Economista, analista de tecnologia da informação e consultor por ofício, fotógrafo e pesquisador musical por paixão e vocação, o cearense Gerardo Barbosa Filho lança nesta quinta-feira, 15/9, às 19h, na Imagem Brasil Galeria (Rua Rocha Lima, 1707, Aldeota), o livro de fotografias “Orla” e a exposição de mesmo nome.
A exposição destaca uma seleção das imagens registradas no livro e colhidas ao longo dos últimos 13 anos, revelando outros olhares, mais abstratos e surpreendentes, da avenida Beira-mar, em Fortaleza. O lançamento da obra e a exposição têm entrada franca.
Gerardo Barbosa Filho nasceu em Fortaleza e, incentivado pelo pai, proprietário da histórica loja de discos Vox (que a partir dos anos 60 marcou época na capital cearense), sonoplasta da Ceará Rádio Clube e um dos responsáveis pelo LP “Ceará Terra da Luz”, de 1965, sempre gostou de música e de fotografia. Recentemente também foi lançado, com produção de Gerardo, o disco “Sarau Vox 72”, de Ednardo, documentando show realizado na loja pelo nacionalmente consagrado cantor e compositor cearense.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Curiosamente, a condição de fotógrafo foi reconhecida e alimentada já na maturidade, quando, precisando praticar atividade física, após uma cirurgia para colocação de pontes de safena, Gerardo partiu para caminhadas diárias na avenida Beira-mar e para a produção constante de imagens via celular, compartilhadas nas redes sociais.
As postagens logo chamaram atenção dos seguidores, e não demorou a virem muitos pedidos para publicação de um livro ou realização de uma exposição com os presentes que o olhar desenhava – e compartilhava – ao longo do caminho cotidiano, principalmente nas primeiras horas das manhãs. Gerardo levou algum tempo, mas resolveu atender a ambas as sugestões, lançando nesta quinta-feira, 15/9, o livro “Orla” e abrindo a exposição de mesmo nome na Imagem Brasil Galeria.
Entre 13 anos de reeducação do olhar, “nos últimos três anos as fotos registraram menos paisagem e passaram a ser mais abstratas”, ressalta Gerardo Barbosa Filho. “Daí o nome do fotolivro, ‘Orla’”.
Leia também | Prorrogado prazo para comprovar dados de pré-seleção do Prouni
“Fundada na foz do rio Pajeú, a cidade espraiou-se em seus primórdios a olhar o mar. Em seu processo de ocupação rios foram soterrados, dunas foram removidas e a costa se foi modificando, se amoldando e assumindo novos contornos. A especulação imobiliária e o descaso com relação ao meio ambiente alteraram a relação de sua população com o mar e o uso da orla se alterou, mas o fascínio permanece”, destaca Gerardo Barbosa Filho, na apresentação do livro.
“Espaço de lazer, de morada, de sobrevivência, a orla de Fortaleza tem uma significância fundamental na vida e na alma de seus habitantes. A Iracema que ficou pra trás, olhando as ondas quando da partida do seu amado, virou praia, que foi carregada pelo mar quando da construção do porto do Mucuripe, de cuja enseada saem as jangadas que trazem o peixe de cada dia”, ressalta.
“De toda a orla de Fortaleza, o pedaço mais representativo para seus moradores fica entre a Praia de Iracema e a enseada do Mucuripe. É o trecho onde se mescla de forma mais evidente o povo que vive e que visita a cidade. Os grandes apartamentos da burguesia e as casas de pescadores, os melhores hotéis e os moradores de rua, bons restaurantes e comida de ambulantes. Festa e solidão, barulho e silêncio, amores e
dissabores”, contrapõe o autor.
“Esse é o pedaço da orla que conheço desde menino, onde passava férias com o pé na areia, onde vivi minha juventude e abracei minhas namoradas, onde levava meus filhos para passear e tomar água de coco e que hoje trilho diariamente, na maioria das vezes sozinho. Essa nova rotina me fez olhar de forma diferente para esse lugar e me surpreender com imagens inusitadas que me emocionam. Registrar o que vejo e sinto virou um vício. Dividir essas imagens com outros é um prazer”. Mesmo sentimento tem o público que há muitos anos incentiva Gerardo a esses novos passos. “Orla” chega em boa hora e cheio de braços ansiosos a apará-lo com afeto, descortiná-lo na escrita do sol, percorrê-lo no ritmo certo, para deleite do olhar.
“Orla”. Lançamento do livro e abertura da exposição de fotografias assinadas por Gerardo Barbosa Filho
Data: Quinta-feira (15/09)
Hora: 19h
Local: Imagem Brasil Galeria (Rua Rocha Lima, 1707, Aldeota).
Entrada franca. O livro pode ser adquirido por R$ 100,00
Patrocínio: Unilink, Newland, SP Combustíveis, Amêndoas do Brasil. Apoio: T&A Pré Fabricados, Efex-Log Consultoria, LDB Transportes ponto a ponto, via lei federal de incentivo à cultura, com realização da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo
Informações: 85.99987-9531
Instagram: @orladefortaleza
Leia também | Nova versão da ferramenta Nina é lançada por Sarto