O prazo máximo para pagamento em cota única do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2023, com 8% de desconto, encerra naa terça-feira (07/02). O contribuinte poderá acessar o site da Sefin para ter acesso ao Documento de Arrecadação Municipal (DAM). Outra opção é entrar no novo app Sefin Digital e ter acesso aos boletos e outros serviços oferecidos pela Secretaria Municipal das Finanças (Sefin).
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O pagamento em cota única também poderá ser feito nos meses de março e abril com descontos de 6% e 4%, respectivamente. O contribuinte que optar pelo parcelamento, poderá fazê-lo em até 11 vezes, devendo cada parcela ter o valor mínimo de R$ 72,16. O DAM também poderá ser acessado pelo site da secretaria ou no app Sefin Digital.
A Sefin disponibiliza em seu site os principais serviços, informações e formulários relativos ao IPTU 2023. Na página virtual, é possível imprimir o DAM nas opções “Cota Única”, “Parcela” ou “Carnê”.
Para quem fez o cadastro no Programa Nota Fortaleza até o dia 30/11/2022, será concedido descontos adicionais na cota única no IPTU 2023, chegando até 10% de desconto.
O benefício é concedido aos imóveis residenciais, a partir de uma pontuação que tem como base o valor das notas emitidas e o valor venal do imóvel. Para cada R$ 50 em valor do serviço, o contribuinte acumulará um ponto. Para calcular a quantidade de pontos, é somado o valor de serviço de todas as notas do período compreendido e dividido por 50. Ao realizar o cadastro no site Nota Fortaleza automaticamente todas as Notas Fiscais de Serviço (NFs) emitidas no CPF registrado no período foram inseridas no cadastro do contribuinte.
O contribuinte ainda pode se cadastrar no Nota Fortaleza e acumular pontos para o IPTU 2024. Além disso, continuará concorrendo mensalmente a 114 prêmios de até R$ 30 mil.
O app Sefin Digital já está disponível para ser baixado nas plataformas Android e iOS, oferecendo os principais serviços da Sefin vinculados aos tributos municipais, de forma mais rápida e prática. Por meio do aplicativo, o contribuinte poderá ter acesso, do celular, ao DAM e a informações referentes aos três principais tributos da Sefin (IPTU, ISS e ITBI). O aplicativo também oferece um link de consultas para acompanhar o andamento de processos abertos na secretaria.
A ferramenta digital também dará a possibilidade de acesso aos principais Canais de Atendimento Virtual da Sefin. No “Guichê Virtual”, o contribuinte pode conversar com um dos atendentes para solucionar qualquer demanda apresentada, de forma totalmente on-line, por meio de chamada de áudio e vídeo. Já no “Fale com a Sefin” o cidadão pode registrar sua demanda anexando documentos, caso seja necessário, e obter retorno em 48 horas, no máximo. Também é possível visualizar pelo app o “Catálogo de Serviços”. A opção é um compilado de todos os serviços oferecidos pela Secretaria, disponíveis em 175 links.
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