Entre os dias 15 e 17 de julho será realizada a VIII Mostra dos Cursos Livres de Teatro com experimentos cênicos de criação autoral, apresentados por crianças, adolescentes e adultos dos cursos de iniciação de teatro e balé do Grupo Arte de Viver. O primeiro momento será nos dias 15 e 16, Centro Cultural Arte de Viver, sede do Grupo, mediante apresentação de convites distribuídos pelos próprios alunos. O segundo, dia 17, será no Teatro José de Alencar, uma sessão aberta ao público em geral e gratuito. Todas as apresentações começam pontualmente às 17 horas.
De acordo com Hemetério Segundo, idealizador e diretor do Grupo Arte de Viver, criador do Prêmio Ceará Encena, professor concursado do estado e apresentador de um programa na rádio FM Benfica, onde entrevista personalidades todas as semanas, o projeto tem como objetivo introduzir os participantes na linguagem cênica, desenvolver habilidades de comunicação e expressão, ampliar o repertório estético e cultural, promover, de forma transversal, o desenvolvimento de habilidades específicas que contribuam para a atuação nas diferentes áreas profissionais em formação dos participantes, inclusive nos palcos para aqueles que desejarem seguir carreira artística no futuro.
O Centro Cultural – Arte de Viver promove a Mostra dos Cursos Livres como um espaço para que os alunos possam experimentar, diante de uma plateia, os exercícios propostos em sala ao longo do semestre. As turmas de crianças, adolescentes e adultos apresentam ao público exercícios que representam um resumo do conteúdo vivenciado ao longo do primeiro semestre deste ano, cuja temática foi a filantropia, utilizando-se de referências e imagens do cotidiano, sejam elas reais ou ficcionais, para dialogar com o corpo, o espaço e o outro, concebendo o próprio texto em cena, durante os exercícios de treinamento e preparação.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O Grupo Arte de Viver há 23 anos trilha uma trajetória de sucesso no cenário teatral cearense, se destacando por sua capacidade de inovar e produzir obras autorais que, além de entreter, são capazes de sensibilizar e transformar a sociedade.
Hemetério Segundo, também está em festa, pelos seus 25 anos de teatro.
“Esse é um grande ano, 25 anos não são 25 dias, é uma vida e merece ser celebrada. Na área educacional, a festa já começou, fui aprovado para fazer meu Doutorado em uma Instituição Federal de Ensino, o que muito me honra, principalmente depois de fazer e concluir diversas graduações e especializações nas áreas de arte, educação e tecnologia, de ter tido a oportunidade de fazer meu Mestrado na Europa, agora chegar no maior estágio acadêmico em uma instituição pública, para mim é uma honra, um presente que vem coroar minha trajetória de luta pela educação na sala de aula e sou muito grato por isso”, afirmou.
Leia também | BYD Carmais está com pré-venda do mais novo modelo da marca