

Mercado financeiro tem dia histórico com recorde do Ibovespa e queda do dólar | Foto: REUTERS/Yuriko Nakao
21 de fevereiro de 2026 – O mercado financeiro brasileiro viveu um dia histórico nesta sexta-feira (20). A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de derrubar a maior parte do tarifaço imposto pelo governo de Donald Trump provocou uma onda de otimismo global, levando a bolsa brasileira a bater recorde e o dólar a cair ao menor nível em quase dois anos.
O principal índice da bolsa, o Ibovespa, superou pela primeira vez a marca de 190 mil pontos, refletindo o forte apetite por risco e a valorização de ações ligadas a commodities e ao setor financeiro.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O Ibovespa, da B3, encerrou o pregão aos 190.534 pontos, com alta de 1,06%. Mineradoras e bancos, que têm grande peso no índice, lideraram os ganhos do dia.
Na semana, encurtada pelo feriado de carnaval, a bolsa acumulou alta de 2,18%. No ano, o avanço já chega a 18,25%, impulsionado pela entrada de capital estrangeiro e pela melhora do cenário externo.
O mercado de câmbio também reagiu de forma positiva. O dólar comercial fechou vendido a R$ 5,176, com queda de 0,98%. A moeda chegou a operar próxima da estabilidade no início do dia, mas passou a recuar ainda pela manhã e consolidou a trajetória de baixa após a decisão da Suprema Corte americana.
Esse é o menor valor da divisa desde 28 de maio de 2024. Na semana, o dólar acumula queda de 1,03% e, em 2026, já recuou 5,69%. O euro comercial também caiu forte, fechando a R$ 6,09, o menor nível desde fevereiro do ano passado.
Em todo o mundo, o dólar perdeu força depois que a Suprema Corte dos Estados Unidos invalidou grande parte das tarifas comerciais impostas pelo governo Trump. As moedas de países emergentes foram as principais beneficiadas pelo movimento.
Mesmo o anúncio do presidente norte-americano de que pretende impor uma tarifa global temporária de 10% por até 120 dias não foi suficiente para conter o otimismo. Após a coletiva de Trump, o dólar acelerou a queda e a bolsa brasileira ampliou os ganhos.
Leia também | Brasil e Índia ampliam cooperação agrícola
Tags: mercado financeiro, bolsa de valores, Ibovespa, B3, dólar, câmbio, economia brasileira, tarifas comerciais, Suprema Corte dos Estados Unidos, Donald Trump, ações, bancos, mineradoras, moedas emergentes, investimentos, cenário global, Portal Terra Da Luz