Desenvolver um negócio do zero ou manter uma corporação saudável, com crescimento escalável e lucro constante, requer muito cuidado e uma atenção redobrada por parte dos empreendedores em todas as áreas, principalmente porque qualquer falha ou deslize pode ser fatal.
Um levantamento feito pela Serasa Experian aponta que o número de pedido de falência das empresas em janeiro deste ano aumentou cerca de 56,5%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Isso ocorre principalmente entre as micro e pequenas empresas e os fatores que motivaram isso são falta de gestão, dificuldade de ter capital de giro e número elevado de dívidas. Outro estudo desenvolvido pela instituição mostra que a quantidade de companhias com dificuldades financeiras que solicitaram falência cresceu em 80% no país, entre janeiro de 2021 a janeiro de 2023.
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Pensando em diminuir esses índices, Dario Perez, CEO da Hyper Group, grupo de soluções, com a premissa de auxiliar empresas de diversos segmentos em seus processos de escala, por meio de melhores práticas de gestão, tecnologia e marketing, lista cinco pilares que podem ser determinantes para o sucesso dos negócios.
1- Governança: Esse é um fator que, normalmente, os empreendedores têm menos conhecimento, mas que é de extrema importância para o andamento dos negócios. Nesse caso, é valido destacar três itens: acordo societário – onde todos os sócios devem delimitar as regras e estipular as suas funções para que não haja conflito de responsabilidades e falta de transparência; marca – ela representa a identidade de uma empresa, então é importante fazer um processo de marca para assegurar que tenha outra companhia com o mesmo nome, isso vai ajudar na construção do negócio e comercialização dos produtos e serviços; e Partnership – usada pelos empreendedores para captar e reter profissionais altamente qualificados, como oferecer participação nos lucros e transmitir a sensação de pertencimento do negócio.
2- Pessoas: Esse é o ponto-chave de qualquer negócio e que envolve quatro pontos fundamentais: Cultura – será possível direcionar as pessoas nos momentos mais complexos e de adversidade onde surge um problema que nunca foi dito ou resolvido e assim, por meio dele, os colaboradores saberão agir e ajudar nas tomadas de decisão; liderança – nesse caso, o papel do líder é transmitir a cultura diária na ausência dos sócios ou CEO´s e ser o exemplo para seu time; treinamento – é fundamental para manter um alto nível e padrão de entrega em um mercado altamente competitivo; ambiente – é imprescindível criar um local com benefícios, com estabilidade emocional e colaborativo.
3- Finanças: É preciso desenvolver um planejamento orçamentário com tudo o que será gasto no seu negócio. Além disso, é importante implementar um sistema financeiro automatizado que seja fácil e prático. Outro ponto que necessita de atenção é com relação aos impostos e governos, pois muitas empresas abrem falência porque não sabem controlar a parte tributária e suas burocracias. Outro fator importante é com relação a precificação, e para isso é fundamental olhar a concorrência, o custo e os clientes.
4 – Produto: O grande erro é a forma como as pessoas criam um produto. Para desenvolver um produto assertivo é preciso se atentar ao empacotamento – criar uma forma de mostrar ao cliente o que está fazendo, que vai desde a caixa até o ponto de venda com o objetivo de valorizá-lo. Além disso, é importante desenhar a jornada do consumidor no produto, pois vai fazer com que as marcas entendam os pontos de contato que os clientes têm no processo de compra e uso. Isso faz toda a diferença para entender os pontos a serem melhorados e os atritos que não entregam uma boa experiência para o público.
5 – Processos: É possível dividir esse pilar em três pontos: fluxo – todo o processo precisa necessariamente ter um fluxo bem definido, isso evita que eles fiquem truncados e haja erros; sistema – implementar e segui-lo já é muito dolorido no ambiente corporativo, por isso contar com uma sistematização faz com que o fluxo se torne mais simples, fácil e prático; controle – além de ter um fluxo e sistema é imprescindível que haja um controle para monitorar, ajustar e implementar e até mesmo se replanejar se esses processos fazem sentido. Ou seja, é importante ressaltar que ele é fundamental para dar escala para os negócios.
Dario Perez é CEO da Hyper Group, grupo de soluções, com a premissa de auxiliar empresas de diversos segmentos em seus processos de escala, por meio de melhores práticas de gestão, tecnologia e marketing
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Dario Perez
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