O setor de eventos sempre foi um mercado muito promissor e uma ferramenta importante para que as marcas pudessem se comunicar com os consumidores. Dessa forma, a crescente do mercado é reflexo do novo perfil da sociedade, ou seja, as pessoas estão consumindo cada vez mais, gerando mais demanda para o setor e elevando os números.
Em 2019, caminhávamos para um futuro próspero. Em particular, minha agência havia registrado um crescimento de mais de 200% em relação ao ano anterior e projetávamos mais 80% para 2020. Contudo, a crise ocasionada pela pandemia da covid-19 nos tirou do prumo e trocou a expectativa por um grande ponto de interrogação.
Desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020, a recomendação dos órgãos regulamentadores foi de evitar aglomerações para prevenir o contágio pela doença. A consequência disso foi o adiamento e cancelamento de grandes e tradicionais eventos em todo o mundo. Segundo estudo da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), 51,9% dos eventos previstos para ocorrer neste período foram cancelados ou adiados.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Contudo, foi preciso criar novas metas. De maneira geral, a necessidade fez com o setor se redesenhasse como um todo e, indiretamente, iniciasse um processo de transformação rumo ao futuro. O digital veio mais forte do que nunca, o híbrido permitiu que expandíssemos nossos horizontes e o isolamento social fez com que voltássemos a valorizar os encontros.
Passado o ‘modo sobrevivência’, exigido da noite para o dia, 2022 chegou cheio de esperança e, de fato, a retomada aconteceu. Segundo dados da Abrape, no ano passado o mercado de eventos apresentou um crescimento de 400%, em relação a 2020, movimentando cerca de R$ 75,4 bilhões em consumo e gerando R$ 4,65 bilhões em impostos federais. Responsável por cerca 4,32% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional em 2022, o setor ainda gerou mais de 2 milhões de empregos durante o ano.
Nós, aqui na agência, aproveitamos esse tempo para realinhar nossos objetivos, consolidar nossa marca dentro do que acreditamos e voltarmos ainda mais fortes. Hoje, somos uma empresa com a expertise em ESG necessária para a realização de eventos, o que permite uma sustentação de como nos posicionamos para o mercado no sentido de que todo e qualquer evento produzido por nós terá a preocupação com o social, ambiental e o corporativo.
Nosso crescimento acompanha o mercado, afinal, com o consumidor aquecido e com uma nova personalidade, ansiosa por novas experiências e mais disposta a aproveitar e participar, permite com que possamos desenvolver o melhor e voltarmos à normalidade.
A expectativa é de um sabor de quero mais para 2023. Segundo o portal Feiras do Brasil, em 2022, o calendário nacional de eventos corporativos apresentou um aumento de 160% em relação ao ano anterior. Para esse ano, a expectativa é de que mais de 4 mil feiras, congressos e cerimônias profissionais aconteçam no Brasil. Ficaremos de olho e apostos para conquistar e crescer ainda mais.
Mônica Schimenes é fundadora e CEO da MCM Brand Experience, grupo de comunicação integrada com atuação nacional e internacional, comprometido com a performance e responsável com a diversidade e inclusão, certificada com o selo de Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo. Em 2017, conseguiu elevar a empresa graças ao Programa de Mentoria para Fornecedores de Diversidade da Monsanto, pelo qual foram selecionados. Está presidente do Conselho de Empresárias da WEConnect International do Brasil, foi eleita “Mulher Empreendedora Global do Ano” pela WEConnect International, reconhecida como empreendedora Global pela IWEC International e é participante do programa Winning Women da EY. Com mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de marketing, comunicação e eventos, é responsável por contas como: IBM Brasil, BASF, Johnson & Johnson, Nestlé, Google, Suvinil, Dell, Unilever e outros. Realiza importantes palestras, com os temas: “O Feminino da Voz”, sobre empoderamento feminino, “Essência”, uma palestra biográfica motivacional, “A voz sua marca”, sobre branding e “Todos os tons da Inclusão”, um convite aos temas, diversidade, inclusão e sustentabilidade. É musicista, cantora, casada e mãe do Léo.
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz.
Leia também | Justiça tributária é possível mesmo sem reforma