

Carmel Taíba: Projeto Luminotécnico: Light Designer Verônica Barreira . | Foto: Felipe Petrovsky
O Lighting Design ganhou força no Brasil a partir de 2018, essa tendência tem se tornado cada vez mais conhecida e utilizada no segmento da arquitetura e do design de interiores em projetos residenciais, comerciais e corporativos, porém o mercado precisa de mais profissionais qualificados na área.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A empresária Roseane Duarte, CEO da empresa Duluz, ressalta que a iluminação é uma ferramenta poderosa que valoriza os ambientes quando usada de forma adequada. “A luz deve interagir com os espaços, superfícies, texturas, cores e, o mais importante, com as pessoas que ali convivem, pois, a iluminação está diretamente ligada à saúde e ao bem estar”, afirma Roseane Duarte.
Ela explica que apesar do Design de Iluminação estar em ascensão no Brasil, oferecendo oportunidades de trabalho para quem se interessa por arquitetura e design de interiores há uma carência de profissionais capacitados para trabalhar no mercado.
“Com a iluminação certa, um ambiente ganha uma atmosfera mais sofisticada e os espaços são transformados. Por isso, é tão importante contar com a ajuda de um profissional especializado em iluminação que saiba aliar a arte do design com as tecnologias disponíveis no mercado”, esclarece Roseane Duarte.

O Designer Robson Gomes, especialista em iluminação e diretor do Instituto Werk, explica que o design hoje permeia em vários segmentos, desde a moda, produtos, automóveis, até a iluminação. Segundo ele, no mercado da arquitetura de interiores e exteriores a iluminação tem um papel muito importante para a valorização dos imóveis, contudo, vai além da estética, pois um ambiente mal iluminado interfere diretamente nas tarefas realizadas.
O professor esclarece que a iluminação residencial apresenta vertentes diferentes da área comercial e da corporativa e exerce influência nos três segmentos. O designer explica que no ambiente corporativo a iluminação deve colaborar para o alto desempenho de pessoas, no comercial com a venda de produtos e no residencial proporcionar conforto. “Pessoas que têm aumento de peso, ansiedade, estresse podem ter influência da iluminação errada no trabalho, por exemplo, onde elas passam a maior parte do tempo e depois elas podem continuar sofrendo a influência negativa da iluminação se o ambiente da casa não for iluminado da forma adequada”, afirma.Robson Gomes.
Diante da carência de profissionais capacitados para trabalhar no mercado de lighting design, a empresa Duluz, em parceria com o Instituto Werk inaugura, no próximo dia 29 de setembro, com a palestra “ Os 5 erros mais frequentes de quem trabalha com light
design”, o Centro de Treinamento Duluz. O objetivo do Centro é oferecer cursos de extensão na área e preparar profissionais para atender as demandas de iluminação do mercado nacional.
Leia também | Secretário-Chefe da Casa Civil do Governo do Ceará é condenado pela Justiça Eleitoral