

O grupamento chega ao município para reforçar o trabalho já realizado pelo Policiamento Ostensivo Geral (POG) da Polícia Militar | Foto: Tatiana Fortes/Governo CE
Os investimentos em formação e modernização da estrutura do policiamento ostensivo com motos da Polícia Militar do Ceará (PMCE) chegaram, nesta quinta-feira (30/9), ao município de Mauriti, na região do Cariri. A cidade recebeu a 49ª unidade do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e uma Central de Viodemonitoramento equipada com 14 câmeras.
O tenente-coronel Kilderlan Nascimento, comandante do CPRaio no Ceará, detalhou como será a atuação das equipes, que agirão em conjunto com o Policiamento Ostensivo Geral (POG). “Estaremos a partir de hoje com 29 policiais, 10 motos e uma viatura 4×4 dando o melhor de nós no policiamento na sede do município e na zona rural”, informou o comandante.

Populares acompanharam a solenidade de suas calçadas. Um deles era o comerciante Antônio Felipe, que estava com seu neto Gabriel, de apenas um ano e oito meses. A chegada do batalhão especial da PM representa para ele a certeza de mais segurança para a população.
“Para mim, é uma tranquilidade. Fico me sentindo muito mais seguro. Sempre precisamos de um reforço. Será melhor para as famílias de Mauriti”, comentou o comerciante.
A solenidade de inauguração foi presidida pelo governador Camilo Santana e contou com a presença do prefeito em exercício de Mauriti, João Paulo, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Oliveira. “Mauriti vai experimentar a ação desse processo de policiamento motorizado de motocicletas, que é uma inovação. O Raio é a maior unidade motociclista do Brasil, que conta com homens preparados e capacitados”, disse o comandante da PM acrescentando que, com a base inaugurada nesta quinta-feira em Mauriti, já são cinco no Cariri.
Segundo o governador Camilo Santana, o investimento no Raio garante mais tranquilidade aos cearenses. “Quando a gente implanta o Raio, mandamos um recado: bandido não fica mais em Mauriti. Vamos mandar bandido para a cadeia ou para fora do Ceará. Essa é a nossa determinação. E o Raio veio apoiar e complementar o trabalho dos policiais do Policiamento Ostensivo Geral (POG) de Mauriti”, declarou. “Precisamos de segurança para que a população possa viver em paz no município e não vamos medir esforços para manter todos os investimentos em segurança pública no Estado do Ceará”, completou.


O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, destacou a qualidade dos profissionais e dos equipamentos entregues, que darão um salto de efetividade nos trabalhos. “Tenho 23 anos de experiência em segurança pública e essa estrutura da base Raio, somada à estrutura de tecnologia do videomonitoramento, é, sem dúvida, o que vi de mais moderno e efetivo em policiamento preventivo e ostensivo”, comentou. Segundo o titular da SSPDS, em seis meses neste ano, as Forças de Segurança do Ceará apreenderam mais de três mil armas e um terço delas foi em ações do Raio. “É muita arma retirada das ruas, muita prisão, muita apreensão e o principal: muito crime evitado. O Raio irá mudar para melhor a situação de segurança e vai trazer aquilo que sempre buscamos, que é a tranquilidade, a segurança e a paz ao cidadão de bem “, reforçou Caron.
Com a nova unidade em Mauriti, agora são 49 municípios contemplados com o CPRaio em todas as regiões do Estado, que atuam com o suporte de 47 centrais de videomonitoramento no Ceará, totalizando 3.333 câmeras. Além da Capital, são 13 bases do CPRaio na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 35 no Interior.
A formação dos “raianos” inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. Os policiais do CPRaio são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente, pelo fato de poderem acessar, com mais facilidade, ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático.
O processo de interiorização do Raio iniciou em 2015, com a instalação de batalhões responsáveis por centralizar as ações em nove grandes regiões do Estado. Neste sentido, receberam unidades as cidades de Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro Sul), Crateús (Sertão dos Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé).
Na segunda etapa de interiorização, as bases foram implantadas nas cidades com mais de 50 mil habitantes. Nesta fase, foram implantados os comandos de Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Crato, Eusébio, Acaraú, Aracati, Beberibe, Horizonte, Aquiraz, Cascavel, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Icó, Mombaça, Granja, São Benedito, Camocim, Brejo Santo, Pacajus, Pacatuba, Santa Quitéria, Baturité, Tianguá, Barbalha, Itapajé, Boa Viagem, Parambu, São Gonçalo do Amarante, Lavras da Mangabeira, Viçosa do Ceará, Trairi, Acopiara, Itarema e Jaguaribe.
O Raio opera hoje em todos os municípios mais populosos do Ceará. Novas 20 bases devem ser instaladas no interior.

Durante a solenidade em Mauriti, o governador Camilo Santana anunciou a recuperação de estradas que ligam a sede do Município aos distritos e a rodovia que segue até a divisa do Ceará com a Paraíba. Camilo anunciou ainda uma parceria que vai garantir um investimento de R$ 5 milhões para melhor a estrutura do hospital de Mauriti.
Participaram também da solenidade, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz, o deputado federal José Guimarães, os deputados estaduais, Fernando Santana, Guilherme Landim e Audic Mota, além de vereadores do município e lideranças da Região do Cariri.
Leia também | Operação Mata Atlântica encerra com R$ 1,64 milhão em multas aplicadas no Ceará