Ainda em shock: entrar nessa estrutura de mais de 30.000 metros quadrados no meio do Aterro da Praia de Iracema. Espaços claramente bem aproveitados, com exposições, mercados, shows, desfiles, workshops, palestras, apresentações, homenagens e até locais para deixar mascotes com cuidadores. Cores, movimentos, luzes, texturas, alta qualidade em moda e desenho, e o melhor: para todo mundo ver de graça.
Neste ano, Dragão Fashion Brasil vem romper com a tendência mundial da moda de restringir cada vez mais os públicos e apontar (principalmente) àqueles com maior poder aquisitivo. Se a moda autoral é uma arte, o DFB mais uma vez demonstrou que a arte e a cultura devem chegar às multidões – elas saberão apreciar. Ao longo dos seus 5 dias de programação, o DFB 2022 nos ofereceu novas tendências misturadas às tradições; juntando os novos talentos das grifes já consagradas; destacando-se especialmente o programa “100% Ceará”, que garante a produção de peças de qualidade com participação total de profissionais e recursos cearenses ao longo de toda a cadeia produtiva.
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Cláudio Silveira, criador e CEO do maior festival de moda autoral da América Latina (e um dos maiores do mundo), foi visto percorrendo cada espaço da imponente estrutura. Uma equipe de mais de 150 pessoas trabalhando diretamente e sem pausa entre os dias 24 e 29 de maio, hoje pode comemorar: lounges aconchegantes na areia da praia e frente ao mega-palco, aulas com os maiores nomes da produção têxtil do Brasil, marqueteiros internacionais compartilhando suas estratégias com os presentes e mais de 50 veículos de imprensa de nível mundial, expondo a magnitude do evento para o Brasil e o mundo.
A volta em formato presencial do Dragão Fashion Brasil é muito mais do que moda na passarela. Significa o retorno ao campo de inúmeros profissionais e empresas fortemente afetados pelos dois anos de pandemia. Modelos, designers, atores, músicos, cenografistas, maquiadores, estilistas, empresários, recepcionistas e muitos outros que voltaram “ao trampo” graças à proposta diversificada e integradora do DFB. Para o Ceará, – mais uma vez – um luxo.
As quatro grandes federações do setor têxtil que apoiaram o festival, assim como os patrocinadores e parceiros, puderam ver como nos últimos dias o público presente já os conhecia de cor, e gravava os vídeos de anúncios projetados na tela. Bom resultado de branding e posicionamento de marca, com essa evidência de “recall” Inclusive o da FASHINNOVATION, plataforma internacional de inovação em moda que participou como parceiro e mídia presente.
Alguns desfiles destacados: a coleção “Terra Luz”da jovem designer Sherida, que trouxe muita intensidade e vibração positiva para sair destes dois anos desafiadores. A coleção “100% Ceará”, do grupo de grifes e designers que compõem a entidade, demonstrando que podem ser feitas peças de qualidade e beleza, com material e pessoas “da terra”. E claro, as das importantes marcas “Blue Sand” e “Banana Urbana”, assim como da querida Baba (levando ambiente forrozeiro na passarela) e a estilosa Theresa Montegegro (designer muito querida por celebridades e influencers). Os já reconhecidos Ivanildo Nunes e Lindemberg experimentaram ousadamente com suas coleções inspiradas em emoções e borboletas. Quem perdeu, acesse os vídeos no site do DFB e nas mídias sociais.
O Dragão Fashion Brasil Festival 2022 realmente foi marcado pela ORIGINALIDADE e OUSADIA, como proposta integradora, como ensamblador de forças e recursos de diversos setores em prol dos criadores de moda locais e da indústria. Originalidade amplamente observada na passarelas e exposições também. E ousadia que, sem dúvidas, garantirá a continuidade do DFB e dos eventos vinculados a ele, por longos anos.
César A. Martín é jornalista e Head of PR da FASHINNOVATION.
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2 Comments
Fantástica, reportagem, inédita, bastante criativa, histórica para o Estado do Ceará, Cesar Martins, vc faz o diferencial na escrita e a sua competência é inigualável. Grande admiração e com grande impacto para a sociedade cearense. Ameii 😍
Belíssimo trabalho César Martins, parabéns pelo trabalho.