Com o tema Alegria e Tradição no Natal do Ceará: “Através da brincadeira se acaba a tristeza!” – Homenagem à Mestra Zulene, o evento apresentará reisados, lapinhas vivas, pastoris, bois, dramistas, exposição dos Mestres(as), exposição de presépios e feira multicultural. Ao todo, serão 14 grupos do interior e da capital.
Na próxima sexta-feira (06/01), Dia de Reis, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE), através do Instituto União de Arte, Educação e Culturas Populares, realiza a XV Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino – 2022, com programação gratuita e voltada para toda a família, na Praça do Ferreira, Centro de Fortaleza, de 8h às 17h.
A Mostra marca o fim das atividades do Ciclo Natalino do Estado, que neste ano traz como tema: Alegria e Tradição no Natal do Ceará: “Através da brincadeira se acaba a tristeza!” – Homenagem à Mestra Zulene. Este ano, o evento realiza uma homenagem à Mestra Zulene, da cidade do Crato, considerada uma das grandes guardiãs das tradições populares do Cariri cearense, onde desenvolve a manifestação da Lapinha Viva, que busca encenar os primeiros momentos da vida de Jesus Cristo após seu nascimento, além de outras expressões culturais (coco, maneiro pau).
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A programação reúne durante todo o dia, na Praça do Ferreira, 14 grupos de Tradição e Projeção Folclórica, selecionados por uma comissão formada com representantes da Secult/CE e da sociedade civil, por meio de visitas aos eventos natalinos que integraram as Mostras Regionais do XVII Edital Ceará Ciclo Natalino – 2022, em diversas regiões do Ceará. Os Grupos são do interior (Assaré, Canindé, Crato, Itatira, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Meruoca, Paracuru e Tianguá) e da capital cearense (Fortaleza). A programação é aberta ao público e conta com intérprete de LIBRAS.
Dentre as atividades, serão realizadas no palco as apresentações de bois, dramistas, lapinhas vivas, pastoris e reisados, protagonizadas pelos grupos participantes das Mostras Regionais. Teremos ainda um Cortejo que será realizado com os grupos de Tradição e Projeção Folclórica, saindo da Praça General Tibúrcio (em frente à Igreja do Rosário), com destino à Praça do Ferreira.
Além disso, a XV Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino promove duas exposições. A exposição “Nossas Mestras e Mestres, nossas histórias” apresenta registros fotográficos das Mestras e Mestres, grupos e expressões natalinas já homenageadas nas Mostras Estaduais anteriores. Na Exposição de Presépios, contemplados ou não pelo Edital, evidenciaremos a tradição das montagens dessa arte que ainda resiste ao longo do tempo, com a exposição ao público que vai poder apreciar os mais lindos presépios feitos dos mais diversos materiais.
Para fomentar a economia criativa e a cultural local, haverá um espaço destinado para a “Feirinha dos Mestres”, onde os artesãos, xilógrafos, cordelistas, e artistas populares poderão expor e comercializar seus produtos dentro da Mostra.
Leia também | Cerca de 20 milhões de passageiros devem voar pelo Brasil até o final de janeiro
Encerrando as atividades do Ceará Ciclo Natalino – 2022, dia 7 de janeiro (sábado), de 9h às 12h, acontece na BECE (Biblioteca Estadual do Ceará) uma roda de conversa e ações afirmativas com o tema “Pra começo de conversa: políticas Afirmativas, Cotas Raciais, Processo de Heteroidentificação e os Editais da Secult/CE”.
No período da tarde, de 13h30 às 17h, também na BECE, haverá o Seminário de Avaliação e Planejamento, com a apresentação do relatório final, sistematização das ações realizadas, diálogo entre sociedade civil e Secult/CE acerca de todo o processo do Ciclo Natalino de 2022 e a construção de perspectivas para a política em torno das tradições populares do ciclo natalino para esse ano de 2023.
É uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE), através do Instituto União de Arte, Educação e Culturas Populares, em parceria com a EnCena Produções, responsável pelas atribuições referentes ao planejamento, acompanhamento e execução das ações que foram e serão realizadas durante o período do Edital. Com apoio da ONG Beatos (Espaço Multicultural e de Tradição Popular do Cariri – no Crato), do Fórum Cearense de Cultura Tradicional Popular, da Fundação Santa Terezinha, do Instituto Dragão do Mar, do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará (SEBP/CE) e da Biblioteca Estadual do Ceará (BECE).
Nesse sentido, o Ceará Ciclo Natalino 2022 contou com uma Comissão de Pesquisa e Curadoria acompanhando as 14 Mostras Regionais e a XV Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2022. Comissão essa, classificada no Processo de Seleção e Formação Simplificada, formada por representantes da Secult/CE e da sociedade civil.
XV Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino – 2022
Data: 06/01/22
Horário: 8h às 17h
Local: Praça do Ferreira – Centro
Gratuito e aberto ao público
Roda de Conversa e Ações Afirmativas e Seminário de Avaliação e Planejamento
Data: 07/01/22
Horário: 9h às 17h
Local: BECE (Biblioteca Estadual do Ceará)
Gratuito mediante inscrições pelo Mapa Cultural
Leia também | Campanha “Etiqueta amarela” inicia no Shopping Iguatemi