logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Educação: Último dia para inscrição no Enem 2025 termina hoje às 23h59
Educação: Último dia para inscrição no Enem 2025 termina hoje às 23h59
06/06/2025
Agronegócio: União entre setor público e privado fortalece o sucesso do PEC Nordeste 2025
Agronegócio: União entre setor público e privado fortalece o sucesso do PEC Nordeste 2025
06/06/2025
Exibir tudo

Opinião Sustentabilidade digital começa com dados: o que repensar na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente Por Gustavo Leite, Vice-presidente para América Latina da Cohesity

Sustentabilidade digital começa com dados: o que repensar na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

Na Semana do Meio Ambiente, especialista alerta para o papel do armazenamento inteligente de dados na luta contra as mudanças climáticas | Foto: reprodução

A sustentabilidade nunca esteve tão presente na pauta das lideranças, à medida que consumidores e órgãos reguladores observam atentamente como as empresas impactam o meio ambiente. Ignorar essa realidade pode custar caro – tanto financeiramente quanto em reputação – já que muitos consumidores não querem mais se relacionar com marcas que não estão se tornando mais sustentáveis. Na verdade, isso vai além: uma pesquisa recente da PwC mostrou que consumidores estão dispostos a pagar 9,7% a mais por produtos produzidos ou adquiridos de forma sustentável, mesmo diante da pressão da inflação.

Além disso, a pressão regulatória, especialmente no que diz respeito à redução de emissões de gases de efeito estufa, tende a aumentar. A Lei de Mudança Climática do Reino Unido estabelece a meta de alcançar emissões líquidas zero até 2050. No entanto, no início deste ano, um tribunal superior considerou o plano de ação climática do governo britânico “ilegal”, alegando falta de evidências suficientes de políticas eficazes para reduzir as emissões. Um novo plano será apresentado nos próximos 12 meses, com o objetivo de garantir que o Reino Unido cumpra sua meta de reduzir as emissões em mais de dois terços até 2030. É provável que a maioria das empresas britânicas tenha algum papel nesse esforço.

A transição para longe dos combustíveis fósseis e a descarbonização de indústrias com altas emissões costumam ser apontadas como caminhos essenciais para alcançar emissões líquidas zero. No entanto, outro ponto-chave que pode gerar impacto positivo nas metas de sustentabilidade das empresas é o armazenamento eficiente de dados. Atualmente, dados redundantes, obsoletos ou triviais (ROT) e dados escuros (dark data) continuam a sobrecarregar as organizações, sem que haja muito esforço para resolver esse problema. Isso representa uma grande oportunidade para empresas que operam em um cenário cada vez mais atento à sustentabilidade.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Quanta perda! O acúmulo de dados e a sustentabilidade

Com a proliferação de dispositivos digitais e aplicações online, as pessoas estão mais conscientes sobre seus dados do que nunca. No entanto, enquanto se fala bastante sobre vazamentos de dados e como evitá-los, pouco se discute o impacto ambiental de certas práticas de gerenciamento de dados.

Por exemplo, o desperdício continua sendo uma grande preocupação no armazenamento de dados. O consumo de energia do armazenamento adquirido permanece o mesmo, independentemente de quanto está realmente sendo usado. Portanto, utilizar ao máximo a capacidade disponível e adquirir apenas o necessário deve ser prioridade para empresas que desejam ser eficientes e sustentáveis.

O acúmulo excessivo de dados contribui para decisões ruins. À medida que os volumes de dados aumentam, torna-se mais difícil manter o controle e mais fácil para cibercriminosos explorarem vulnerabilidades. Vazamentos de dados têm consequências devastadoras – financeiras e reputacionais – mas o custo ambiental do acúmulo de dados costuma ser ignorado: os data centers já são responsáveis por quase 2% das emissões globais, o mesmo nível da indústria aérea.

A mensagem é clara: as empresas precisam assumir responsabilidade pelo armazenamento de dados, abandonando práticas ineficientes e adotando soluções que reduzam sua pegada de carbono.

Causando um impacto positivo

Com a pressão crescente por mais sustentabilidade, as empresas precisam se antecipar. Uma forma de fazer isso é implementar sistemas de monitoramento de emissões e explorar serviços otimizados, que sejam ao mesmo tempo ecológicos e econômicos. É essencial equilibrar a proteção de dados com soluções que minimizem o impacto ambiental do armazenamento e gerenciamento de longo prazo.

O primeiro passo é avaliar as práticas atuais de armazenamento e gerenciamento de dados e verificar como elas se alinham com os objetivos maiores de ESG (ambiental, social e governança). Isso permite identificar áreas de melhoria, onde líderes podem buscar apoio de equipes internas ou consultores externos.

Para reduzir o desperdício, líderes de TI podem adotar princípios de eficiência, como compressão de dados, eliminação de duplicidade e provisionamento dinâmico. Estabelecer um ciclo de vida dos dados ajuda a entender sua relevância, arquivar dados pouco usados e apagar o que não é mais necessário.

Claro, ao adotar práticas de gestão de dados mais sustentáveis, as empresas também podem considerar parcerias com provedores de nuvem para gerenciar melhor sua pegada de carbono. Data centers em nuvem podem alocar recursos dinamicamente entre diferentes cargas de trabalho, o que resulta em maior eficiência energética e menor emissão de carbono para a mesma demanda.

Um futuro mais sustentável

A partir de agora, os líderes empresariais precisam estar mais conscientes do impacto ambiental de suas operações. Dados escuros não devem ser tratados como uma consequência inevitável da digitalização, e o desperdício e acúmulo de dados são dois problemas que precisam ser enfrentados de forma direta.

Adotando soluções de gerenciamento de dados autônomas baseadas em nuvem, que combinem automação, inteligência artificial e arquitetura elástica, as organizações podem abrir caminho para um modelo de negócios mais sustentável e econômico.


Gustavo Leite é vice-presidente para América Latina da Cohesity


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz.

Gustavo Leite | Foto: reprodução

Leia também | Fábio Carneirinho leva forró cearense ao “Melhor da Noite” e embala abertura do São João na Band

Forró: Fábio Carneirinho leva forró cearense ao “Melhor da Noite” e embala abertura do São João na Band
Compartilhar

Artigos Relacionados

SEO da Inteligência Artificial: o novo palanque da política em 2026

Especialistas apontam que campanhas que dominarem estratégias de IA terão vantagem competitiva no ambiente digital | Foto: reprodução

04/12/2025

Opinião: SEO da Inteligência Artificial: o novo palanque da política em 2026 Por Marcelo Bissuh, fundador da Nomos


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 05/12/2025

    Alteração Da Meta Fiscal Para Aliviar Correios - VN Comentado em Política: Congresso aprova texto-base da LDO 2026 com exceção de R$ 10 bilhões para estatais

  • 05/12/2025

    Mega-Sena 2947 acumula e prêmio vai a R$ 12 milhões, 5 de dezembro de 2025, Mega-Sena - Meus Conteúdos Comentado em Loteria: Mega-Sena acumula e prêmio principal sobe para R$ 12 milhões

  • 05/12/2025

    João Fonseca x Carlos Alcaraz e mais: programação do Miami Invitational, 5 de dezembro de 2025, João Fonseca - Meus Conteúdos Comentado em Digital: João Fonseca lidera buscas no Google Brasil e supera Trump após temporada histórica no tênis

  • 05/12/2025

    Brasileirão 2025: veja os resultados dessa semana pela 37ª rodada, 5 de dezembro de 2025, Brasileirão - Meus Conteúdos Comentado em Futebol: Brasileirão 2025: veja quais clubes chegam à 38ª rodada sem mais objetivos na competição

  • 05/12/2025

    news-1764931726941-1298 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: Operação Falso Mercúrio bloqueia até R$ 6 bilhões do crime organizado em São Paulo

  • 04/12/2025

    berita kampus Comentado em Tecnologia: Fortaleza se consolida como hub digital e recebe relógio atômico de césio no datacenter da Etice

Últimas Notícias

  • Política: Flávio Bolsonaro inicia articulações e convoca base da direita para aprovar anistia ainda em 20250
    Política: Flávio Bolsonaro inicia articulações e convoca base da direita para aprovar anistia ainda em 2025 Após afirmar que será o sucessor político do ex-presidente Jair Bolsonaro, senador pressiona lideranças anti-Lula a votarem proposta de anistia nas próximas semanas
    06/12/2025
  • Copa do Mundo: Brasil inicia jornada pelo hexa na Costa Leste dos EUA com estreia diante de Marrocos0
    Copa do Mundo: Brasil inicia jornada pelo hexa na Costa Leste dos EUA com estreia diante de Marrocos Seleção Brasileira enfrenta Marrocos, Haiti e Escócia no Grupo C da Copa do Mundo de 2026; Ancelotti prevê confrontos difíceis
    06/12/2025
  • Futebol: Brasil é cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 e enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia0
    Futebol: Brasil é cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 e enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia Seleção brasileira busca o hexa e estreia contra Marrocos; veja análise completa dos adversários do Grupo C
    05/12/2025
  • Justiça: STF condena cinco PMs do Distrito Federal a 16 anos de prisão por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro0
    Justiça: STF condena cinco PMs do Distrito Federal a 16 anos de prisão por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro Decisão unânime da Primeira Turma reconhece falhas graves na contenção dos ataques aos Três Poderes
    05/12/2025
  • Internacional: Escândalo de apostas provoca onda de prisões e expõe crise no futebol turco0
    Internacional: Escândalo de apostas provoca onda de prisões e expõe crise no futebol turco Jogadores de grandes clubes, árbitros e dirigentes estão entre os detidos em operação que mira corrupção e manipulação de resultados
    05/12/2025
  • STF marca para fevereiro de 2026 o julgamento do caso Marielle Franco0
    Justiça: STF marca para fevereiro de 2026 o julgamento do caso Marielle Franco Primeira Turma analisará, nos dias 24 e 25 de fevereiro, processo que aponta mandantes e operadores do assassinato da vereadora e de Anderson Gomes
    05/12/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas