logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Negócios: Experiência com ESG nas empresas será tema de palestra no MaxiModa 2022
Negócios Experiência com ESG nas empresas será tema de palestra no MaxiModa 2022
21/08/2022
Código 0303: Anatel está com consulta pública aberta sobre telemarketing ativo
Código 0303 Anatel está com consulta pública aberta sobre telemarketing ativo
22/08/2022
Exibir tudo

OpiniãoOs riscos do assédio moral virtual Por Joelma de Matos Dantas e José Eduardo Gibello Pastore

Opinião: Os riscos do assédio moral virtual

Nas relações de trabalho o poder é o elemento medular do assédio, onde o assediador coage, humilha, ameaça, constrange por conta do poder que exerce sobre o assediado | Foto: reprodução

Qualquer tipo de assédio, quer seja ele no âmbito das relações do trabalho, ou fora dele, é inadmissível. Os danos emocionais provocados pelo assédio moral são irreversíveis. No ambiente de trabalho ainda inda mais grave, uma vez que o assediado está, geralmente, subordinado ao assediador. Mas pode ocorrer o assédio moral entre pessoas do mesmo grau hierárquico, o que é raro.

Um componente relevante do assédio moral é o poder. Nas relações de trabalho o poder é o elemento medular do assédio, onde o assediador coage, humilha, ameaça, constrange por conta do poder que exerce sobre o assediado. É por esta razão que, não raros os casos, o assédio moral no âmbito das relações do trabalho, “demora para vir à tona”. O medo toma conta do assediado, o medo de ser demitido, o medo de ser desmentido, inclusive pelo próprio assediador, o medo de ser exposto e, em vez de vítima se tornar aquele que “provocou” o assediador. O medo… sempre o medo. O assédio moral na relação de trabalho é devastador.

E os casos são, infelizmente, cada vez mais constantes na Justiça do Trabalho. Ações trabalhistas têm o seu papel. Quando há a condenação do assediador, serve como instrumento punitivo. Mas também o preventivo, e aqui que pretendemos focar esta questão. A empresa pode ser condenada também pela prática de assédio moral, basta se comprovar que tinha conhecimento do fato e não fez nada para coibi-lo. O assédio no âmbito trabalhista deve ser fortemente prevenido, pelos motivos óbvios. E aqui vale falarmos sobre o assédio nos tempos modernos, no contexto da alta tecnologia, o assédio moral virtual.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

A transformação digital que já é uma realidade nas empresas brasileiras mudou a maneira de comunicação entre trabalhadores e patrões. E esse relacionamento através de novas ferramentas e aplicativos, como o WhatsApp e Telegram, por exemplo, está se transformado em um verdadeiro perigo. Isso porque está cada vez mais comum trabalhadores levarem para a Justiça do Trabalho prints e registros de conversas de WhatsApp como prova que de foram assediados moralmente. E a Justiça, por sua vez, condena a empresa.

O mundo das novas tecnologias pode ser a redenção para as empresas, quando fomentam e estimulam seus negócios, mas também podem ser um poderoso instrumento de destruição da suas imagens, caso seus líderes e gestores, não compreendam o poder que essas ferramentas têm, atualmente, para o bem e para o mal.

Importante frisar que uma ação trabalhista causa um dano à imagem da empresa, que vai além do prejuízo econômico. Principalmente quando envolve o tema do assédio moral virtual.

Prevenir o assédio moral virtual é, portanto, uma medida urgente. O empregador, nos grupos de conversas com seus trabalhadores, deve tomar alguns cuidados, para evitar ser acionado e condenados na Justiça do Trabalho por assédio moral virtual. Assim, recomendamos alguns cuidados:

  • Estabelecer as regras claras de uso das conversas em grupo virtuais;
  • Definir que se trata de tráfego de informações de cunho exclusivamente profissional, proibindo o assédio moral;
  • Nunca repreender virtualmente aquele que usou termos, ou mesmo denegriu, humilhou colega no mundo virtual;
  • Repreender de forma particular e individual aquele que praticou algum tipo de assédio moral;
  • Não ser conivente com qualquer atitude, no grupo virtual, que denigra, humilhe, ou constranja seu trabalhador;
  • Punir com rigor, mas sempre após uma conversa particular, aquele que está praticando assédio moral virtual;
  • Jamais usar seu poder de mando — empregador, para humilhar, constranger ou mesmo chamar a atenção do trabalhador em público no mundo virtual;
  • Jamais demitir trabalhador virtualmente. A demissão deve acontecer com uma conversa presencial. Se não for possível, então contatar individualmente o trabalhador e fazer sua demissão de forma humanizada. Pode ser até através de meios telemáticos, mas de forma individual e humanizada;
  • Administrar com rigor todo o processo de comunicação em meios virtuais. Não esquecer que se a empresa tem ciência que está acontecendo o assédio moral no mundo virtual e não toma providências para coibi-lo, pode se tornar responsável pela conduta grave e ser condenada judicialmente junto com o assediador.

Portanto, as empresas precisam, mais do que nunca, implementar medidas preventivas de assédio moral, inclusive e principalmente nos meios de comunicações virtuais. Não realizar esse trabalho preventivo, como política de relacionamento, significa assumir um risco jurídico enorme e que pode ser irreversível. Assim, o assédio moral, inclusive o virtual, deve ser fortemente combatido!


Joelma de Matos Dantas é gerente executiva do Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem)

José Eduardo Gibello Pastore é advogado e consultor de relações trabalhistas do Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem)

Joelma de Matos Dantas
José Eduardo Gibello Pastore

O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz@gmail.com.

Leia também | Tradições, cultura e ciclos marcam a história do Norte do Brasil

Turismo Tradições, cultura e ciclos marcam a história do Norte do Brasil
Compartilhar

Artigos Relacionados

Reciprocidalismo: Reolhar sobre os costumes

Práticas de cooperação entre agricultores familiares ilustram o Reciprocidalismo, modelo baseado na reciprocidade e no fortalecimento comunitário | Foto: reprodução

22/01/2026

Opinião: Reciprocidalismo: Reolhar sobre os costumes Por Nizomar Falcão, PhD e engenheiro agrônomo da Ematerce


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Cinema: Brasil faz história no Oscar 2026 e bate recorde com cinco indicações no mesmo ano0
    Cinema: Brasil faz história no Oscar 2026 e bate recorde com cinco indicações no mesmo ano Filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, lidera participação brasileira e concorre inclusive a Melhor Filme
    22/01/2026
  • Psicologia: Intervenções criativas fortalecem a saúde emocional de crianças e adolescentes, aponta novo livro0
    Psicologia: Intervenções criativas fortalecem a saúde emocional de crianças e adolescentes, aponta novo livro Obra reúne especialistas e propõe estratégias práticas para lidar com ansiedade, emoções e aprendizagem no público infantojuvenil
    22/01/2026
  • Direito: Livro orienta servidores públicos sobre direitos após a aposentadoria e lança pré-venda solidária0
    Direito: Livro orienta servidores públicos sobre direitos após a aposentadoria e lança pré-venda solidária Obra da advogada Mylena Leite Ângelo esclarece revisões, riscos e cuidados jurídicos após a concessão do benefício no serviço público
    21/01/2026
  • Psicologia: Saúde mental vai além do Janeiro Branco e início do ano pode pesar emocionalmente0
    Psicologia: Saúde mental vai além do Janeiro Branco e início do ano pode pesar emocionalmente Psicóloga alerta que janeiro intensifica ansiedade, frustrações e autocobrança e defende cuidado contínuo com a saúde emocional
    21/01/2026
  • Meio Ambiente: Ato “Salve a Chapada do Araripe” mobiliza população em Exu (PE) em defesa da segurança hídrica do Nordeste0
    Meio Ambiente: Ato “Salve a Chapada do Araripe” mobiliza população em Exu (PE) em defesa da segurança hídrica do Nordeste
    21/01/2026
  • Mundo: Parlamento Europeu suspende acordo comercial com EUA após pressão de Trump sobre a Groenlândia0
    Mundo: Parlamento Europeu suspende acordo comercial com EUA após pressão de Trump sobre a Groenlândia Eurodeputados interrompem tramitação de corte de tarifas para produtos americanos em reação a ameaças do presidente dos EUA contra aliados europeus
    21/01/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas