Comemorada no dia 09 de Abril, a Páscoa, juntamente ao feriado da Sexta-Feira Santa, vira um ótimo combo para o varejo. Além de impulsionar as vendas no ramo da confeitaria, a data também gera ótimas oportunidades para diversos tipos de negócios, principalmente se eles estiverem atrelados à campanhas assertivas, que visam gerar lucros e atrair o público. Por ser uma data reflexiva, a tradicional Páscoa simboliza a união e o renascimento, o que ajuda ainda mais as empresas a se aproximarem dos seus clientes.
Visto que a data não é tão popular para o varejo quanto outras ao decorrer do ano, é importante que as estratégias sejam bem elaboradas para alcançarem o desejo do público e aquecerem as vendas para o resto do ano. Pensando em estreitar laços com os clientes e impulsionar o engajamento e a fidelização dos consumidores, Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium (AQR1), especializada em gestão e construção de marca, juntamente às empresárias Luciana Machado, porta-voz e fundadora do Ateliê Lu Chocolates, e Fernanda Brandão, fundadora e PR da Agência Brands, revelam as principais dicas para auxiliar os empreendedores de diferentes nichos a realizarem campanhas assertivas e eficientes para a data. Confira, abaixo, quais são elas:
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Para se destacar da concorrência, Igor sugere elaborar ações bem conjugadas, com o propósito de despertar o interesse dos consumidores, ao mesmo tempo em que a marca transmite seus valores e propósitos. De acordo com ele, as campanhas produzidas e planejadas previamente têm função muito importante quando o objetivo é a conversão e fidelização da marca. Por isso, é importante segmentar as estratégias para cada tipo de público. “Quando se trata de um novo consumidor, oferecer benefícios de primeira compra, como descontos ou cupons promocionais, é uma ótima estratégia de captação. Dessa forma, o primeiro contato do cliente será mais atrativo e é uma ótima oportunidade de conversar com quem ainda não conhece a marca”, recomenda. Já para os clientes fidelizados, o especialista sugere oferecer algum tipo de exclusividade, como ofertas e brindes especiais, afinal, isso vai aproximar, ainda mais, o cliente e a marca, e trazer a união que a data remete.
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Além das ofertas, a qualidade dos produtos e os serviços oferecidos, para conquistar e fidelizar os clientes, é preciso entregar mais do que preços convidativos e levar em consideração a opinião do público, a fim de garantir a satisfação do cliente. Dessa forma, as empresas também conseguem entender o impacto do produto na vida dos consumidores. “Saber ouvir e entender os feedbacksé fundamental para encontrar maneiras de melhorar, ainda mais, o serviço e aprimorar o que pode ser melhorado para ações futuras. Além disso, essa coleta de informações é essencial para agregar mais valor à marca e criar uma cultura de aperfeiçoamento, mantendo o negócio sempre atualizado”, ressalta o especialista.
Para a culinarista e empresária Luciana Machado, entender o momento o qual o segmento está em alta é importante antes de planejar qualquer ação que busque alavancar as vendas, isso porque as estratégias devem estar alinhadas com o interesse do público. Por isso, é preciso estar atento aos sinais, para estar sempre um passo à frente dos concorrentes e conseguir organizar, elaborar e criar os materiais necessários para evitar conflitos entre datas. “O setor começa a aquecer há cerca de 20 dias que antecedem a Páscoa, sendo essa data uma das maiores sintonias que a gente tem no mercado, dentro do ramo de chocolates e das lojas de autosserviço”, comenta a empresária.
Estar atento às tendências é importante para se comunicar com o cliente de maneira assertiva, por isso, é fundamental conhecer o seu nicho para ter sucesso e clareza em suas vendas. Um modo de utilizar isso a seu favor na hora das vendas é colocar sentimentos nos projetos, por meio de pequenas alterações, como substituições sutis nas cores do logotipo e até mesmo nas embalagens, para trazer para o cliente toda a mensagem que a data representa.
Esses detalhes transformam a experiência do cliente e fazem com que o consumidor relacione a estética do produto com a data. “Neste ano, usamos a nossa inspiração em cores alegres e super vibrantes. Em cores reais que tenham fit com o cacau e sintonia com o Coelho. Assim,conseguimos levar uma mensagem inspiradora aos nossos clientes”, ressalta Luciana.
“Traçar o perfil do público que deseja atingir é essencial para atingir o objetivo de sua campanha, seja ela em redes sociais ou na imprensa. Falando de assessoria de imprensa, uma estratégia de comunicação bem construída com divulgação na mídia, campanha em rede social, com envios de produtos para divulgação de influenciadores e formadores de opinião são pilares para construção de marcas e que podem resultar efetivamente em vendas”, conta Fernanda Brandão.
Com o conceito “Quebrar o vidro do próprio aquário”, a Aquarium (AQR1), agência de marketing dirigida pelo publicitário Igor Amieiro, é referência em reposicionamento de marcas e possui um grupo seleto de profissionais renomados, que se dedicam de maneira exclusiva, conforme a necessidade de cada cliente. Entre os clientes atendidos pela AQR1, estão: A Ventana Bar, HotelDO, IdeaNutri, Rotavi Industrial, Lepta Capital, Excellance Gestão de Turnaround e Reestruturação, Italspeed Automotive, Isolucks Tintas Eletroestáticas em Pó, PTC Therapeutics, Colégio Augusto Laranja, entre outros.
Com atendimento personalizado para as marcas e gestão humanizada para a equipe, a Agência Brands, agência boutique de comunicação integrada, fundada em 2020 pela assessora de imprensa e empresária Fernanda Brandão, emprega um time de mulheres empoderadas. A empreendedora criou uma fórmula e DNA que vão na contramão do tradicional visto, atualmente, nas grandes empresas corporativas: a união do trabalho com a qualidade de vida, por meio de laços de parceria entre agência e cliente, colaborador e time. Atualmente, a Brands atende a clientes de diversos segmentos, como: Camarote Bar Brahma, O Pasquim Bar e Prosa, a Ventana Bar, Vero! Coquetelaria e Cozinha, Up Time Art Gallery, Ateliê Beauty, Felps Profissional, Race Bootcamp, Vidya Studio, Seu Justino, Ateliê Lu Chocolates e Casa Flutuar.
Devido ao seu amor por bolos e doces, a empresária e culinarista Luciana Machado fundou em 2004 o Ateliê Lu Chocolates. No início, decidiu se arriscar no feito de trufas na cozinha da própria casa e passou a vendê-las de loja em loja, no centro de Mauá, cidade da Grande São Paulo. Anos depois, o Ateliê abriu sua primeira loja localizada em Santo André. O espaço é especializado em doces finos e chocolates personalizados e atende a celebridades como as apresentadoras Ana Hickmann e Sabrina Sato ,o DJ Alok e a esposa Romana Novais e a influenciadora Virginia Fonseca.
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