O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará lança nesta terça-feira (18/10), às 18h45, na Fiec, o livro “SINDUSCON 80 ANOS – Uma História de Cidadania Urbana”. Durante o evento será realizada a palestra “Brasil 2023: Cenários e oportunidades”, conduzida por Ricardo Amorim, reconhecido pela Forbes como o maior economista do Brasil.
“O objetivo é lançar o olhar para o futuro para que todos os que fazem parte do setor da construção civil possam se planejar para que 2023 seja um ano ainda mais promissor”, declara Patriolino Dias de Sousa.
A publicação traz memórias contadas por Tasso Jereissati, Ricardo Cavalcante, Beto Studart, Pio Rodrigues, Patriolino Dias, André Montenegro, Roberto Sergio, Carlos Fujita, Assis Machado, Daniel Arruda, Chico Hissa, José Hissa, José Carlos Gama, José Carlos Martins, entre outros grandes nomes do meio empresarial. O livro celebra o legado de oito décadas da entidade.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O projeto editorial do livro traz relatos de célebres figuras que marcaram o setor, traçando uma linha do tempo da instituição. Para escrever o livro, Francílio Dourado, entrevistou cerca de 37 pessoas, entre ex-presidentes do Sinduscon Ceará, empresários do setor da construção civil, arquitetos e outros profissionais com atuação na área: André Montenegro, Roberto Sérgio, Carlos Fujita, Assis Machado, Pio Rodrigues, Beto Studart, Tasso Jereissati, Daniel Arruda, Chico Hissa, José Hissa e José Carlos Gama. Também foram ouvidos o atual presidente da CBIC, José Carlos Martins; e o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; entre outros grandes nomes do segmento empresarial.
Com mais de 550 páginas, o livro “SINDUSCON 80 ANOS – Uma História de Cidadania Urbana” é dividido em sete capítulos:
Capítulo 1: O nascimento de uma ideia coletiva
Capítulo 2: A consolidação de uma obra coletiva
Capítulo 3: Por um sonho feliz de cidade
Capítulo 4: Novos tempos, novas ideias
Capítulo 5: A arte de sonhar e fazer acontecer
Capítulo 6: Abrindo caminhos para o futuro
Capítulo 7: Onde há vida há construção
Para o presidente do Sinduscon-CE, Patriolino Dias de Sousa, o legado da entidade ecoa nas tratativas privadas, no ambiente político, nas relações de poder e na sociedade. São oito décadas de personagens marcantes, empreendimentos icônicos e conquistas importantes. “O livro conta todo o legado da entidade que vem construindo o desenvolvimento, a inovação e ajudando a erguer a economia do Estado ao longo dessas oito décadas. Por isso, este 2022 precisa ser celebrado. Essa história precisa ficar documentada para as futuras gerações, por isso este livro é marcante. Merece um deleite nos seus escritos”, afirma.
O evento faz parte das comemorações pelos 80 anos do Sinduscon Ceará e conta com o apoio dos patrocinadores: IEL – SESI – SENAI e Sistema FIEC, Apodi, Konstroi, Onnibank, Gerdau, Castelo & Borges, Cleto Gomes Advogados, R. Amaral Advogados, Cequip, Unimed Fortaleza, CAU, CONFEA, Beton e Cegás.
Leia também | Dono de Comércio em Fortaleza é preso por receptação de cabos de energia
Com 80 anos de atuação, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará é o segundo maior Sinduscon do Brasil e a entidade de classe representativa do setor patronal da construção civil no Estado. A instituição congrega mais de 300 construtoras associadas e participa ativamente no processo de desenvolvimento do Ceará no âmbito socioeconômico, junto ao poder público e na defesa dos interesses da classe construtora.
O Sinduscon/CE é um dos 40 sindicatos patronais ligados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), que reúne diversos segmentos produtivos industriais, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento social e econômico do Estado, estimulando a competitividade, gerando novos negócios e fortalecendo vínculos institucionais.
O setor da construção civil gera quase 80 mil empregos diretos no Ceará e é responsável por 5% do PIB.
Lançamento do livro “Sinduscon 80 ANOS – Uma História de Cidadania Urbana” e Palestra “Brasil 2023: Cenários e oportunidades”, do economista Ricardo Amorim.
Data: 18 de outubro.
Horário: 18h45.
Local: FIEC – Auditório Waldyr Diogo (Av. Barão de Studart, 1980).
Leia também | Vendas de imóveis acumulam alta de 14% no país, segundo ABRAINC-FIPE