

A seleção dos coexpositores para participação nas feiras é realizada por edital de chamamento público disponibilizado no site da Embratur | Foto: Renato Vaz/Embratur
05 de janeiro de 2026 – Com foco na consolidação do Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027, a Embratur intensifica, em 2026, sua atuação no cenário internacional para ampliar a geração de negócios, promover destinos brasileiros no exterior e fortalecer a entrada de turistas e divisas no país. Ao longo do ano, a Agência marcará presença em 19 feiras internacionais, com participação de coexpositores selecionados por meio de editais públicos.
As ações contemplam segmentos estratégicos como multiprodutos, luxo, turismo náutico e MICE (eventos, incentivos, congressos e exposições), reforçando uma nova fase da promoção turística brasileira após os recordes de turistas estrangeiros e receitas internacionais registrados em 2025.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A participação da Embratur em grandes eventos globais é considerada uma das principais ferramentas de promoção do turismo nacional. As feiras criam oportunidades para que estados, municípios e o trade turístico brasileiro se conectem com operadores internacionais, ampliem redes de contato e firmem parcerias estratégicas.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, as feiras internacionais ampliam a visibilidade dos destinos brasileiros e fortalecem o posicionamento do país como anfitrião de excelência. O estande do Brasil foi reformulado para oferecer experiências imersivas, promover reuniões de negócios e lançar novas parcerias.
“Queremos que o operador internacional veja o Brasil como um produto de alta qualidade e pronto para o mercado. Nosso foco é gerar negócios e atrair divisas que chegam na ponta, no município, gerando emprego e renda para o povo brasileiro”, afirmou Freixo.
A agenda da Agência inclui eventos em mercados estratégicos da Europa, Américas e Ásia. Entre os destaques estão feiras como Fitur (Espanha), ITB Berlim (Alemanha), WTM Londres (Reino Unido), Imex Frankfurt (Alemanha), ITB China (China) e ILTM Cannes (França), além de eventos na América Latina e nos Estados Unidos.
A seleção dos coexpositores que participam das feiras é feita por meio de editais de chamamento público, disponíveis no site da Embratur. O processo assegura isonomia, transparência e alinhamento com os mercados emissores prioritários definidos pelo Plano Brasis.
O modelo também garante a participação de parceiros qualificados na promoção da diversidade cultural e natural do Brasil, junto a operadores, agentes de viagem, investidores e tomadores de decisão globais.
O processo seletivo para as feiras do primeiro trimestre de 2026 ocorreu em outubro de 2025. Já os editais para eventos como Seatrade, ITB China, IMEX Frankfurt e FIEXPO têm lançamento previsto para 19 de janeiro, enquanto os editais do segundo semestre, incluindo feiras MICE e a ILTM, devem ser publicados em 22 de junho.
As informações sobre abertura de editais podem ser acompanhadas pelo Sistema de Inscrição de Eventos Internacionais (SIEI), no site siei.embratur.com.br.
Leia também | Na ONU, EUA negam guerra contra a Venezuela e descartam ocupação do país
Tags: Embratur, turismo brasileiro, Plano Brasis, turismo internacional, feiras internacionais, promoção do Brasil, marketing turístico, geração de negócios, economia do turismo, turismo de luxo, turismo náutico, MICE, destinos brasileiros, mercado internacional, políticas de turismo, emprego e renda, Portal Terra Da Luz