logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Pandemia: Brasil registra 640 mortes e 179,8 mil casos de covid-19 no sábado
Pandemia Brasil registra 640 mortes e 179,8 mil casos de covid-19 no sábado
30/01/2022
Leão estreia neste domingo, na Arena Castelão. | Foto: Divulgação/ Fortaleza EC
Copa do Nordeste Fortaleza x Sousa: desfalques, escalações e arbitragem
30/01/2022
Exibir tudo

Opinião A lição da caatinga e do sertão Por Roberto Cláudio, médico sanitarista, político, ex-prefeito de Fortaleza

Opinião: A lição da caatinga e do sertão

O bioma caatinga é exclusivamente brasileiro, compreendendo cerca de 11% do território nacional e 70% da nossa Região Nordeste | Foto: reprodução

Nos últimos dias, tive a oportunidade de viajar pelo interior do Ceará e pude constatar que a vegetação que cobre o nosso solo cristalino, só em receber as primeiras precipitações de nossa estação de chuvas, já se recompõe em sua folhagem.

O que chamamos de inverno neste pedaço do Nordeste é, na verdade, a estação de chuvas de verão de outras regiões. E como é bonito o processo de recomposição da cobertura vegetal do nosso sertão, cuja vegetação é formada por plantas que estão adaptadas a climas desérticos e semiáridos.

O nosso bioma caatinga é exclusivamente brasileiro, compreendendo cerca de 11% do território nacional e 70% da nossa Região Nordeste.

Com grande biodiversidade, a caatinga, concentrada na Região Nordeste, é adaptada à escassez de chuva e como forma de garantir o armazenamento da água, com suas raízes cobrindo o solo, faz cair suas folhas, que retornam, se revigoram e voltam a vicejar logo que chegam as primeiras chuvas. É muito bonito ver como se revestem da folhagem as espécies da nossa flora como o juazeiro, a macambúzia e o ipê-roxo.

>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<

De acordo com os estudos, o nome caatinga é de origem tupi-guarani e significa “mata branca”, termo atribuído ao aspecto esbranquiçado dos troncos de árvore em virtude do clima seco. Mas me permitam a emoção de ver como está ficando a vegetação que cobre cerca de 840 km2 do Nordeste, visto que o bioma caatinga está presente nos estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia, além de uma parte de Minas Gerais, onde vivem cerca de 30 milhões de pessoas.

Claro que a sobrevivência dessa população, assim como a flora, exige técnicas de convivência com a escassez hídrica. O desafio de sobreviver no sertão, na caatinga, na adversidade climática, sempre exige a demanda por tecnologias como a açudagem e a cisterna para o armazenamento de água da chuva. É assim que se vai servir para o abastecimento humano durante os períodos de estiagem, por exemplo.

Claro que vendo o “milagre” da “ressurreição vegetal” no sertão, na caatinga, meu coração brasileiro pulsa no compasso da reconstrução do mais genuíno sentimento de brasilidade que quer ver a recomposição plena de nossa cena nacional, falando, agora, dos destinos do nosso País.

Tenho certeza de que nos recônditos da alma brasileira, a nossa gente guardou reservas de energia esperando esse momento da restauração. Um sentimento de amor ao nosso País que vai aflorar sempre aos primeiros pingos da participação democrática como resultante do debate que se avizinha, agora, com o calendário eleitoral de 2022. Vivemos tempos difíceis e sombrios, é verdade. Mas nada que nos deva desanimar ou que nos esgote completamente as energias.

Vou aqui buscar inspiração na sabedoria e virtuosidade do nosso irmão nordestino Geraldo Vandré, lá da Paraíba, que ao compor “Arueira” disse:

 “Vim de longe, vou mais longe
Quem tem fé vai me esperar
Escrevendo numa conta
Pra junto a gente cobrar
No dia que já vem vindo
Que esse mundo vai virar …
 Madeira de dar em doido
Vai descer até quebrar
É a volta do cipó de arueira
No lombo de quem mandou dar”. 

Minha genuína esperança brasileira é como a certeza da recomposição vegetal do meu sertão. É bom lembrar que apesar da aridez do solo e do clima com pouca água, a caatinga sempre abriga uma grande biodiversidade, o que pode ser comparado à multiplicidade de matrizes que nos recolocam sentimentos de resistência, de resiliência e, sobretudo, de disposição para a luta, na defesa de valores democráticos que buscam defender os elevados interesses da ampla maioria da nossa gente.

A eleição de 2022 está bem aí e a trilha sonora combina, por excelência, com a canção do Vandré:

“Vim de longe, vou mais longe
Quem tem fé vai me esperar
Escrevendo numa conta
Pra junto a gente cobrar”!!!!

Roberto Claudio Rodrigues Bezerra foi por duas vezes (2013 a 2020) prefeito de Fortaleza (CE), cidade na qual é o presidente do Diretório Municipal do PDT. É médico sanitarista, com PhD em Saúde Pública pela Universidade do Arizona.

Conteúdo original publicado no site Congresso em Foco 


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz@gmail.com.

Roberto Claudio, ex-prefeito de Fortaleza

Leia também | Praia em Fernando de Noronha segue fechada após ataque de tubarão a menina de 8 anos

Em alerta Praia em Fernando de Noronha segue fechada após ataque de tubarão a menina de 8 anos
Compartilhar

Artigos Relacionados

Opinião: o sistema financeiro está sendo reconstruído

Avanço dos ativos digitais e da tecnologia descentralizada está remodelando as finanças globais e ampliando debates sobre governança e participação | Foto: reprodução

13/03/2026

Opinião: O sistema financeiro está sendo reconstruído Por Rachel Conlan, Chief Marketing Officer da Binance


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 11/03/2026

    capcut Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

Últimas Notícias

  • Saúde: Bolsonaro tem piora da função renal0
    Saúde: Bolsonaro tem piora da função renal Ex-presidente segue internado na UTI com pneumonia bacteriana bilateral e sem previsão de alta hospitalar
    14/03/2026
  • Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos0
    Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos Confrontos envolvendo Irã, Israel e aliados avançam pela terceira semana e ampliam número de vítimas civis e militares
    14/03/2026
  • Justiça: Vorcaro pode fechar delação0
    Justiça: Vorcaro pode fechar delação Troca de advogado reforça expectativa de colaboração do dono do Banco Master com autoridades federais
    14/03/2026
  • Saúde: Bolsonaro estável após internação0
    Saúde: Bolsonaro estável após internação Ex-presidente segue consciente e em tratamento na UTI com broncopneumonia bacteriana, segundo equipe médica
    14/03/2026
  • Conflito: Ataque com drones atinge embaixada americana0
    Conflito: Ataque com drones atinge embaixada americana Embaixada dos EUA em Bagdá é alvo de drones enquanto Washington anuncia bombardeio contra ilha estratégica do petróleo iraniano
    14/03/2026
  • Direitos: Consumidor ainda desconhece garantias0
    Direito: Consumidor ainda desconhece garantias Especialista alerta que brasileiros deixam de exercer direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor, principalmente em compras online e cobranças indevidas
    13/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas