

Em “Abelha Rainha” o autor relaciona a inteligência espiritual, emocional e artificial como três pilares importantes na construção de nova identidade de gestão de pessoas e negócios. | Foto: Arquivo Pessoal
As dificuldades e as dores da pandemia da Covid-19 também trouxeram novas nuances à gestão de pessoas nas empresas, com grandes desafios para o empreendedorismo.Raphael Chagas, formado em Administração de Empresas e especializado em desenvolvimento humano, traz em seu novo livro “Abelha Rainha – a nova liderança de equipes pós-pandemia”, lançado pela Artêra, selo da Editora Appris. O autor apresenta reflexões e conceitos de competências comportamentais do século XXI, com exemplos práticos de aprendizados nas empresas e, em especial, nos dois anos da crise sanitária no país.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
“Abelha Rainha” é resultado da prática que Raphael utiliza em programas de mentoria e coaching para empresários e gestores há 20 anos, voltados para aperfeiçoar competências em lideranças e gestão de pessoas. E a importância da gestão integral nas empresas marca as principais mudanças pós-pandemia.
“Antes falávamos deixe seus problemas pessoais da porta pra fora. Mas hoje precisamos acolher as pessoas por inteiro, para que possam trabalhar de forma completa, da porta para dentro.”
Há interesse amplo e maior das pessoas em cuidar da saúde mental e do autodesenvolvimento”, diz Raphael, que tem experiência em mentoria e coaching para grandes empresas como Coca-Cola (FEMSA Brasil), Johnson & Johnson Brasil e hotéis como Fasano, no Brasil e Uruguai, e Belmond Copacabana Palace. O prefácio do livro é de Cristiana Kastrup Castro, diretora dos Hotéis Fasano, que se guiou pelos ensinamentos do autor durante a crise no setor, dos mais atingidos na pandemia.
Em “Abelha Rainha” o autor relaciona a inteligência espiritual, emocional e artificial como três pilares importantes na construção de nova identidade de gestão de pessoas e negócios. Esse modelo se revela como o caminho para a liderança integral, alinhado às dificuldades enfrentadas pela sociedade durante a pandemia. “Aos gestores, costumo sugerir dedicar mais tempo às pessoas do que aos processos”, diz Raphael. Ele também destaca a educação contínua, com o uso de ferramentas tecnológicas em parceria com o pensamento crítico para aprimorar a qualificação, que abrem portas para inovação e talento.
Formado em Administração de Empresas, especializado em desenvolvimento humano, certificado como Professional Master Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching, o autor também é reconhecido e certificado pela Association for Coaching, European Mentoring & Coaching Council, International Association of Coaching, Professional Coaching Alliance e International Association of Coaching Institutes. Atualmente atende e desenvolve Programas de Coaching para empresários e gestores no Brasil, promovendo os conceitos abordados no livro Abelha Rainha.
Leia também | Maciço de Baturité recebe Mostra Sesc HQ de Pacoti