O primeiro mês do ano é marcado pela campanha do “Janeiro Branco”, período que reforça e incentiva movimentos sociais ligados à construção de uma cultura de cuidados com a Saúde Mental. Reconhecendo a importância dessa iniciativa, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) implementou um atendimento psicopedagógico para os jovens e crianças que participam do LABInec, projeto desenvolvido pelo instituto com o intuito de estimular cada vez mais os alunos no momento da aprendizagem, por meio de exercícios que os incentivam a pensarem sobre seus sentimentos, propósitos e metas, com foco no bem-estar psicológico.
No LABInec – espaço colaborativo a serviço da formação de novos talentos e da inclusão digital e social – a tecnologia é tida como um instrumento de transformação positiva e de estímulo ao potencial criativo e de fortalecimento de autonomia. É reconhecendo a importância de fortalecer cada vez mais essas práticas dentro do instituto, que desde o final de dezembro de 2022, os jovens e crianças vêm recebendo um acompanhamento psicopedagógico para melhorar a autoestima dos alunos, contribuir com o nível de aprendizagem, fortalecer laços familiares e minimizar a evasão dos alunos no curso.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo Francisco Renato, Psicólogo do Labinec, o projeto é um espaço de estímulo que traz uma grande relevância tanto para a vida dos alunos atendidos pelo instituto quanto para os profissionais que atuam em prol desses jovens. “ Trabalhar no Labinec foi um caminho de vida, um espaço de criação, nutrido pelos afetos, comunidade e corpo de alunos e profissionais que inspiram transformações todos os dias”, disse ele.
No LabInec, as aulas acontecem duas vezes por mês para cada turma. No ano de 2022, foram atendidas 21 turmas. Entre os cursos oferecidos estavam: Robótica, jogos digitais, desenvolvimento de aplicativos, desenvolvimento web e UX/UI design. Com a implementação do atendimento psicopedagógico, no início das aulas, é realizado uma anamnese com todos os alunos com o objetivo de conhecer, de forma mais abrangente, o círculo familiar e de amizade de cada um, além de conversar sobre possíveis dificuldades de aprendizagem que cada indivíduo possa ter.
Os encontros são mediados pelo psicólogo que traz dinâmicas e abordagens que são trabalhadas em grupo. Alguns dos temas são sobre autoconhecimento, autoestima, relações familiares, reflexão sobre si e expressão de sentimentos em grupo, meditação, comunicação, importância da escuta, técnicas de respiração, dentre outros estímulos.
E para quem desejar contribuir com a iniciativa e ajudar na ampliação do atendimento ofertado pelo instituto, o projeto está habilitado a receber patrocínio através do Fundo para Criança e Adolescência do Ceará – FECA, que tem por objetivo captar e aplicar recursos destinados às ações de atendimento à criança e ao adolescente.
O projeto LabInec teve início em outubro de 2018, no bairro Bom Jardim, e, atualmente, atende também o bairro Vila União, em Fortaleza, além da região de Maracanaú e Itapiúna.
Leia também | Prefeitura de Fortaleza realiza abertura do ano letivo 2023