logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Turismo: Ocupação nos resorts do país cresce 15% no primeiro trimestre
Turismo Ocupação nos resorts do país cresce 15% no primeiro trimestre
10/05/2022
Política Tramita na Assembleia Legislativa do Ceará projeto que cria Selo Amigo Pet
Política Tramita na Assembleia Legislativa do Ceará projeto que cria Selo Amigo Pet
10/05/2022
Exibir tudo

Opinião Por que a maior parte das empresas está falhando em inovar? Por Felipe Oliveira, CEO e fundador da Sciensa

Opinião: Por que a maior parte das empresas está falhando em inovar?

"O que os investidores estão buscando, são modelos de negócio capazes de crescer de maneira exponencial, fazendo seu investimento em inovação voltar muitas vezes", afirma Felipe Oliveira | Foto: reprodução

Fazia tempo que queria escrever sobre esse assunto, e acredito que é uma excelente maneira de inaugurar esse espaço, trazendo a você leitor, um pouco da minha vivência na prática com inúmeros projetos de inovação. Vamos falar um pouco sobre porque as empresas estão falhando miseravelmente em seus processos de inovação. Tudo começa com um conceito simples: Projeto ou Produto. “O grande inimigo do conhecimento não é a ignorância, é a ilusão de ter conhecimento.” – Stephen Hawking
 

Se você fizer uma rápida busca no Google sobre o assunto, vai encontrar definições que levam ao seguinte entendimento: Projeto possui começo, meio e fim; Produto é uma evolução contínua.
 

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Pílula Mágica dourada de placebo

O que está acontecendo de um modo geral no mercado: processo inicial do ciclo de maturidade de design de software, como técnicas de design e gestão; e um erro inicial muito grande em compreender a diferença entre um projeto ou produto do ponto de vista estratégico e de funding.

Para a maior parte das empresas, o produto é a forma que se constrói, e isso é o que muda para um projeto. Normalmente, associam técnicas Waterfall como Unifed Process aos projetos e novas técnicas de formação de times, como modelo de Cultura do Spotify empregadas a esmo em formato de “Squads” com processos de Ideação (Design Thinking, VPC, Lean Inception etc) e gestão 3.0 e mais alguma nova técnica que queira adicionar ao molho gourmet.

Mas o Funding continua o mesmo – Finito, ou seja, o ciclo deveria concluir uma entrega e mensurar o tal ROI do que fora produzido. Então entra a frustração da maior parte dos executivos que estão pagando essa conta, pois a despesa para fazer da maneira Digital foi muito maior e a conta não fechou, não houve incremento na receita da companhia e nem o valuation teve uma alta real.

Disclaimer: em alguns casos o valuation sobe porque os investidores precisam de uma bolha especulativa para ganharem dinheiro na bolsa. Então vamos separar as coisas…

O projeto não tem a ver com a forma que foi produzido, se foi com melhor técnica de design e modelagem. Projetos possuem uma natureza clara: Eles são alicerces para algum Value Stream da companhia, possuem um investimento determinado para um resultado esperado em cima de alguns OKRs. Eles possuem começo, meio e fim; e ao final do ciclo, os resultados devem aparecer.

Como qualquer entrega de software sofre entropia, para manter preservado o investimento pelo máximo de tempo possível, há uma conta recorrente para manutenção do estado (energia), e correções e pequenas adaptações.

O funding para o projeto, vem do Value Stream o qual ele atende, e entra na contabilidade como lançamento de despesa recorrente, um custo fixo a ser considerado para manter a operação de pé rodando, pois ele dá suporte à ela.

O entendimento de produto, particularmente eu quebro em 2, isso facilita muito entender onde todos estão errando: Produtos Alicerce – Dão suporte ao Value Stream principal, e possuem um modelo de funding contínuo, enquanto aquela tese de negócio tiver sendo testada e aprimorada, o produto recebe aporte e continua seu ciclo de vida.

Esse tipo de asset é muitas vezes o Core do Value Stream, como Internet Banking Mobile, não dá pra imaginar hoje uma operação bancária B2C, sem um investimento contínuo na melhoria da experiência do usuário.

A maturidade em cima desse entendimento é crucial, para a empresa entender como ela financia sua operação e como metrificar o resultado do seu investimento. Produtos Inovação | Criando uma cadeia de valor.

Bom, chegamos! É aqui que a maior parte das empresas fazem uma grande lambança e não tem idéia de como está gerenciando seu Portfólio de Inovação.

Produtos normalmente são a menor partícula de um Value Stream. Costumo associar o Value Stream à uma Molécula e o Átomo ao produto. O Produto de Inovação é onde a empresa começa a testar novas teses de negócio, e essas teses normalmente estão em linha com o propósito da companhia.

Exemplo de Propósito do Google: “Organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.” — Logo, tudo que faça parte desta tese, vai para a esteira de produção deles. As ideias de negócio, podem ser classificadas em Explore ou Exploit, como no canvas de mapeamento de Portfólio.
 

Crédito: Strategyzer

Leia também | O novo CIO: como transformar a TI em Tecnologia de Negócio

Uma ideia Exploit é adjacente ao Value Stream principal , e uma ideia Explore é antagônica e possui maior risco de inovação. Fazendo uma analogia com uma Startup, ela recebe um capital Seed para testar uma tese e verificar se há fit com o mercado e descobrir alguns indicadores como Unit Economics. Nesse estágio inicial, não é esperado que uma Startup gere lucro para os investidores, mas que assegurem que o terreno é estável e o modelo se encaixa para receber novos rounds de investimento e buscar a performance de negócio, ou melhor ainda, o crescimento exponencial.

Leia também | Indicador de turismo sobe 88% após volta de eventos em São Paulo

Crescimento Exponencial

O que os investidores estão buscando, são modelos de negócio capazes de crescer de maneira exponencial, fazendo seu investimento em inovação voltar muitas vezes.

Infelizmente o mercado corporativo não entendeu esse mecanismo, e cortam o investimento e aguardam retorno (ROI) do capital investido. Fazem isso, porque ainda estão pensando do ponto de vista estratégico em PROJETOS, não desassociaram o mindset, estão esperando o final do ciclo de investimento e subsequentemente o retorno desse investimento.
 

O ideal seria o produto receber uma nova rodada de investimento, e fazendo um paralelo com as Startups, uma Série A chega a ser 10x maior que o investimento inicial.

É aqui que o Átomo vira Molécula, um produto vira um Value Stream de fato e um time maior é formado, talvez algumas “Squads”, pois o objetivo será o Valuation do novo Value Stream e atingir o máximo da potência econômica dele.

Infelizmente as empresas dificilmente colherão algum resultado, pois não há entendimento que o produto poderá vir a ser um novo fluxo de valor e isso muda radicalmente o modelo de funding e até mesmo estrutura organizacional para suportar essas novas iniciativas.

Então, infelizmente as empresas estão andando em círculos, sem gerar oportunidades reais para escalonar o negócio da companhia.

Ainda tem muito assunto para abordarmos, como: PlayBook de Estratégia de Produto, hackeando o modelo organizacional, design pattern de modelo de negócio. Mas isso é tema para outra hora.


Felipe Oliveira é fundador da Sciensa, empresa de inovação e pioneira no movimento de “Transformação Digital”. Além disso, é co-fundador da TeamCulture, empresa de Cultura de Alta Performance, e fundador da Ypy-Poty – Venture Building, especializada em desenvolvimento de negócios digitais em escala. É Cientista da Computação, com especialização em Transformação Digital pelo MIT e Estratégia Digital pelas escolas Strategyzer da Suíça e IDEO de São Francisco. Com mais de 26 anos de experiência em tecnologia, já atuou como professor nas áreas de Aplicações Distribuídas, Integrações de Alto Desempenho, High Performance Computing -HPC, DLTs (Dags, Blockchain), Inovação Corporativa, Construção de Produtos Digitais e Estratégia Digital.


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz@gmail.com.

Felipe Oliveira, CEO da Sciensa

Leia também | Ocupação nos resorts do país cresce 15% no primeiro trimestre

Turismo Ocupação nos resorts do país cresce 15% no primeiro trimestre
Compartilhar

Artigos Relacionados

Opinião: O voto nasce no percurso

Congresso Nacional, em Brasília | Foto: reprodução

27/01/2026

Opinião: O voto nasce no percurso Por Harley Dias, estrategista político, especialista em Comunicação e Marketing Político


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump0
    Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump Presidente defende diálogo direto com líder norte-americano para fortalecer relações bilaterais
    28/01/2026
  • Justiça: Fachin afirma que inquérito do Banco Master deve deixar o STF0
    Justiça: Fachin afirma que inquérito do Banco Master deve deixar o STF Presidente da Corte avalia que investigação tende a sair da competência do Supremo após fase inicial
    28/01/2026
  • Justiça: Suzane von Richthofen disputa herança milionária de tio após ausência de testamento0
    Justiça: Suzane von Richthofen disputa herança milionária de tio após ausência de testamento Sem herdeiros diretos, médico deixou patrimônio estimado em R$ 5 milhões; disputa envolve reconhecimento de união estável
    27/01/2026
  • Política: Presidente da Alece destaca avanços e reforça papel do Legislativo na segurança pública do Ceará0
    Política: Presidente da Alece destaca avanços e reforça papel do Legislativo na segurança pública do Ceará Romeu Aldigueri participa de reuniões estratégicas e acompanha ações que ampliam investimentos no combate à criminalidade
    27/01/2026
  • Política: Alece e Faec articulam propostas para fortalecer o agronegócio no Ceará0
    Política: Alece e Faec articulam propostas para fortalecer o agronegócio no Ceará Iniciativa prevê criação de grupo de trabalho e debate de projetos voltados à modernização, desburocratização e segurança jurídica no campo
    27/01/2026
  • Saúde: 214 novos servidores da saúde tomam posse e reforçam a rede pública do Ceará0
    Saúde: 214 novos servidores da saúde tomam posse e reforçam a rede pública do Ceará Profissionais vão atuar em hospitais, unidades especializadas e serviços estratégicos; até o fim de 2026, mais de 1.300 novos nomes ainda devem ser convocados
    27/01/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas