As perspectivas para as empresas em 2022 não são boas. Todos os economistas que estão fazendo essa análise dizem que não deve acontecer uma grande retomada da economia. Vários motivos afetam essa análise, tais como: inflação alta, que está corroendo a renda das pessoas; e aumento consequente da taxa Selic, pois preferem investir em renda fixa a investir em atividades produtivas, em consumo.
2022 deve ser um ano complicado também por conta do risco que os empresários e investidores estão vendo por ser um ano eleitoral, então até que as coisas estejam definidas sobre essa questão, também não deve haver grandes investimentos, vai ser mais um ano em que a economia deve ficar mudando de lado.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<
Mas o que pode melhorar este ano? Com o auxílio aprovado pelo governo de 400 reais para as classes menos favorecidas, o varejo pode ter uma taxa de crescimento, visto que é dinheiro que entra direto no consumo. Os brasileiros usarão a verba para compras de primeira necessidade. Como estão muito debilitados do ponto de vista financeiro, esse auxílio deve melhorar o consumo de cada família e, consequentemente, as empresas que atendem a isso. As empresas de varejo que atendem esse setor do consumo devem apresentar melhora, enquanto houver esse auxílio que está previsto até dezembro de 2022.
Além disso, o setor que talvez melhore em termos de retomada é o setor de turismo e empresas aéreas, uma vez que quase todos estão vacinados. Nessa mesma linha de retomada econômica, talvez o setor educacional também possa retomar, uma vez que está previsto a volta das aulas presenciais; muitas pessoas que estavam postergando fazer cursos também devem voltar a estudar.
Tudo isso são situações pontuais que vão ter que ser observadas no decorrer do ano e, no geral, a perspectiva não é de crescimento, uma vez que a percepção de risco ainda é muito alta e isso retraí os investimentos.
Ricardo Fernandes é especialista em Finanças Empresariais da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz@gmail.com.
Leia também | Governador Camilo Santana descarta novo lockdown no Ceará. Confira íntegra do decreto