logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Cinema: Ludmila Dayer e Anitta apresentam o documentário EU
Cinema Ludmila Dayer e Anitta apresentam o documentário EU
04/12/2022
Nova Família: Busca Ativa iniciou mais de 60 processos de adoção em 2022
Nova Família Busca Ativa iniciou mais de 60 processos de adoção em 2022
04/12/2022
Exibir tudo

Opinião Oceano e clima: uma relação de interdependência Por André Ferretti e Janaína Bumbeer

Oceano e clima: uma relação de interdependência

Foto: reprodução

Concluída a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 27, muitos analistas interpretaram os avanços, impasses e retrocessos do texto final do evento realizado em Sharm El-Sheikh, no Egito. A criação de um histórico fundo de perdas e danos para países vulneráveis, a ausência de metas mais ambiciosas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a decepção pela abordagem conservadora em relação às restrições ao uso de combustíveis fósseis estamparam as manchetes após o fim da primeira conferência do clima realizada na África, encerrada no último dia 20 de novembro.

Entretanto, alguns temas importantes na busca pelo equilíbrio climático também merecem destaque e, certamente, refletem o amadurecimento da comunidade global a respeito da saúde do planeta. Adaptação a eventos climáticos extremos, que comunidades e ecossistemas de todo o planeta estão sentindo cada vez com mais intensidade e frequência, é dos temas relevantes que tiveram programação reforçada nas discussões da COP27 e certamente devem avançar ainda mais nos próximos anos. Outro exemplo desse olhar mais abrangente é a crescente percepção sobre a relação indissociável entre clima e oceano.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

É provável que, ao pensarmos em ações de conservação da natureza para salvar o clima do planeta, a proteção das nossas florestas apareça em primeiro plano. É natural e essencial termos esse entendimento pela importância que as florestas têm em relação à retenção e ao estoque de carbono e aos serviços ambientais que elas nos oferecem. Porém, também é preciso perceber que sem um oceano saudável, resiliente e sustentável, não seremos bem sucedidos na missão de evitar o agravamento do quadro atual.

Na COP 27, o oceano ganhou mais relevância em comparação às conferências anteriores, com um pavilhão inteiro dedicado ao assunto. A programação reuniu representantes de governos nacionais, pesquisadores e membros da sociedade civil em debates e apresentações de boas práticas dos cinco continentes.

A ciência tem demonstrado que o bom funcionamento dos ecossistemas marinhos é essencial para a qualidade do clima global. Isso deve nos animar e, ao mesmo, nos deixar em alerta, pois os ambientes oceânicos são muito sensíveis às mudanças do clima. Como a variação térmica nos mares é bem menor que na atmosfera, todo aumento na temperatura nesses ambientes coloca espécies e habitats em risco, impactando também a vida nos continentes.

O aumento da temperatura muda a composição química da água dos mares, causando acidificação. Isso faz com que espécies com esqueletos calcários, como conchas, cracas, ostras e corais fiquem enfraquecidos e ameaçados, podendo causar um grande desequilíbrio no oceano já que servem de alimento e berçário para inúmeras outras espécies. A temperatura da água dos mares também exerce forte influência na circulação das correntes marítimas, afetando a distribuição de calor no mundo inteiro. O oceano mais quente interfere ainda no regime das chuvas e dos ventos, provocando o aumento de episódios extremos como tempestades, ciclones e furacões.

Leia também | Passageiro morre em cruzeiro atingido por onda gigante na Argentina

Ao mesmo tempo em que é motivo de preocupação, o oceano deve ser visto como parte da solução. As algas marinhas são responsáveis pela produção de 54% do oxigênio que respiramos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Florestas. Para termos ideia da importância dos mares, sem os serviços ambientais prestados pelo oceano, a temperatura poderia ultrapassar 100ºC e inviabilizar a vida na Terra.

O oceano também é um grande sumidouro de carbono, capaz de absorver cerca de 38 trilhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2), segundo estimativas de diversos estudos publicados em revistas científicas nos últimos anos. Os solos que compõem toda a área continental são o segundo maior sumidouro de CO2 e têm a capacidade de sequestrar outras 12 trilhões de toneladas.

A imensidão do mar não pode nos deixar paralisados diante dos atuais desafios. Cada ambiente marinho importa e precisa ser cuidado. Os manguezais, por exemplo, que conseguem estocar até quatro vezes mais carbono por metro quadrado que outros ecossistemas, precisam ser protegidos e mais valorizados. Quando lembramos que o Brasil é o país com a segunda maior área de manguezais do mundo, temos noção da nossa responsabilidade. 

Os recifes de corais também são muito importantes, pois conseguem reduzir em até 90% a energia das ondas que chegam até a costa. Por isso, proteger os manguezais, recifes de corais, costões rochosos, dunas, falésias, restingas e praias, compreendendo que as atividades econômicas podem – e devem – conviver em harmonia com a conservação, é o único caminho possível. 

As cidades costeiras merecem destaque. Conforme ressaltou o secretário geral da ONU, António Guterres, as cidades são o grande campo de batalha onde a guerra do clima será ganha ou perdida. E são as cidades costeiras que receberão com maior intensidade os efeitos das mudanças do clima, mas que também podem proteger o continente como um todo.

Reconhecida pela Unesco e pelo governo brasileiro como representante da sociedade civil para a implementação da Década do Oceano (2021-2030) no Brasil, a Fundação Grupo Boticário tem atuado nesta temática ao longo das últimas três décadas e vê com otimismo a crescente mobilização para esta agenda. As ações desta e de outras instituições no Brasil e no mundo têm ocorrido em prol do engajamento para um desenvolvimento sustentável, pois o mar é fonte de alimentos, energia, recursos biotecnológicos e fundamental para atividades econômicas variadas como o comércio, os transportes e o turismo. 

Com uma costa de mais de 7,3 mil quilômetros, o Brasil também precisa trazer o oceano para o centro das discussões sobre as mudanças climáticas. O Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA), instrumento federal criado para promover a redução da vulnerabilidade nacional à mudança do clima e realizar uma gestão do risco associada a esse fenômeno, reforça a necessidade de adaptação da zona costeira por meio de um recorte totalmente voltado a esse tipo de ambiente. Precisamos interromper e reverter o declínio da saúde e produtividade do oceano e seus ecossistemas, garantindo sua resiliência e integridade ecológica. O bem-estar das gerações presentes e futuras está profundamente ligado à nossa conexão com o oceano.


André Ferretti é gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN).

Janaína Bumbeer é doutora em Ciências Marinhas, especialista da Fundação Grupo Boticário e integrante da Liga das Mulheres pelo Oceano.


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz@gmail.com.

Leia também | Projeto Alô Sertão muda a vida de 475 comunidades no interior cearense

Serviço Projeto Alô Sertão muda a vida de 475 comunidades no interior cearense
Compartilhar

Artigos Relacionados

SEO da Inteligência Artificial: o novo palanque da política em 2026

Especialistas apontam que campanhas que dominarem estratégias de IA terão vantagem competitiva no ambiente digital | Foto: reprodução

04/12/2025

Opinião: SEO da Inteligência Artificial: o novo palanque da política em 2026 Por Marcelo Bissuh, fundador da Nomos


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 07/12/2025

    Norris, Piastri e Verstappen: o que cada piloto precisa para ser campeão da F1, 7 de dezembro de 2025, Oscar Piastri - Meus Conteúdos Comentado em Fórmula 1: Norris, Verstappen ou Piastri? Quem fica com o título da Fórmula 1 2025 no GP de Abu Dhabi

  • 07/12/2025

    Norris, Piastri e Verstappen: o que cada piloto precisa para ficar com o título da Fórmula 1?, 7 de dezembro de 2025, Lando Norris - Meus Conteúdos Comentado em Fórmula 1: Norris, Verstappen ou Piastri? Quem fica com o título da Fórmula 1 2025 no GP de Abu Dhabi

  • 06/12/2025

    Tenistas dominam ranking de mulheres mais bem pagas, 6 de dezembro de 2025, Coco Gauff - Meus Conteúdos Comentado em Esporte: Tenistas dominam ranking das mulheres mais bem pagas do esporte em 2025

  • 05/12/2025

    Alteração Da Meta Fiscal Para Aliviar Correios - VN Comentado em Política: Congresso aprova texto-base da LDO 2026 com exceção de R$ 10 bilhões para estatais

  • 05/12/2025

    Mega-Sena 2947 acumula e prêmio vai a R$ 12 milhões, 5 de dezembro de 2025, Mega-Sena - Meus Conteúdos Comentado em Loteria: Mega-Sena acumula e prêmio principal sobe para R$ 12 milhões

  • 05/12/2025

    João Fonseca x Carlos Alcaraz e mais: programação do Miami Invitational, 5 de dezembro de 2025, João Fonseca - Meus Conteúdos Comentado em Digital: João Fonseca lidera buscas no Google Brasil e supera Trump após temporada histórica no tênis

Últimas Notícias

  • Política: Alece conquista Selo Diamante e entra no grupo das instituições mais transparentes do Brasil0
    Política: Alece conquista Selo Diamante e entra no grupo das instituições mais transparentes do Brasil Assembleia Legislativa do Ceará recebe a certificação máxima do Programa Nacional de Transparência Pública e se destaca como a única do Nordeste a alcançar o selo em 2025
    07/12/2025
  • Política: Audic Mota se reúne com Elmano e consolida estratégia para disputar vaga federal em 20260
    Política: Audic Mota se reúne com Elmano e consolida estratégia para disputar vaga federal em 2026 Deputado estadual reforça alinhamento com o governador e amplia articulação regional para fortalecer o projeto político governista no Ceará
    07/12/2025
  • Futebol: Última rodada do Brasileirão define vagas, rebaixamento e premiações; veja como chegam os clubes0
    Futebol: Última rodada do Brasileirão define vagas, rebaixamento e premiações; veja como chegam os clubes Com o título já garantido pelo Flamengo, a rodada final do Campeonato Brasileiro 2025 ainda reserva disputas acirradas por Libertadores, Sul-Americana e pela permanência na Série A
    07/12/2025
  • Política: PT volta a defender criação do Ministério da Segurança Pública de olho nas eleições de 20260
    Política: PT volta a defender criação do Ministério da Segurança Pública de olho nas eleições de 2026 Partido retoma proposta da pasta exclusiva e avalia incluir tema no programa de governo para a próxima eleição
    07/12/2025
  • Metanol: Primeiro caso de intoxicação por metanol em licor é confirmado em Mauá, na Grande SP0
    Metanol: Primeiro caso de intoxicação por metanol em licor é confirmado em Mauá, na Grande SP Homem de 47 anos apresentou sintomas graves após consumir bebida em bares; Estado já registra dez mortes por ingestão de produtos adulterados
    07/12/2025
  • Alerta: Golpe do falso advogado dispara no país e especialistas alertam para cuidados essenciais0
    Alerta: Golpe do falso advogado dispara no país e especialistas alertam para cuidados essenciais Criminosos se passam por escritórios jurídicos, usam documentos reais e até inteligência artificial; OAB cria força-tarefa para combater fraudes
    07/12/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas