O projeto “1.000 KM pela vida”, idealizado pelo triatleta Igor Chacon em parceria com os atletas Maurício Leão, Dicson Falcão, Israel Bruno e Leandro Gadelha, ganha nova edição nos dias 14 a 16 de julho. Dessa vez, a ação vai ser realizada no Shopping Iguatemi em Fortaleza e será aberta ao público.
O trabalho solidário surgiu em meio à pandemia de Covid-19 por meio da idealização de Igor Chacon, com o objetivo de arrecadar alimentos, produtos e serviços para instituições de caridade e comunidades carentes. Além disso, buscava-se organizar um evento esportivo que promovesse a inclusão social e visibilidade ao paratletismo cearense.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A principal novidade deste ano é que a edição será realizada no formato “indoor”, em um espaço onde os participantes poderão correr em esteiras e bicicletas ergométricas, com o objetivo de arrecadar doações para a campanha. A cada 1 km percorrido, as pessoas doarão 2 kg de alimentos não-perecíveis ou o valor proporcional em dinheiro. Além disso, cinco atletas estarão presentes para ajudar a atingir a meta de quilometragem.
Nesta edição, a organização vai dedicar a edição do evento às crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante o evento, serão realizados momentos para ensinar e conscientizar sobre as experiências que os portadores de TEA enfrentam em suas vidas. Todos os alimentos arrecadados serão destinados às instituições que auxiliam crianças neurodivergentes. São elas: a Casa do Amigo Jesus; a Igreja Nova Criação; o Instituto Casa de Gui; e o Instituto Primeira Infância (Iprede).
O projeto “1.000 KM pela vida” já realizou quatro edições até o momento. A primeira edição ocorreu em julho de 2020 e teve como ponto de chegada a cidade de Crato (CE). Na ocasião, foram arrecadadas 17 toneladas de alimentos, materiais de construção e doações em dinheiro, destinadas a quatro instituições: Casa do Amigo Jesus, Instituto Nova Criação, Associação Peter Pan e Associação dos Moradores do Bairro Henrique Jorge.
Na segunda edição, o objetivo foi promover um Natal solidário para as instituições selecionadas. O projeto arrecadou 46,8 toneladas de alimentos e realizou uma limpeza na Praia da Sabiaguaba, retirando 700 litros de lixo, incluindo garrafas e resíduos de plástico. Além disso, foram doadas 100 mudas de árvores, como Ipê Roxo, Cidreira, Rio Negro, Palmeira Açaí e Clúsia.
A edição de 2021 ocorreu no mês de julho e percorreu diversas regiões do interior do estado do Ceará. O trajeto teve início em Fortaleza, passou pela região metropolitana, sertão central e região norte do estado, antes de retornar à capital cearense.
Na última edição, que teve como percurso o litoral cearense, o projeto arrecadou cerca de 40 toneladas de alimentos. Para este ano, os idealizadores pretendem superar essa arrecadação.
Corrida 1.000 KM pela vida
Data: 14/07/2023 a 16/07/2023
Local da largada: Praça Rendeira Shopping Iguatemi Bosque (Em frente a loja C&A)
Leia também | Paulo Rodrigo Pianista une-se a artistas invisuais em projeto revolucionário