O Lighting Design ganhou força no Brasil a partir de 2018, essa tendência tem se tornado cada vez mais conhecida e utilizada no segmento da arquitetura e do design de interiores em projetos residenciais, comerciais e corporativos, porém o mercado precisa de mais profissionais qualificados na área.
Diante disso, a empresa Duluz Iluminação em parceria com o Instituto Werk, inaugurou, em setembro, o Centro de Treinamento Duluz, com o objetivo de ofertar cursos, treinamentos e workshops na área. No próximo dia 19 de outubro, será lançado o primeiro módulo do curso e as inscrições estão abertas no site www.duluz.com.br. Nesse curso, será possível aprofundar os conhecimentos sobre iluminação e o aluno sairá habilitado para desenvolver projetos de iluminação comerciais e residenciais.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A empresária Roseane Duarte, CEO da empresa Duluz, ressalta que a iluminação é uma ferramenta poderosa que valoriza os ambientes quando usada de forma adequada. “A luz deve interagir com os espaços, superfícies, texturas, cores e, o mais importante, com as pessoas que ali convivem, pois, a iluminação está diretamente ligada à saúde e ao bem estar”, afirma Roseane Duarte.
Ela explica que apesar do Design de Iluminação estar em ascensão no Brasil, oferecendo oportunidades de trabalho para quem se interessa por arquitetura e design de interiores há uma carência de profissionais capacitados para trabalhar no mercado.
“Com a iluminação certa, um ambiente ganha uma atmosfera mais sofisticada e os espaços são transformados. Por isso, é tão importante contar com a ajuda de um profissional especializado em iluminação que saiba aliar a arte do design com as tecnologias disponíveis no mercado”, esclarece Roseane Duarte.
O Designer Robson Gomes, especialista em iluminação e diretor do Instituto Werk, explica que o design hoje permeia em vários segmentos, desde a moda, produtos, automóveis, até a iluminação. Segundo ele, no mercado da arquitetura de interiores e exteriores a iluminação tem um papel muito importante para a valorização dos imóveis, contudo, vai além da estética, pois um ambiente mal iluminado interfere diretamente nas tarefas realizadas.
O professor esclarece que a iluminação residencial apresenta vertentes diferentes da área comercial e da corporativa e exerce influência nos três segmentos. O designer explica que no ambiente corporativo a iluminação deve colaborar para o alto desempenho de pessoas, no comercial com a venda de produtos e no residencial proporcionar conforto. “Pessoas que têm aumento de peso, ansiedade, estresse podem ter influência da iluminação errada no trabalho, por exemplo, onde elas passam a maior parte do tempo e depois elas podem continuar sofrendo a influência negativa da iluminação se o ambiente da casa não for iluminado da forma adequada”, afirma.Robson Gomes.
Robson acredita que um light designer bem preparado e com conhecimento técnico na área pode ser muito bem remunerado. “Um light designer pode ser muito bem pago se for capacitado para atividade, dependendo da complexidade do projeto a remuneração pode variar de R$3 mil a R$20 mil, havendo ainda a possibilidade de aumentar esse valor de acordo com o trabalho realizado”, afirma Robson Gomes.
Leia também | Polêmica sobre torcida única faz STJD suspender Goiás x Corinthians
Diante da carência de profissionais capacitados para trabalhar no mercado de lighting design, a empresa Duluz, em parceria com o Instituto Werk inaugurou, em setembro, o Centro de Treinamento Duluz. O objetivo do Centro é oferecer cursos de extensão na área e preparar profissionais para atender as demandas de iluminação do mercado nacional.
Roseane Duarte explica que os cursos são voltados para os profissionais de lojas de iluminação, estudantes de arquitetura, arquitetos, designer de interiores, engenheiros, eletricistas e áreas afins.
“O Centro de Treinamento vai trazer essa informação prática para quem quer exercer a atividade de lighting design no mercado, além de possibilitar uma oportunidade para que os jovens possam aprender, empreender e ganhar dinheiro. Essa atividade exige muito esforço e conhecimento técnico, por outro lado há vagas bem remuneradas”, garante Roseane Duarte.
A empresária afirma ainda que os arquitetos trabalham em parceria com os light designers, pois entendem a importância da luz nos ambientes. A arquiteta Lara Sousa acredita que quando o arquiteto escolhe uma loja de iluminação para comprar um material tão precioso e que oferece ênfase ao projeto, é necessário escolher uma empresa que vai além da venda, que apoia e dá assistência,
“O light designer que trabalha em uma loja de iluminação deve oferecer todo o suporte técnico que os arquitetos, muitas vezes, desconhecem. O Light designer sugere mudanças que podem ter um melhor custo benefício para o clientes, mostrando um olhar técnico de quem é especialista no segmento, e esse suporte faz com que possamos ofertar o melhor em iluminação para os nossos clientes”, esclarece a arquiteta.
Além disso, Lara Sousa ressalta que o light designer também pode dar assistência na obra, colaborando com os profissionais da engenharia. “O Light designer é um apoio fundamental para o escritório de arquitetura, portanto o Centro de Treinamento da Duluz vai ter uma grande importância para a formação desse profissiais”, afirma a arquiteta.
Centro de Treinamento Duluz
Local: Avenida Desembargador Gonzaga, 1820, Cidade dos Funcionários.
Onde: Avenida Rui Barbosa, 901, Meireles
Leia também | Abono salarial será pago a 1,1 milhão de trabalhadores nesta segunda