logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Negócios: Ceará Global Clusters destaca vantagens competitivas do Estado em evento virtual
Negócios Vantagens competitivas do Estado são destaque na abertura do Ceará Global Clusters
15/10/2021
Atentado: 7 pessoas morrem e 13 ficaram feridas em novo ataque à bomba em mesquita Xiita no Afeganistão
Atentado Sobe para 16 o número de mortos em novo ataque à bomba em mesquita xiita no Afeganistão
15/10/2021
Exibir tudo

Opinião Até quanto a “whatsdependência” é saudável e afeta a produtividade? Por João Paulo Borges

Opinião: Até quanto a “whatsdependência” é saudável e afeta a produtividade?

Foto: iStock/Portal Comunique-se

Há cinco anos, dedico-me ao estudo da comunicação pelo WhatsApp e, desde então, compartilho dicas e reflexões por meio de artigos, palestras e mentorias sobre o uso estratégico do aplicativo mais popular do Brasil, com mais de 120 milhões de usuários.

No dia 4 de outubro, ocasião em que ministrei uma palestra sobre o assunto em Brasília, por volta das 12h30 recebi e enviei a última mensagem pelo aplicativo. Depois de alguns minutos sem nenhuma notificação, comecei a achar estranho. Por algum momento, assim como a maioria dos usuários, pensei que era algum problema com a minha internet, conexão ou smartphone. Depois de tentativas de desligar e ligar o wi-fi e reiniciar o celular, vi que não era um problema comigo, mas possivelmente com as plataformas. 

“Não lembro de termos ficado tantas horas sem conexão e acesso ao WhatsApp. A experiência inusitada foi uma ótima oportunidade de reflexão.”

JOÃO PAULO BORGES, jornalista especialista em Ciência Política

Corri para o Twitter, a melhor rede social para se informar sobre os acontecimentos em tempo real. Digitei “WhatsApp” na busca e descobri que era uma pane geral nas empresas do grupo Facebook. Num primeiro momento, fiquei na praça pública de twitteiros lendo e me divertindo com os memes. Pensei: logo tudo volta ao normal e a vida hiperconectada continua. Ledo engano. Passaram-se cinco horas e… nada.

Não lembro de termos ficado tantas horas sem conexão e acesso ao WhatsApp. A experiência inusitada foi uma ótima oportunidade de reflexão. Digo sempre: precisamos utilizar o WhatsApp com sabedoria e a nosso favor. Comecei a palestra sem que o aplicativo tivesse voltado. Propus aos participantes do evento presencial que refletissem sobre como nos tornamos “whatsdependentes”. Quando terminei minha apresentação, enfim, o mensageiro tinha voltado a funcionar normalmente.

Era hora de enviar aquela mensagem para as pessoas que acompanham meu trabalho dedicado ao estudo da ferramenta e estão conectadas comigo por meio dela e perguntar para elas: como foi seu dia com horas sem WhatsApp? Recebi respostas surpreendentes e ótimas reflexões que merecem ser compartilhadas. Para alguns, foram horas de pânico e desespero. Para muitos, no entanto, foram momentos de paz e alívio. Como certos comentários que recebi, foi “um misto de graças a Deus e Deus me ajude!”.

Enfim, seguem abaixo alguns relatos que nos fazem refletir sobre o quanto somos “whatsdependentes” e como isso impacta em nossa saúde, principalmente mental, e afeta a produtividade nos dias atuais.

Confira relatos sobre a queda do WhatsApp e a “whatsdependência”:

Criamos uma dependência, e ficamos mal acostumados, nos moldamos as facilidades, hoje ninguém mais se utilize de um telefone fixo, celular só serve pra se conectar nas mídias, WhatsApp, Instagram, Internet Bank e outras facilidades. É como você usar um relógio de pulso, coisa que também já não se usa, e a bateria descarregar, aí você não sabe que horas são. Você fica perdido, receio de atrasar nos compromissos. A falta do Wats foi como um relógio sem bateria.

Percebi o quanto estamos dependentes deste aplicativo. Sensação que o mundo parou. Foi difícil reagir e usar o aparelho telefônico. Eu mesma não atendia mais ligações… Só gosto de conversar pelo WhatsApp, e escrevendo. Não faço áudio.

Voltamos a utilizar a ligação telefônica, um pouco de e-mail e também o Telegram. Na verdade, foi tranquilo. Até melhor, confesso. O dia foi mais produtivo.

Senti-me deslocada. Logo tratei de buscar outras formas de comunicação para contato, especialmente com as pessoas próximas. O WhatsApp passa uma sensação de segurança, ou quem sabe, uma falsa sensação de domínio sobre o que está acontecendo ao nosso redor.

Atrapalhou muito pela dinâmica que a ferramenta nos proporciona. Aprendemos a ganhar tempo e agilidade com ela, mas também deu uma folga que a gente não sabe mais como ter. Por vezes, precisamos desligar e não sabemos como.

Por ter desinstalado o Telegram, que ficou em segundo plano e sem contatos frequentes, resolvi as urgências por SMS e telefonemas. Fez falta, mas ninguém morreu.

Foi até legal, ver tanta gente se batendo atrás de solução para se comunicar. Foi um dia menos estressante, mas, é claro, precisamos dele. Mas que tal a ideia: um ou dois dias por semana todo mundo ao mesmo tempo sem WhatsApp para  desestressar?

Como um dia de liberdade, embora tenha alertado para nossa dependência absurda pela ferramenta. Mas, foi uma segunda-feira tranquila.

Consegui tirar pendências da minha lista, sentei para escrever sem interrupções e estava estudando com a minha filha, até que voltou tudo e já fiquei com atenção difusa.

Muitas reflexões, mas a principal é a de que não podemos ficar refém de um só meio de comunicação/interação. Imagina as empresas de delivery que não dispunham de outro meio de contato com o cliente.

Dois clientes me ligaram para finalizarmos as produções. Senti esta “proximidade” de voz muito boa em uma negociação. Ouvir o tom da voz dos clientes satisfeitos com o fechamento dessa contratação foi muito bom, passou segurança.

A inovação é realmente impressionante. Estamos tão atrelados a ela, que perdemos a noção de que podemos nos comunicar mesmo sem Whatsapp. Mas confesso que ficar sem receber informações de forma rápida foi uma experiência, no mínimo, interessante.

Por um lado, passei por um processo de “desintoxicação” e percebi o quanto já estamos reféns dessa plataforma. Admito que rendi mais no trabalho, voltei a utilizar o telefone e o e-mail. No final das contas, penso que foi uma ótima experiência.

Parece que ficamos um dia sem sol. Outra coisa é que muita, mas muita gente lembrou que existe telefone para ligar, SMS para enviar mensagens e o mundo real para socializar na vida.


João Paulo Borges é jornalista, especialista em ciência política pela Universidade de Brasília (UnB), com 12 anos de experiência em assessoria de comunicação política, institucional e empresarial. Atuou em Brasília de 2007 a 2011, onde assessorou dois deputados federais. Há oito anos trabalha em Florianópolis. Em 2019, concluiu o masterclass de marketing e comunicação política ministrado pelo professor Marcelo Vitorino na ESPM. Até janeiro de 2019, foi um dos responsáveis pela comunicação da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Na entidade, apresentou, planejou e operacionalizou o projeto de implantação de um canal institucional para distribuição de mensagens pelo WhatsApp — ação pioneira entre entidades representativas. Dedica-se ao estudo da comunicação pelo WhatsApp desde 2016, publicou artigos com reflexões sobre o tema no Portal Comunique-se e prestou consultoria para implantação de mais de 10 canais oficiais e institucionais para distribuição de informações pelo mensageiro.


Conteúdo original publicado no Portal Comunique-se

O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz@gmail.com.


Leia também | Em meio a atentados, Fifa confirma a retirada de 100 jogadores e familiares do Afeganistão

Compartilhar

Artigos Relacionados

Opinião: O voto nasce no percurso

Congresso Nacional, em Brasília | Foto: reprodução

27/01/2026

Opinião: O voto nasce no percurso Por Harley Dias, estrategista político, especialista em Comunicação e Marketing Político


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade0
    Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade Nova decisão autoriza venda de canabidiol em farmácias de manipulação e amplia acesso a tratamentos com maior concentração de canabinoides
    28/01/2026
  • Tecnologia: Ceará Conectado conclui 2ª fase e amplia acesso à internet gratuita em 137 municípios0
    Tecnologia: Ceará Conectado conclui 2ª fase e amplia acesso à internet gratuita em 137 municípios Programa executado pela Etice reforça inclusão digital e prepara terceira etapa para alcançar todo o território cearense
    28/01/2026
  • Saúde: Nutricionista ferida em mergulho volta a mover o braço após tratamento experimental brasileiro0
    Saúde: Nutricionista ferida em mergulho volta a mover o braço após tratamento experimental brasileiro Internada em hospital privado, Flávia Bueno apresenta sinais de resposta motora após uso de proteína polilaminina; família arrecada recursos para custear tratamento
    28/01/2026
  • Meio Ambiente: Observatório do Clima entrega ao governo recomendações para transição energética justa0
    Meio Ambiente: Observatório do Clima entrega ao governo recomendações para transição energética justa Organizações defendem redução gradual da produção de petróleo e avanço acelerado das fontes limpas no Brasil
    28/01/2026
  • Educação: Inep passa a emitir declaração de conclusão do ensino médio a partir desta sexta-feira0
    Educação: Inep passa a emitir declaração de conclusão do ensino médio a partir desta sexta-feira Documento poderá ser solicitado online por estudantes que fizeram o Enem e atingiram a pontuação mínima exigida
    28/01/2026
  • Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump0
    Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump Presidente defende diálogo direto com líder norte-americano para fortalecer relações bilaterais
    28/01/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas