianças a partir de 6 meses, ela vai ser encenada em creches/instituições educacionais das oito cidades contempladas pelo projeto. Em Fortaleza, o espetáculo será apresentado no Theatro José de Alencar nos dias 27/05, às 17h, aberto ao público, e 29/05, às 9h, em sessão exclusiva com crianças e profissionais do Instituto Hélio Góes e Instituto Filippo Smaldone.
Dona Menina é uma singela senhorinha, que toca acordeon e cuida de plantas, enquanto estima seu bichinho de estimação, que é sua companhia. Sem falas, a peça brinca com a poesia imagética e com a musicalidade, criando um ambiente sonoro construído com trilha produzida ao vivo. A obra, que propaga processos sensíveis e instiga perspectivas futuras (e presentes) de formação de plateia, apresenta essa senhorinha que gosta de coisas simples presentes no seu microuniverso, que cria empatia e catarse, ao revelar o medo da perda.
“A obra traz ao público emoções singelas, mas comuns à humanidade, adentrando o campo das sensações que instiga ao estado poético. O espetáculo e o workshop propostos neste projeto são atividades artísticas focadas não apenas na mera reprodução teatral, mas na propagação de processos sensíveis, tanto para crianças, público-alvo direto do projeto, como para artistas, educadores e estudantes que irão participar do workshop de formação”, destaca Aline Campêlo, atriz, palhaça, produtora Cultural e integrante do K’Os Coletivo.
Criado em 2006, o grupo trabalha com multilinguagens, incluindo circo, teatro, literatura e música, apresentando espetáculos cênicos, contações de histórias e intervenções artísticas. Desenvolve também ações formativas (workshops, oficinas e intercâmbios) e realiza circulações, além de criar roteiros audiovisuais, textos literários e dramatúrgicos. As atividades do grupo são destinadas a público multigeracional.
Leia também | Para advogado, apostador comum é o mais prejudicado com manipulações
Projeto ‘Na Cadeirinha – Uma viagem ao Teatro para Bebês’
Inscrições: Workshop Como trabalhar com Teatro para a Primeira Infância: https://bit.ly/3YJyXdy
Grátis
Classificação: 14 anos
Fortaleza
Itapiúna:
Baturité:
Guaiúba:
*Programação sujeita a alterações
Leia também | Conceição do Mato Dentro (MG) recebe nova edição do Festival Fartura Dona Lucinha