O Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila, lançou a terceira edição do Prêmio Band Cidades Excelentes que visa reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. A premiação é destinada aos projetos qualitativos que garantem a melhoria da infraestrutura da cidade e da qualidade de vida dos cidadãos.
Para o diretor regional da Band, Carlo Bastos, a premiação é o grande reconhecimento da boa gestão pública. “O Prêmio Band Cidades Excelentes é o Oscar para os gestores públicos que atuam com uma boa gestão, visando o desenvolvimento socioeconômico da cidade. Com esse projeto, a Band inclui os municípios numa pauta positiva, incentivando os prefeitos a investir em políticas públicas que serão mostradas na nossa programação e que trarão retorno para as populações”, frisou.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Em 2022, na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, que foi realizada na Assembleia Legislativa do Ceará, 39 municípios do Estado participaram da solenidade e receberam reconhecimento e destaque nos seis pilares do Prêmio: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Sustentabilidade. Já na etapa nacional do mesmo ano, os municípios de Sobral e Catunda conquistaram o 1º lugar nos pilares: Saúde, Bem-estar e Educação.
O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final. O Prêmio Band Cidades Excelentes tem 67 indicadores em seis pilares: Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Sócio Econômico e Ordem Pública; e Governança, Eficiência Fiscal e Transparência.
Este ano, um detalhe poderá alterar o ranking de muitas cidades. É que a base de dados do prêmio está sendo atualizada com o novo Censo Demográfico feito pelo IBGE. Dessa forma, um indicador pode ter melhorado ou piorado em função da mudança no número de habitantes. A inscrição deve obedecer aos prazos estipulados no Regulamento, disponível no site do Prêmio, e pode aumentar a chance de melhor pontuação.
A premiação das etapas estaduais será em outubro e a nacional em novembro. Saiba mais sobre o Prêmio Band Cidades Excelentes no site (premiocidadesexcelentes.com.br).
Leia também | Semana de Museus: Confira programação no Ceará