

"É animador ouvir que grandes empresas estão comprometidas em mudar o mundo para melhor", afirma Mônica Schimenes | Foto: reprodução
Nas últimas semanas estive em Nashville, nos Estados Unidos, para acompanhar a WEConnect International Conference 2023, a maior conferência para empresas pertencentes a mulheres do mundo. Um espaço cheio de energia, trocas de experiências e com o patrocínio de grandes companhias internacionais que estão preocupadas em mostrar para estas empreendedoras as verticais de negócios entre compradores e fornecedores.
Foram quatro dias de uma incrível experiência internacional que mostra oportunidades reais de negócio, além do Network e do compartilhamento de histórias inspiradoras. As pautas ESG foram muito discutidas. É animador ouvir que grandes empresas estão comprometidas em mudar o mundo para melhor. O ESG não é brincadeira, o futuro chegou e temos de vivenciá-lo respeitando o meio ambiente e a sociedade como um todo.
Um evento dessa magnitude deixa como reflexão o desafio de descobrir novas conexões com quem, de fato, está preocupado em mudar o mundo. Sabemos que estas empresas estão localizadas por todos os cantos do globo, e também no Brasil, então trazer o que acontece de discussão sobre as principais pautas abordadas no mundo inteiro para a realidade do Brasil é a nossa grande missão.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Nós temos ainda muitas empresas que estão aprendendo e começando essa discussão. Mesmo que ainda não saibam quais são os melhores caminhos, novos eventos como o da WEConnect, novas reflexões, novas ideias e novas ações são o que irão guiá-las na direção correta. É muito importante para as corporações brasileiras entenderem a discussão da pauta ESG e a importância de promover companhias lideradas por minorias para que consigamos fazer com que o dinheiro que tem no mundo esteja em todos os lugares e não só nas mãos dos ricos. Esta distribuição de renda por meio do trabalho, da oportunidade, de oferecer serviços é um jeito mais dinâmico de podermos imaginar como se faz ESG de forma prática e rentável.
A WEConnect é uma associação com mais de cinco mil mulheres empreendedoras do mundo todo em busca de novas oportunidades de negócios. O foco do evento está em aproximar compradores de fornecedores. Contudo, mais do que alimentar oportunidades para mulheres empreendedoras, o encontro permite inspiração em histórias reais e empoderamento ao entender que existe muito sendo feito e tem espaço para ainda mais.
Esse é um evento único e uma experiência incrível. A próxima edição já tem data marcada, será realizada de 19 a 22 de março de 2024, em Denver, no Colorado. Estaremos lá com muitas outras empresárias que já estão dispostas a viver tudo isso e entender como um evento internacional liderado por mulheres pretende trazer a pauta do poder feminino fazendo negócios pelo mundo.
Mônica Schimenes é fundadora e CEO da MCM Brand Experience, grupo de comunicação integrada com atuação nacional e internacional, comprometido com a performance e responsável com a diversidade e inclusão, certificada com o selo de Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo. Em 2017, conseguiu elevar a empresa graças ao Programa de Mentoria para Fornecedores de Diversidade da Monsanto, pelo qual foram selecionados. Está presidente do Conselho de Empresárias da WEConnect International do Brasil, foi eleita “Mulher Empreendedora Global do Ano” pela WEConnect International, reconhecida como empreendedora Global pela IWEC International e é participante do programa Winning Women da EY.

Mônica Schimenes
Com mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de marketing, comunicação e eventos, é responsável por contas como: IBM Brasil, BASF, Johnson & Johnson, Nestlé, Google, Suvinil, Dell, Unilever e outros. Realiza importantes palestras, com os temas: “O Feminino da Voz”, sobre empoderamento feminino, “Essência”, uma palestra biográfica motivacional, “A voz sua marca”, sobre branding e “Todos os tons da Inclusão”, um convite aos temas, diversidade, inclusão e sustentabilidade. É musicista, cantora, casada e mãe do Léo.
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz.
Leia também | Renda comprometida com dívidas é a menor desde antes da pandemia