

O Virando o Jogo faz parte do Programa Superação e é executado pela Vice-Governadoria | Foto: Ascom Casa Civil
O município de Sobral, na região Norte do Ceará, recebe, nesta terça-feira (28/9) o Programa Virando o Jogo. É uma política pública do Governo do Estado, que faz parte do Programa Superação e conta com a execução da Vice-Governadoria. Na primeira edição na cidade, a ação vai atender 175 jovens e adolescentes espalhados por três bairros: Cidade Dr. José Euclides (Terrenos Novos), Residencial Nova Caiçara e Vila União. A expansão do projeto para além de Fortaleza será apresentada, de forma oficial, em solenidade realizada no Theatro São João.
Os bairros foram escolhidos de acordo com critérios que levam em conta dados socioeconômicos, números relativos à população na faixa etária de 15 a 19 anos, como índices de quantidade de jovens por localidade e evasão escolar, entre outros. Para cobrir toda a demanda, a equipe do Virando em Jogo em Sobral contará com dez articuladores de juventude e quatro facilitadores comunitários, além de profissionais também nas áreas da assistência social e psicologia.

“O Virando o Jogo é um programa que tem o objetivo de chegar a jovens que estão precisando de um suporte para reorganizar os seus projetos de vida. E aqui eu falo de jovens que estão fora da escola ou que até concluíram o ensino médio, mas que estão sem perspectiva de trabalho ou de dar sequência nos estudos”, disse a vice-governadora Izolda Cela.
Com o sucesso em Fortaleza, a ideia das autoridades é fazer com que o Virando o Jogo chegue em outros municípios além de Sobral. “É uma iniciativa que tem eixos muito importantes para a formação e boas experiências para eles no sentido de voltar aos estudos, ao trabalho e auxiliar na formação cidadã. A perspectiva é que nós possamos expandir, nesse primeiro momento, para outros nove municípios”, complementou Izolda.
Diferentemente do que acontece em Fortaleza, o Virando o Jogo em Sobral será ancorado em uma estrutura já existente de uma Unidade de Gerenciamento de Projetos. De acordo com a supervisora do projeto no município, Andréia Coelho, a chegada da ação vem para respaldar o trabalho feito há mais de quatro anos pelas equipes territoriais de prevenção de violências da cidade.
“O Virando o Jogo é mais um projeto no qual se conta com o protagonismo do município de Sobral. Isso mostra o quanto a cidade vem se comprometendo, desde o início do Pacto por um Ceará Pacífico na execução de ações que estão ligadas a essa estratégia ampla de prevenção à violência”, disse.

Contando com o apoio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o Virando o Jogo é direcionado para jovens que não estudam e não trabalham. A ação visa possibilitar uma oferta de atividades de cunho sócio educativo, de qualificação profissional, na perspectiva de fomentar o retorno desse público ao ambiente escolar, além de fortalecer vínculos familiares e comunitários.
Dividido em três fases, o Virando o Jogo oferece aos seus matriculados uma passagem por vários setores, possibilitando uma diversidade de atividades para facilitar a integração dos participantes ao mercado de trabalho. Na fase inicial, o jovem atravessa os módulos de formação cidadã e ação comunitária. Logo depois é a vez da qualificação profissional com um reforço em assuntos como esporte e cultura. Em um último momento, acontece o enfoque em áreas voltadas para o empreendedorismo. Todos esses passos são alinhados à reinserção escolar e ao acompanhamento familiar.
Em Fortaleza, a primeira edição do Virando o Jogo está em sua fase final, com 608 jovens concluindo a última etapa. A segunda edição, que teve início em maio deste ano, conta com a participação de 918 matriculados e atualmente oferta 14 tipologias de cursos profissionais e 6 modalidades esportivas.
Leia também | Carrinhos de lanche geram ocupação e renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social