O projeto Aprendizes-Musicalizando, que tem como intuito democratizar o acesso a atividades culturais por meio da música, lançou neste mês de agosto a ação “Tambores na Praça”, que acontece gratuitamente às terças e quintas-feiras, das 17h às 19h, na Praça do Teatro Tapera das Artes, voltada para o público em geral, com classificação etária livre.
Com capacidade para atender 120 alunos, “Tambores na Praça” aborda o ensino de música, aprendizagem de construção de instrumentos musicais de sopros e percussão, e traz o canto com canções da raiz popular brasileira, trabalhando grande diversidade rítmica e a rica expressividade das origens de nosso povo. Todos os instrumentos musicais de percussão utilizados são confeccionados pelos alunos, como pífaros tambores, ganzá, chocalho e tambor de alfaia.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De acordo com o coordenador pedagógico do projeto, Fernando Sardo, a metodologia utilizada nas aulas tem como foco “o resgate cultural, o conhecimento de ritmos e canções da música de raiz da cultura brasileira”, além de “proporcionar uma consciência ambiental através da reutilização de materiais reciclados”.
Ritelza Cabral, presidente do Conselho Gestor da Tapera das Artes, comenta que o Atelier de Luteria da Tapera das Artes, já existe há 10 anos, e que tem peso significativo no Programa de Cultura da Instituição. Neste ano de 2022, a parceria com o projeto Aprendizes-Musicalizando veio fortalecer essas atividades permanentes da instituição, dando oportunidade de acesso, também, para as crianças e adolescentes das comunidades tradicionais locais.
Com início das atividades em abril deste ano, o projeto Aprendizes-Musicalizando, com produção executiva da Tapera das Artes, já completou uma carga horária total de 648 horas-aula no primeiro semestre, divididas em 72 horas mensais de atividades nas localidades de Iguape (Comunidade Indígena Jenipapo-Kanindé), Machuca (Escola Guilherme Janja) e Lagoa do Ramo – Serpa (Escola José Raimundo da Costa).
Incluindo a ação “Tambores na Praça”, ao todo, 350 crianças e adolescentes são contemplados pela iniciativa, que promove aulas de luteria, percussão e canto-coral.
O Aprendizes-Musicalizando é uma realização do Ministério da Cidadania através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (8.313/91), com apresentação da Vestas, patrocínio do Grupo Carrefour Brasil, apoio cultural da Muda Cultural e da Tapera das Artes, gestão e produção da Rhadar Cultural.
Leia também | Fortaleza possui quase 2 milhões de faltosos contra a Covid-19