O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou, na tarde desta sexta-feira (15/10) mudanças no decreto de combate à pandemia de Covid-19, com avanço na flexibilização de atividades econômicas e sociais em todo o Estado. Entre as decisões tomadas em conjunto pelo comitê que delibera sobre o assunto, há o aumento de público em jogos de futebol, permissão de 100% da capacidade para templos religiosos, aumento nos eventos sociais e a ampliação no horário dos restaurantes
O decreto será válido por 15 dias, a contar deste sábado (16/10). Ao lado do governador estava o secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha. “Nunca tivemos números tão favoráveis como os que temos agora, desde o início da pandemia no Ceará, e esses números só foram possíveis com o avanço da vacinação em todo o Estado, que já alcançou cerca de 68,9% da população do Ceará com a primeira dose, 45,9% com o esquema vacinal completo – para as duas doses ou dose única. Com isso, teremos algumas alterações positivas no novo decreto, e mesmo assim é importante continuar seguindo com precaução todos os protocolos sanitários”, explicou o governador.
Sobre o aumento progressivo do público nos estádios, o governador agradeceu a cooperação dos times, que realizaram os jogos recentemente, e de suas torcidas, que cumpriram todos os protocolos da Sesa, partindo da apresentação do cartão de vacinação com as duas doses.
“Nossas torcidas foram destaque nacionalmente, pois cumpriram todos os protocolos necessários, como o uso da máscara e o distanciamento social”, ressaltou Camilo, que também informou que haverá um grupo específico dentro do comitê para discutir a realização das festas de final de ano, a partir da semana que vem.
O titular da Secretaria da Saúde apresentou o cenário da pandemia no Estado, e justificou as decisões do comitê com boas notícias em forma de números. “Atualmente estamos vivendo o melhor cenário epidemiológico desde o início da pandemia. Todos os números são melhores, queda na porcentagem de positividade nos exames, baixo nível de transmissão, menor procura por assistencialismo, número de casos nas UPAs e óbitos progressivamente diminuindo. Fruto da aderência dos cearenses à vacinação, as pessoas estão preocupadas em se vacinar e manter os protocolos, e nós agradecemos por isso, assim como a dedicação aos profissionais de saúde”, disse Marcos Gadelha.
Leia também | Hotel em Camocim é autuado por promover festa sem cumprir protocolo de segurança contra Covid
O governador reiterou a importância da vacinação de todos, salvando não só a si, mas àqueles que nós amamos. “Quem tomou a primeira dose, não perca a segunda aplicação. Se perdeu o prazo da vacinação da segunda dose, procure um posto e se vacine. Continuamos o reforço da terceira dose aos mais idosos, e quanto mais a gente avança na vacinação, mais a gente melhora os números. Atualmente nós já ultrapassamos os 10 milhões de vacinas aplicadas. Sempre lembrando que é preciso manter os protocolos, mantendo o uso da máscara. Tenho dito e repito, que não vou descansar enquanto eu vacinar todos os cearenses”, disse Camilo Santana.
O Vacinômetro da Sesa registra que, até as 17 horas desta quinta-feira (14/10), foram aplicadas 10,75 milhões de doses. Com isso, 6,35 milhões de cearenses receberam a D1, enquanto 4,14 milhões completaram o esquema vacinal, considerando D2 ou dose única da Janssen.
Leia também | Chuva intensa, ventania e tempestade de areia causam estragos em Mato Grosso do Sul