logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Grau Técnico realiza a 1ª edição da Feira de Oportunidades na unidade Cariri
Emprego O curso Grau Técnico realiza a 1ª edição da Feira de Oportunidades na unidade Cariri. Será na próxima quinta-feira (31/03), em Juazeiro do Norte, das 8h às 16h. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Cerca de 100 oportunidades de emprego e estágio estarão disponíveis para contratação imediata ou cadastro de reserva.
27/03/2022
Congresso: IBEF CEARÁ anuncia primeiras palestrantes do CONEF 2022
Congresso IBEF Ceará anuncia primeiras palestrantes do CONEF 2022
27/03/2022
Exibir tudo

Opinião A história como bússola para orientar o futuro Por Roberto Cláudio, médico sanitarista, político, ex-prefeito de Fortaleza

Opinião: A história como bússola para orientar o futuro

Nosso estado é conhecido como “Terra da Luz” exatamente por ter sido a primeira província a abolir a escravatura, fruto da mobilização de abolicionistas e outros agentes que foram se incorporando aos movimentos de libertação dos escravos | Foto: reprodução

Para quem, como eu, nasceu no estado do Ceará, o dia 25 de março, transcorrido na última sexta-feira, é motivo de uma comemoração que, como costuma dizer o nosso conterrâneo nordestino, nos faz sentir um pouco mais gabola.

Toda pabulice é pouca para nos definir quando nos referirmos ao 25 de março de 1884, a data em que a província do Ceará decretou o fim da escravidão, quatro anos antes da Lei Áurea, que acabou oficialmente com essa prática no Brasil.

O pioneirismo cearense neste campo ganha magnitude e expressão, algo que nos orgulha tanto como o fato de termos sido o estado a criar a primeira Secretaria de Cultura no Brasil ou até mesmo o fato de termos emprestado a primeira mulher a integrar a Academia Brasileira de Letras, no caso a nossa conterrânea Rachel de Queiroz.

>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<

Para marcar a data do 25 de março, a Assembleia Legislativa do Ceará, numa iniciativa do então deputado Lula Morais (PCdoB) e quando, para minha honra, eu exercia o cargo de presidente do Poder, instituiu como feriado estadual, em vigor desde 2011, em que o dia 25 de março passou a ser referenciado como a Data Magna do Ceará.

Nosso estado é conhecido como “Terra da Luz” exatamente por ter sido a primeira província a abolir a escravatura, fruto da mobilização de abolicionistas e outros agentes que foram se incorporando aos movimentos de libertação dos escravos.
Aqui no Ceará, por exemplo, temos um personagem que ganhou relevo exatamente por ter se engajado na luta abolicionista e passou a ser conhecido como o Dragão do Mar, que hoje dá nome a um Centro Cultural em Fortaleza, numa homenagem a Francisco José do Nascimento, conhecido como Chico da Matilde.

Na ambiência do seu ofício laboral, ele convenceu os jangadeiros cearenses a não fazerem mais o transporte de escravos para os navios negreiros fundeados na costa cearense e que seriam levados para outras províncias. O Dragão do Mar, por assim dizer, fechou o porto de Fortaleza para o embarque e desembarque de escravos.

É claro que, ainda hoje, temos bandeiras de lutas em que se tenta afirmativamente compensar o que fora o malefício da escravidão.
É claro que nos dias atuais ainda acumulamos um passivo que demanda políticas compensatórias àqueles que sofreram as agruras da escravatura.

Leia também | Com alta nos preços dos combustíveis, vale a pena trocar gasolina por etanol?

Somos devedores de ações suplementares à própria abolição, como pediam à época os abolicionistas, como reforma agrária e concessões de terras, ou atos de reparação que possibilitassem condições objetivas de sobrevivência da população negra ou, ainda mais, ações que que lhes permitissem aos libertos a integração à sociedade.

A estimativa dos historiadores é que pelo menos uma população de mais de um milhão e meio de pessoas tenha sido relegada à própria sorte.

Num recorte histórico, com uma remissão de 138 anos após a pioneira abolição da escravatura registrada no Ceará, temos a certeza de que há muito ainda por fazer para compensar os 388 anos de escravidão que o nosso país patrocinou.

O abolicionismo amparado pela Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel e aprovada pelo Senado do Império, no dia 13 de maio de 1888, não constituiu a garantia do fim da escravidão.

E não precisamos nem buscar explicar essa expressão no “latu sensu”.

Leia também | Mostra de Arquitetura e Decoração aguarda o público em João Pessoa

Infelizmente, mesmo depois de 132 anos da abolição oficial da escravatura, o Brasil ainda tem a população negra como sendo o maior contingente entre os desempregados e entre a população carcerária. É a população com menor margem de acesso aos estamentos superiores de nossa pirâmide social.

Cenário que está a nos desafiar cotidianamente. A construção de um Brasil mais solidário, menos desigual e mais fraterno ainda está por vir.

E, mais uma vez, faço alusão ao momento em que seremos chamados a decidir sobre o futuro do país com as eleições que se avizinham, quando teremos a possibilidade de decidir sobre questões cruciais e como queremos trabalhar para tirar parte significativa da nossa população, a maioria negra, entre os que vivem na pobreza ou na pobreza extrema, se queremos mudar os parâmetros para compensar o amparo aos que dispõem de menos escolaridade e que continuam padecendo de um preconceito crônico em nossa sociedade.

Quando pontificamos como o estado brasileiro com a melhor educação pública do país, com nada menos que 82 escolas entre as 100 melhores do Brasil na avaliação do Ideb, sem muita gabolice posso afirmar que temos tido a coragem de mudar as bases de construção de uma sociedade que se pretenda mais igual e inclusiva.

Que o nosso 25 de março seja sempre um marco e uma referência magna na perspectiva de sinalizar para onde queremos ir no desafio de construir o futuro.


Roberto Claudio Rodrigues Bezerra foi por duas vezes (2013 a 2020) prefeito de Fortaleza (CE), cidade na qual é o presidente do Diretório Municipal do PDT. É médico sanitarista, com PhD em Saúde Pública pela Universidade do Arizona.

Conteúdo original publicado no site Congresso em Foco 


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz@gmail.com.

Roberto Claudio, ex-prefeito de Fortaleza

Leia também | Noronha tem atrações e belezas além das praias

Turismo Noronha tem atrações e belezas além das praias
Compartilhar

Artigos Relacionados

SEO da Inteligência Artificial: o novo palanque da política em 2026

Especialistas apontam que campanhas que dominarem estratégias de IA terão vantagem competitiva no ambiente digital | Foto: reprodução

04/12/2025

Opinião: SEO da Inteligência Artificial: o novo palanque da política em 2026 Por Marcelo Bissuh, fundador da Nomos


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 07/12/2025

    Norris, Piastri e Verstappen: o que cada piloto precisa para ser campeão da F1, 7 de dezembro de 2025, Oscar Piastri - Meus Conteúdos Comentado em Fórmula 1: Norris, Verstappen ou Piastri? Quem fica com o título da Fórmula 1 2025 no GP de Abu Dhabi

  • 07/12/2025

    Norris, Piastri e Verstappen: o que cada piloto precisa para ficar com o título da Fórmula 1?, 7 de dezembro de 2025, Lando Norris - Meus Conteúdos Comentado em Fórmula 1: Norris, Verstappen ou Piastri? Quem fica com o título da Fórmula 1 2025 no GP de Abu Dhabi

  • 06/12/2025

    Tenistas dominam ranking de mulheres mais bem pagas, 6 de dezembro de 2025, Coco Gauff - Meus Conteúdos Comentado em Esporte: Tenistas dominam ranking das mulheres mais bem pagas do esporte em 2025

  • 05/12/2025

    Alteração Da Meta Fiscal Para Aliviar Correios - VN Comentado em Política: Congresso aprova texto-base da LDO 2026 com exceção de R$ 10 bilhões para estatais

  • 05/12/2025

    Mega-Sena 2947 acumula e prêmio vai a R$ 12 milhões, 5 de dezembro de 2025, Mega-Sena - Meus Conteúdos Comentado em Loteria: Mega-Sena acumula e prêmio principal sobe para R$ 12 milhões

  • 05/12/2025

    João Fonseca x Carlos Alcaraz e mais: programação do Miami Invitational, 5 de dezembro de 2025, João Fonseca - Meus Conteúdos Comentado em Digital: João Fonseca lidera buscas no Google Brasil e supera Trump após temporada histórica no tênis

Últimas Notícias

  • Futebol: Kaio Jorge recusa oferta milionária do Zenit e foca permanência no Cruzeiro em 20250
    Futebol: Kaio Jorge recusa oferta milionária do Zenit e foca permanência no Cruzeiro em 2025 Atacante, artilheiro do Brasileirão, rejeita proposta de R$ 186 milhões e sinaliza que só deixará o clube em caso de oportunidade em gigante europeu
    06/12/2025
  • Esporte: Tenistas dominam ranking das mulheres mais bem pagas do esporte em 20251
    Esporte: Tenistas dominam ranking das mulheres mais bem pagas do esporte em 2025 Coco Gauff lidera pelo terceiro ano consecutivo, enquanto lista traz 10 jogadoras de tênis entre as 15 atletas com maiores ganhos globais
    06/12/2025
  • GP de Abu Dhabi: Verstappen conquista a pole e Bortoleto larga em 7º na decisão do título da F10
    Fórmula 1: GP de Abu Dhabi: Verstappen conquista a pole e Bortoleto larga em 7º na decisão do título da F1 Holandês reafirma domínio no Q3 e mantém favoritismo pela vitória, enquanto Norris e Piastri completam o top 3 no classificatório decisivo da temporada
    06/12/2025
  • Política: Flávio Bolsonaro inicia articulações e convoca base da direita para aprovar anistia ainda em 20250
    Política: Flávio Bolsonaro inicia articulações e convoca base da direita para aprovar anistia ainda em 2025 Após afirmar que será o sucessor político do ex-presidente Jair Bolsonaro, senador pressiona lideranças anti-Lula a votarem proposta de anistia nas próximas semanas
    06/12/2025
  • Copa do Mundo: Brasil inicia jornada pelo hexa na Costa Leste dos EUA com estreia diante de Marrocos0
    Copa do Mundo: Brasil inicia jornada pelo hexa na Costa Leste dos EUA com estreia diante de Marrocos Seleção Brasileira enfrenta Marrocos, Haiti e Escócia no Grupo C da Copa do Mundo de 2026; Ancelotti prevê confrontos difíceis
    06/12/2025
  • Futebol: Brasil é cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 e enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia0
    Futebol: Brasil é cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 e enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia Seleção brasileira busca o hexa e estreia contra Marrocos; veja análise completa dos adversários do Grupo C
    05/12/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas