logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Homenagem: Pianista Paulo Rodrigo recebe homenagem na Alece em celebração ao Dia do Músico
Homenagem: Pianista Paulo Rodrigo recebe homenagem na Alece em celebração ao Dia do Músico
24/11/2025
Justiça: Bolsonaro não apresenta novos recursos ao STF e processo do golpe entra na reta final
Justiça: Bolsonaro não apresenta novos recursos ao STF e processo do golpe entra na reta final
25/11/2025
Exibir tudo

Opinião: Bolsonaro, a tornozeleira e o tabuleiro de 2026: Justiça e Política tensionadas  Por Rodrigo Augusto Prando, Sociólogo e cientista político da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

STF: O que acontece agora com o ex-presidente Bolsonaro após condenação a 27 anos de prisão

Ex-presidente Jair Bolsonaro em sua casa em Brasília onde cumpre prisão domiciliar | Foto: REUTERS/Diego Herculano

A Polícia Federal (PF) cumpriu, no dia 22 de novembro, o mandado de prisão preventiva expedido em desfavor do ex-presidente Jair Bolsonaro, que já se encontrava preso em regime domiciliar. Os fatos, narrados pela mídia e confirmados na leitura da Petição 14.129, do Distrito Federal, indicam os elementos que levaram à decretação da prisão e à permanência de Bolsonaro na Superintendência da PF, em Brasília.

Um dia antes, o senador Flávio Bolsonaro havia publicado nas redes sociais um chamamento de manifestantes para uma “vigília pela saúde de Bolsonaro e pela liberdade do Brasil”. A referida vigília seria realizada no local de cumprimento de sua prisão domiciliar e, por isso, segundo a PF, tal aglomeração poderia se desdobrar em ações semelhantes às dos acampamentos em frente aos quartéis do Exército e até de manifestações similares às que desembocaram nos ataques de 8 de janeiro de 2023.

Segundo a Petição 14.192, o vídeo de Flávio Bolsonaro é considerado “beligerante em relação ao Poder Judiciário, notadamente o Supremo Tribunal Federal, em reiteração da narrativa falsa no sentido de que a condenação do réu Jair Messias Bolsonaro seria consequência de uma ‘perseguição’ e de uma ‘ditadura’ desta Suprema Corte”. Contudo, não foi apenas esse episódio o determinante para a prisão. Vejamos.

Ainda de acordo com a ordem de prisão: “Além disso, o Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal comunicou a esta Suprema Corte a ocorrência de violação do equipamento de monitoramento eletrônico do réu Jair Messias Bolsonaro, às 0h08min do dia 22/11/2025. A informação constata a intenção do condenado de romper a tornozeleira eletrônica para garantir êxito em sua fuga, facilitada pela confusão causada pela manifestação convocada pelo seu filho”.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Em síntese: a PF e o STF entenderam que há indícios suficientes de uma articulação que previa conjugar uma manifestação nas adjacências da residência de Bolsonaro com uma fuga para alguma embaixada, já que estaria sem a tornozeleira eletrônica. Ressalte-se, ainda, que “um dos filhos de Bolsonaro agiu de maneira traiçoeira contra o próprio país, inclusive abandonando seu mandato parlamentar. Na sequência, o outro filho do líder da organização, Flávio Bolsonaro, insultando a Justiça de seu país, pretende reeditar acampamentos golpistas e causar caos social no Brasil, ignorando sua responsabilidade como senador da República”.

A ordem de prisão, expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, destacou que se deveria resguardar e respeitar a dignidade do ex-presidente, sem o uso de algemas e sem qualquer exposição midiática. O fato, aqui, é incontornável e coloca em risco a estratégia da defesa de Bolsonaro de, ao fim do julgamento, com o trânsito em julgado, possibilitar que o ex-presidente permanecesse em prisão domiciliar. As ações de Flávio Bolsonaro e de Jair Bolsonaro, convocando manifestações e tentando romper a tornozeleira, respectivamente, colocam obstáculos à prisão domiciliar e complicam a situação do ex-presidente.

Politicamente, teremos, por certo, um aumento da temperatura e das tensões entre os atores políticos, sejam os bolsonaristas, sejam os governistas. Após a prisão, as redes sociais, de um lado e de outro, foram mobilizadas e a repercussão da prisão preventiva se intensificou na mídia.

Ademais, na segunda-feira, 24 de novembro, os bolsonaristas usaram os espaços institucionais para defender Bolsonaro e atacar o STF. Duas hipóteses podem ser consideradas: a primeira é a de que manifestações podem tomar as ruas e até gerar episódios de violência; a outra possibilidade é que, com esse novo capítulo, a direita possa acelerar a “virada de página” e pensar no nome capaz de herdar o espólio político e eleitoral de Bolsonaro.

Em relação às possíveis manifestações violentas, a memória recente estará presente entre aqueles que foram julgados, presos e condenados no 8 de janeiro e, também, nas condenações do núcleo crucial da trama golpista. As instituições — o STF à frente — não indicam tolerar novos atos de ataque à democracia e às decisões judiciais.

A vida de Bolsonaro está, doravante, mais complicada. As paixões afloram: uns brindam e comemoram; outros, por sua vez, protestam por entenderem que ocorre uma injustiça. O tabuleiro do xadrez político é movimentado com vistas às eleições de 2026.


Rodrigo Augusto Prando, Sociólogo e cientista político da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)


O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz.

Rodrigo Augusto Prando | Foto: divulgação

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi eleita como a melhor instituição de educação privada do Estado de São Paulo em 2025, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2025 (RUF). Segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, o Guia da Faculdade Quero Educação e Estadão, é também reconhecida entre as melhores instituições de ensino da América do Sul. Com mais de 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pela UPM contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Leia também | Rota do Trem impulsiona desenvolvimento sustentável e inovação no Maciço de Baturité

Turismo: Rota do Trem impulsiona desenvolvimento sustentável e inovação no Maciço de Baturité

Tags: Jair Bolsonaro, prisão preventiva, tornozeleira eletrônica, Polícia Federal, STF, Alexandre de Moraes, Flávio Bolsonaro, política brasileira, eleições 2026, manifestação bolsonarista, crise institucional, segurança pública, democracia, 8 de janeiro, cenário eleitoral, articulação política, análise política, Judiciário, PF Brasília, Petição 14129, política nacional

Compartilhar

Artigos Relacionados

SEO da Inteligência Artificial: o novo palanque da política em 2026

Especialistas apontam que campanhas que dominarem estratégias de IA terão vantagem competitiva no ambiente digital | Foto: reprodução

04/12/2025

Opinião: SEO da Inteligência Artificial: o novo palanque da política em 2026 Por Marcelo Bissuh, fundador da Nomos


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 05/12/2025

    Mega-Sena 2947 acumula e prêmio vai a R$ 12 milhões, 5 de dezembro de 2025, Mega-Sena - Meus Conteúdos Comentado em Loteria: Mega-Sena acumula e prêmio principal sobe para R$ 12 milhões

  • 05/12/2025

    João Fonseca x Carlos Alcaraz e mais: programação do Miami Invitational, 5 de dezembro de 2025, João Fonseca - Meus Conteúdos Comentado em Digital: João Fonseca lidera buscas no Google Brasil e supera Trump após temporada histórica no tênis

  • 05/12/2025

    Brasileirão 2025: veja os resultados dessa semana pela 37ª rodada, 5 de dezembro de 2025, Brasileirão - Meus Conteúdos Comentado em Futebol: Brasileirão 2025: veja quais clubes chegam à 38ª rodada sem mais objetivos na competição

  • 05/12/2025

    news-1764931726941-1298 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: Operação Falso Mercúrio bloqueia até R$ 6 bilhões do crime organizado em São Paulo

  • 04/12/2025

    berita kampus Comentado em Tecnologia: Fortaleza se consolida como hub digital e recebe relógio atômico de césio no datacenter da Etice

  • 04/12/2025

    news-1764886929909-1278 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: MPCE deflagra operações contra agentes de segurança suspeitos de extorsão, tortura e outros crimes

Últimas Notícias

  • Internacional: Escândalo de apostas provoca onda de prisões e expõe crise no futebol turco0
    Internacional: Escândalo de apostas provoca onda de prisões e expõe crise no futebol turco Jogadores de grandes clubes, árbitros e dirigentes estão entre os detidos em operação que mira corrupção e manipulação de resultados
    05/12/2025
  • STF marca para fevereiro de 2026 o julgamento do caso Marielle Franco0
    Justiça: STF marca para fevereiro de 2026 o julgamento do caso Marielle Franco Primeira Turma analisará, nos dias 24 e 25 de fevereiro, processo que aponta mandantes e operadores do assassinato da vereadora e de Anderson Gomes
    05/12/2025
  • Fortaleza realiza “Futebol Delas Contra a Violência” para reforçar combate à violência contra as mulheres0
    Mobilização: Fortaleza realiza “Futebol Delas Contra a Violência” para reforçar combate à violência contra as mulheres Ação integra a campanha dos 21 Dias de Ativismo e reúne times femininos da Guarda Municipal e da Polícia Militar em partida simbólica no próximo dia 8
    05/12/2025
  • Brasileirão 2025: veja quais clubes chegam à 38ª rodada sem mais objetivos na competição1
    Futebol: Brasileirão 2025: veja quais clubes chegam à 38ª rodada sem mais objetivos na competição Com título já decidido, última rodada terá foco na luta contra o rebaixamento e vaga final na Libertadores
    05/12/2025
  • Juventude: Sana E-Sports 2025 reúne 2 mil estudantes e fortalece cenário gamer no Ceará0
    Juventude: Sana E-Sports 2025 reúne 2 mil estudantes e fortalece cenário gamer no Ceará Torneio mobiliza jovens de 30 municípios e realiza final presencial com 200 competidores no Cuca José Walter
    05/12/2025
  • Futebol: Sorteio define nesta sexta (5) os grupos da Copa do Mundo de 20260
    Futebol: Sorteio define nesta sexta (5) os grupos da Copa do Mundo de 2026 Evento em Washington organiza as 48 seleções em 12 grupos; Brasil é cabeça de chave no pote 1
    05/12/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas