A TIM inicia a operação da sua rede 5G Standalone em Fortaleza, nesta segunda-feira (05/09), abrangendo 31 bairros da capital cearense. O lançamento acontece logo após a liberação oficial da frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e conta com a ativação de duas vezes mais antenas que o mínimo regulatório exigido pelas normas do Leilão 5G.
Entre os bairros contemplados estão: Meireles, Aldeota, Papicu, Damas, Vila União, Jardim América e Itaperi. Em breve, a nova tecnologia será expandida para outras áreas da cidade, conforme evolução da demanda do mercado.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Desde o início de julho, a TIM vem ativando comercialmente a tecnologia 5G em capitais pelo país, de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel. Brasília foi a primeira cidade a receber o serviço. Em seguida Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Salvador (BA) foram as capitais contempladas com 5G Standalone, com pelo menos duas vezes mais antenas que o mínimo exigido pelas normas do leilão. Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Florianópolis (SC) e Palmas (TO) também já tem o 5G da TIM. Agora chegou a vez de Fortaleza e mais duas capitais do Nordeste – Recife e Natal.
A TIM foi a única que promoveu e impulsionou a definição do padrão Standalone, permitindo que o Brasil se beneficiasse da tecnologia 5G mais arrojada e de excelência mundial. A chegada da nova rede no Nordeste é estratégica para a companhia.
“O Ceará é um dos estados mais estratégicos do Nordeste para a TIM e, por isso, a operadora tem feito investimento robusto em novas tecnologias. Estamos, de fato, diante da possibilidade de uma grande transformação tecnológica e social e nos orgulhamos, aqui na TIM, de liderar esse movimento histórico para o país e para a região Nordeste. O 5G pode impulsionar os negócios e mudar a vida dos brasileiros. Hoje temos a maior cobertura 4G do Nordeste e vamos ter a maior e melhor rede 5G do país, já garantindo, nesse momento, mais que o dobro da cobertura mínima exigida”, destaca Bruno Talento, diretor de Vendas da TIM no Nordeste.
A ativação da nova tecnologia em Fortaleza faz parte de uma ampla jornada da companhia, que preparou o ecossistema brasileiro para a chegada do 5G. No final do ano passado, por exemplo, a TIM chegou com a cobertura 4G em todos os 184 municípios cearenses. Ao alcançar a meta, a companhia antecipou o plano nacional, de abrangência total do país até 2023, e deu um importante passo na disseminação do 5G no Estado. Atualmente, a TIM está presente em 183 cidades cearenses com o VoLTE, serviço de voz sobre a rede 4G, em 120 municípios com o 4,5G, e tem 167 cidades NB-IoT (rede de internet das coisas).
Para o consumidor final, a operadora vem apostando em segmentos que se beneficiarão dos diferenciais da nova tecnologia, como a baixa latência. Os clientes pós-pagos da TIM terão um pacote para “turbinar” os planos com mais 50GB de internet e navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de vídeo ao vivo com foco em games, com transmissões de competições de esportes eletrônicos, além de música e conteúdos criativos. O booster terá uma evolução contínua com serviços como de cloud gaming, realidade aumentada e realidade virtual. Na trilha da inovação, já há uma parceria firmada com a AWG, detentora da Plataforma de Cloud Gaming, que possibilitará aos clientes TIM jogarem títulos como Fortnite, eFootball, ElderRing, Red Dead Redemption e Gran Theft Auto V, sem que o usuário precise de um PC gamer ou console.
O novo pacote estará disponível em breve e a adesão nos primeiros três meses após o seu lançamento – que será oportunamente comunicado pela TIM – garante gratuidade pelo período de 12 meses. Após esse período, ele custará R$ 20 mensais. Não é necessário trocar o chip. O cliente precisa apenas ter um smartphone compatível com a nova tecnologia.
Com velocidades de navegação que podem alcançar a ordem dos gigabites por segundo, até 100 vezes mais que a rede 4G, o 5G da TIM promete revolucionar também o mercado corporativo com a massificação de soluções de IoT e impulsionar importantes setores da economia, como as áreas de educação, saúde, transporte, segurança, entre outras. A operadora já está atuando com pilotos 5G ao lado de seus clientes corporativos e fechando novas parcerias para digitalizar negócios.
Leia também | Força Nacional vai apoiar a Funai em ações na Terra Indígena Apyterewa