logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Chuva: Adconce reforça as ações para evitar problemas nos condomínios
Chuva Adconce reforça as ações para evitar problemas nos condomínios
20/01/2023
Atos Golpistas: Operação da PF cumpre mandados contra envolvidos em atos golpistas
Lesa Pátria Operação da PF cumpre mandados contra envolvidos em atos de vandalismo no DF
20/01/2023
Exibir tudo

Cultura Ocupação Boca de Cena realiza agenda gratuita de multilinguagens artísticas em 27 de janeiro O projeto busca ocupar os espaços do teatro e difundir os trabalhos de artistas mulheres, LGBTQIAP+

Cultura: Ocupação Boca de Cena realiza agenda gratuita de multilinguagens artísticas em 27 de janeiro

A programação acontece na sexta-feira, 27 de janeiro, das 19h às 21h, no Teatro Universitário | Foto: divulgação

Teatro é um momento de descontração, de entretenimento, de prazer estético, bem como estímulo ao conhecimento, à criatividade e ao senso crítico, além de provocar uma visão mais ampla do mundo quando este espaço é ocupado. Em busca de promover o entendimento do teatro enquanto um espaço próprio e incentivar a formação de público para os espetáculos teatrais, a ocupação “Boca de Cena” realiza uma agenda gratuita de multilinguagens artísticas no dia 27 de janeiro (sexta-feira), das 19h às 21h, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA), no bairro Benfica.  

“Boca de Cena” é um projeto das produtoras Tempo Aberto e Flutuante, que atuam na promoção das experiências nas artes cênicas, literatura, música e artes visuais. Em parceria com o TUPA, a ocupação tem como objetivo promover os trabalhos de ambas as produtoras, colocando luz nas obras produzidas por jovens artistas da cidade, sendo estes mulheres e pessoas LGBTQIAP +.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

A programação conta com um calendário cultural multilinguagem mensal, composto de espetáculos de dança, teatro, circo, artes visuais, audiovisual, formações, rodas de conversa, música e literatura. 

Na sexta-feira (27/01), diferentes espaços do teatro serão ocupados com as intervenções artísticas. No espaço “Por Elise”, a artista Cigana realiza uma ação com lambes e grafite. Já a exibição da produção cinematográfica “Eu Não Caibo Mais em Mim” das artistas Débora Santos, Joaquina Carlos, Juliana Tavares e Tamara Lopes, e da videoperformance “150.000”, da artista Bruna Pessoa, acontecem, respectivamente, na Sala Gracinha Soares e no espaço “acrescentar”. O palco principal do teatro recebe os espetáculos “A Conquista do Ar”, de Gabi Rojas, “Luzia”, de Ana Paula Prudêncio, e “Pluma Feito Aço”, de Gil Rodriguês. Por fim, o espaço “Fim da Partida” (estacionamento) será ocupado com uma discotecagem com DJ Loba e com a apresentação da performance “Bufa Ludomira Silva – Maruska Ribeiro”. 

Durante o evento, também serão comercializados comidas e bebidas de Livian Mendes, prints de trabalhos artísticos de Suellem Cosme, acessórios do Lavie Ateliê e customização de roupas por Black Dantas. 

O projeto Boca de Cena faz parte da Temporada de Arte Cearense – TAC 2022, com circulação em Fortaleza. A Temporada de Arte Cearense (TAC) é uma ação da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM.

Leia também | Ana Clara protagoniza nova campanha da Estácio

Diversidade

Desde 2022, as produtoras Tempo Aberto e Flutuante viabilizam ações de formação, cineclubes e espetáculos no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, localizado no bairro Benfica, sendo toda a programação composta por atividades produzidas por mulheres e pessoas LGBTQIAP+.  Com agenda prevista até abril de 2023, o projeto conta com uma equipe composta de cinco profissionais mulheres que fazem parte da equipe de produção, além de outros 20 artistas e suas obras, criando dinamização da cadeia produtiva de artistas e produtores de diversas linguagens.

A ocupação conta com a proposta de criar espaços de fruição cultural e propor programações independentes, fomentando agenda cultural para o teatro universitário e aproximando a comunidade moradora do entorno do prédio histórico das ações culturais. Busca também desenvolver o espaço de fruição e formação de produtores, empreendedores, artistas, sua capacitação e a criação de espaço de projeção dos trabalhos produzidos por estes agentes. 

Sobre o Teatro Universitário Carlos Magno

O Tupa – Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno é um espaço destinado a difusão da arte e da cultura, sendo palco de diversas atividades ligadas à Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e aos projetos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Uma das formações é o Curso de Arte Dramática (CAD), criado em 1960 e dirigido por B. de Paiva, que formou centenas de atores e atrizes e foi norte para a criação do curso de Teatro da UFC. 

Adquirido em 1964, a partir da reforma do antigo Teatro Santa Maria, o TUPA foi inaugurado em 26 de junho de 1965. Sempre buscando possibilitar o acesso da comunidade em geral, o Teatro Universitário tem como missão acolher e criar parcerias com artistas, pesquisadores e grupos locais, nacionais e estrangeiros, no intuito de fortalecer a cena artístico-cultural cearense, estimulando a reflexão crítica, a criatividade e a produção de pensamento. 

Leia também | EDP lança planta de Hidrogênio Verde no Ceará

Sobre Flutuante

Com origem em 2020, a Flutuante Produtora tem como campo de atuação principal o fomento e a produção de ideias artísticas de mulheres e pessoas LGBTQIAP+, além de realizar ações de profissionalização na área de produção cultural e serviços técnico-críticos.

Em seu histórico possui produções de espetáculos como: Concerto de Ponta-Cabeça (Ayrton Pessoa, Gil Rodriguês e Juliana Tavares), Voo Para o Fim do Mundo (Teatro Violetas), Antonieta (Teatro Violetas, dentre outros. Produções na música como: Rio Dançar o Mundo (Luana Florentino), Gaia (Adna Oliveira), No Tempo do Tempo (Di Ferreira), dentre outros. E produções cinematográficas como Doc.Teatro: Mulheres, Cena e Memória (Coletiva Antonietas), Fragmentos para Ressurgir (Teatro Violetas) e Eu Não Caibo Mais em Mim (Débora Santos, Joaquina Carlos, Juliana Tavares e Tamara Lopes). 

Sobre Tempo Aberto

A produtora Tempo Aberto surge em 2021, atuando na elaboração e no desenvolvimento de projetos culturais no campo das artes cênicas, performance, arte-educação e cultura popular, tendo produzido os projetos: Mulheres Carnavais (Literatura – Contação de Histórias), Tia (Videoperformance), 150.000 (Videoperformance), Pluma Feito Aço (Circo), Variétoche (Circo), Luzia (Circo).

Programação Completa

Data: 27 de janeiro (sexta-feira)

ESPAÇO “POR ELISE”

  • 19h às 21h – Ação interventiva visual (lambes e grafite) com Cigana 

SALA GRACINHA SOARES

  • 19h às 21h – Exibição de “Eu Não Caibo Mais em Mim”, de Débora Santos, Joaquina Carlos, Juliana Tavares e Tamara Lopes

ESPAÇO “UM CORREDOR CHAMADO DESEJO”

  • 19h às 21h – Exibição da videoperformance “150.000”, de Bruna Pessoa

PALCO PRINCIPAL

  • 19h20 – Espetáculo “A Conquista do Ar”, de Gabi Rojas
  • 20h – Espetáculo “Luzia”, de Ana Paula Prudêncio
  • 20h30 – Espetáculo “Pluma Feito Aço”, de Gil Rodriguês

ESPAÇO “FIM DE PARTIDA” (estacionamento)

  • 19h às 21h – Discotecagem com DJ Loba
  • 20h30 – apresentação com Bufa Ludomira Silva de Maruska Ribeiro
  • 19h às 21h – Feirinha com empreendedoras artistas de Fortaleza
  • *Programação sujeita a alteração 

Serviço

Boca de Cena: 57 anos do Teatro Universitário
Dia: 27 de janeiro (sexta-feira)
Horário: 19h às 21h
Local: No Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno
Gratuito e aberto ao público

Leia também | Confira 10 dicas de saúde para o verão

Prevenção Confira 10 dicas de saúde para o verão
Compartilhar

Artigos Relacionados

Emprego: Brasil abre 255 mil vagas formais em fevereiro

Brasil registra mais de 255 mil novas vagas formais em fevereiro, segundo dados oficiais do Caged | Marcello Casal Jr/Agência Brasil

31/03/2026

Emprego: Brasil abre 255 mil vagas formais em fevereiro Dados do Caged mostram crescimento frente a janeiro, mas queda de 42% na comparação anual


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 30/03/2026

    Junior Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 23/03/2026

    Marta Sarmento Comentado em Inclusão: Fortaleza celebra inclusão com caminhada Down

  • 21/03/2026

    Ester de carvalho Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 19/03/2026

    Complexo solar inicia operação – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Complexo solar inicia operação

  • 11/03/2026

    capcut Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

Últimas Notícias

  • Política: Mauro Filho se filia ao União Brasil no Ceará0
    Política: Mauro Filho se filia ao União Brasil no Ceará Ex-secretário fortalece Federação União Progressista na reta final da janela partidária
    31/03/2026
  • Operação: Polícia investiga golpe milionário em herança0
    Operação: Polícia investiga golpe milionário em herança Suspeitos teriam tentado desviar até R$ 845 milhões com documentos falsos e arbitragem fictícia
    31/03/2026
  • Incêndio: Fogo atinge distribuidora de tintas em Diadema0
    Incêndio: Fogo atinge distribuidora de tintas em Diadema Corpo de Bombeiros mobiliza 18 viaturas para conter chamas; não há registro de vítimas até o momento
    31/03/2026
  • Eleições: Pré-candidatos ao Planalto ganham forma em 20260
    Eleições: Pré-candidatos ao Planalto ganham forma em 2026 Disputa presidencial reúne nomes da situação, oposição e novas forças políticas
    31/03/2026
  • Guerra: EUA ampliam tropas e avaliam ofensiva terrestre no Irã0
    Guerra: EUA ampliam tropas e avaliam ofensiva terrestre no Irã Especialistas alertam para riscos elevados e impactos globais de possível invasão
    31/03/2026
  • Política: Caiado promete anistia ampla se eleito presidente0
    Política: Caiado promete anistia ampla se eleito presidente Governador de Goiás é confirmado como pré-candidato do PSD e defende medida que inclui Jair Bolsonaro
    30/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas