logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Programa “Voa Juventude” oferece chance de aprendizagem no exterior
OportunidadePrograma “Voa Juventude” oferece chance de aprendizagem no exterior
25/07/2021
Exportações brasileiras de rochas ornamentais sobem 44% no 1º semestre
Mercado internacionalExportações brasileiras de rochas ornamentais sobem 44% no 1º semestre
25/07/2021
Exibir tudo

opiniãoA seca no Brasil e o exemplo do Ceará

A seca no Brasil e o exemplo do Ceará

Foto: divulgação

No Brasil ainda há muito o que se avançar. Grande exemplo disso é o impacto severo da seca neste ano na região mais desenvolvida do país.

Por Roberto Claudio/Poder 360

Uma severa seca está desafiando diversas regiões brasileiras. A falta de água impacta a geração de energia, a agropecuária e mesmo a atividade industrial, impactando negativamente os custos de produção e os preços finais de produtos essenciais para o consumidor. Em muitas cidades desenvolvidas o simples cotidiano do brasileiro começa a ser duramente afetado pela seca. A imposição do racionamento nas residências, as tarifas aumentadas, a imprevisibilidade da disponibilidade ou a simples escassez para o consumo humano mais básico já afeta regiões outrora fartas de águas.

Neste ano, o Centro-Sul do país tem sido a região mais afetada. As áreas mais impactadas estão localizadas entre São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Muitas cidades estão em condições consideradas de seca extrema. Mesmo áreas urbanas mais desenvolvidas e com infraestrutura moderna, como a Região Metropolitana de Curitiba, têm vivenciado rodízios de abastecimento de água.

Não é possível simplesmente esperar por mais chuvas. Há um grande espaço para a intervenção humana na mitigação dos impactos da seca e mesmo para se garantir água para o consumo humano. O papel do poder público é fundamental, seja no estímulo ao desenvolvimento de inteligência e inovação na área, no investimento público em infraestruturas hídricas eficientes, no desenvolvimento de sistemas avançados e participativos de gerenciamento público do uso e reuso das águas ou no desenvolvimento de meios produtivos de baixo consumo.

Em muitos casos, os cenários de adversidades extremas têm estimulado soluções próprias, vanguardistas e inovadoras. Merece destaque o exemplo de Israel, que passou a ser referência de como o Estado e a sociedade conseguem dar respostas a um dos maiores obstáculos ao seu desenvolvimento, apostando em dois pilares: a ciência e o investimento público na área.

No Brasil ainda há muito o que se avançar. Grande exemplo disso é o impacto severo da seca neste ano na região mais desenvolvida do país. No coração do semiárido nordestino, o meu estado do Ceará tem seu cenário natural desafiador desde sempre e foi forjado nessa dificuldade com a seca. Mas ao longo do tempo o Ceará desenvolveu uma boa governança dos recursos hídricos. Inclusive com participação popular, a partir dos Comitês de Bacias, e das pesquisas tecnológicas.

Dada a adversidade do nosso solo, insidiosamente cristalino, e da escassez e irregularidade das chuvas com secas cíclicas e ausência de água para a produção, para o consumo humano e mesmo para a sobrevivência, o Ceará foi buscar suas próprias soluções.  A clareza do diagnóstico público de que a questão da água era um entrave ao nosso desenvolvimento foi motivador para catalisar ações públicas vitoriosas, capazes de sustentar as boas ideias, os projetos desenvolvidos e as obras hídricas ao longo do tempo.

Diria até que as escolhas certas de políticas públicas implantadas, a continuidade delas através de diferentes governos e a permanente parceria com o pensamento acadêmico e os movimentos sociais são marcas distintas das políticas públicas de recursos hídricos no Ceará.  Isso tem transformado o grave desafio hídrico cearense em soluções, tecnologias e políticas públicas locais que servem hoje de referências para o país.

Açudes regionais e obras de infraestrutura como a extraordinária obra do Canal do Trabalhador, que evitou o completo colapso hídrico da Capital, construído em tempo recorde; o majestoso Açude do Castanhão, complementado pelas obras do Eixão das Águas, que tem garantido o abastecimento metropolitano e ainda do Complexo Industrial e Portuário do Pecém; a engenhosa obra do Cinturão das Águas, que já canaliza as águas do São Francisco que chegam ao Sul do Ceará, perenizando as bacias hidrográficas do estado; até a parceria público-privada recém-iniciada para a instalação de uma planta moderna e inovadora de dessalinização de água marítima em Fortaleza são exemplos do que a boa política é capaz de transformar.

Além disso, merece destaque o desenvolvimento de um sistema estadual público e único, participativo e com critérios claros para o gerenciamento do uso das águas para os mais diversos fins. O estado do Ceará continuará enfrentando as intempéries da natureza. Entretanto, o impacto das recorrentes secas vividas ao longo do tempo tem sido cada vez menor. A força das boas ideias, da mobilização popular em torno das suas necessidades, a presença de grupos acadêmicos de excelência em recursos hídricos e, em especial, do poder público presente, eficiente e parceiro da sociedade civil organizada é capaz de aferir conquistas impensáveis anos atrás. O Ceará é no mínimo um bom exemplo de vitória civilizatória promovidas pelo poder público.

Fica claro que sem um estado competente, coordenador e líder não haverá respostas às nossas contradições econômicas e sociais mais profundas Brasil adentro. As consequências excessivamente duras e graves das secas em áreas ricas do país são ilustrações de como o estado brasileiro tem sido limitado na sua capacidade de responder mesmo aos mais históricos e tradicionais desafios da natureza, como a seca.

E fiquemos certos: o mercado não tem interesse em dar respostas ao enfrentamento da seca. Talvez, no máximo, queira ser parceiro de soluções lideradas e planejadas pelo setor público. Cabe, sim, ao estado brasileiro apostar em gente, em ideias, pesquisas, projetos e investimentos públicos de interesse nacional como, por exemplo, aqueles que enfrentam de forma criativa, inovadora e definitiva os desafios da seca nas mais distintas regiões brasileiras.

A seca no Brasil e o exemplo do Ceará

Roberto Claudio é ex-prefeito de Fortaleza. Administrou Fortaleza em dois mandatos (2013/2016 e 2017/2020). Também foi deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (2011/2013).

Leia também | Uma nova Luz sobre o setor de Turismo

Compartilhar

Artigos Relacionados

Opinião: O paradoxo iraniano no Oriente Médio

Mapa do Oriente Médio ilustra a complexa disputa geopolítica envolvendo Irã, Israel, Estados Unidos e grupos armados regionais | Foto: reprodução

17/01/2026

Opinião: O paradoxo iraniano no Oriente Médio  Por Victor Missiato, professor de História


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Meio Ambiente: Ato “Salve a Chapada do Araripe” mobiliza população em Exu (PE) em defesa da segurança hídrica do Nordeste0
    Meio Ambiente: Ato “Salve a Chapada do Araripe” mobiliza população em Exu (PE) em defesa da segurança hídrica do Nordeste
    21/01/2026
  • Educação: CFM discute barrar atuação de 13 mil formandos de Medicina reprovados em exame nacional0
    Educação: CFM discute barrar atuação de 13 mil formandos de Medicina reprovados em exame nacional Conselho Federal de Medicina avalia impedir registro profissional de estudantes que não atingiram nota mínima no Enamed; especialistas apontam possível judicialização
    21/01/2026
  • Saúde: Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no Brasil0
    Saúde: Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no Brasil Medicamentos à base de tirzepatida e retatrutida, vendidos irregularmente nas redes sociais, não têm garantia de qualidade ou segurança, alerta a agência reguladora
    21/01/2026
  • Mortes no Hospital Anchieta: quem são os três técnicos presos suspeitos de assassinar pacientes na UTI no DF0
    Investigação: Mortes no Hospital Anchieta: quem são os três técnicos presos suspeitos de assassinar pacientes na UTI no DF Técnico de enfermagem de 24 anos confessou os crimes após ser confrontado com imagens internas; duas colegas são acusadas de acobertamento. Polícia investiga ao menos três homicídios em hospital particular de Taguatinga
    20/01/2026
  • Segurança: Palavra-chave salva juiz sequestrado em São Paulo e leva polícia a libertar refém0
    Segurança: Palavra-chave salva juiz sequestrado em São Paulo e leva polícia a libertar refém Código combinado com companheiro permitiu identificar sequestro; cinco criminosos foram presos na ação
    20/01/2026
  • Investigação: PF deflagra operação contra tráfico internacional de cocaína ligado ao PCC0
    Investigação: PF deflagra operação contra tráfico internacional de cocaína ligado ao PCC Operação Expurgo cumpre mandados em São Paulo e Mato Grosso do Sul e mira rota da droga vinda da Bolívia
    20/01/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas