

De acordo com a Anvisa, a alulose não integra a lista de substâncias aprovadas para utilização como adoçante ou ingrediente alimentar no território nacional | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
26 de dezembro de 2025 — A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, a distribuição, a importação, a propaganda e o uso de produtos à base de alulose, um tipo de adoçante, fabricados ou distribuídos pela empresa Sainte Marie Importação e Exportação. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (22) e já está em vigor em todo o país.
A medida atinge diretamente produtos que utilizam a alulose como ingrediente alimentar, substância que, segundo a Anvisa, não possui autorização para uso no Brasil.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De acordo com a Anvisa, a alulose não integra a lista de substâncias aprovadas para utilização como adoçante ou ingrediente alimentar no território nacional. Por esse motivo, qualquer produto que contenha a substância está automaticamente em desacordo com a legislação sanitária vigente.
A agência reforça que alimentos e ingredientes considerados novos — ou seja, sem histórico de consumo comprovado no Brasil — precisam, obrigatoriamente, passar por avaliação técnica e aprovação prévia antes de serem liberados para o mercado.
Durante o processo de análise, a Anvisa verifica se o método de fabricação do novo ingrediente pode induzir a formação ou concentração de substâncias nocivas à saúde humana. Também são avaliados os níveis de segurança para consumo, a fim de garantir que não haja riscos à população.
Sem essa validação técnica, o uso do ingrediente é considerado irregular. A agência alerta que o descumprimento da proibição pode resultar em sanções administrativas, incluindo multas e apreensão dos produtos.
Leia também | Putin sinaliza troca de territórios em possível acordo de paz com a Ucrânia, diz jornal russo
Tags: Anvisa, alulose, adoçante, produtos proibidos, vigilância sanitária, segurança alimentar, ingredientes alimentares, alimentos novos, saúde pública, regulação sanitária, Diário Oficial da União, consumo seguro, indústria alimentícia, fiscalização sanitária, riscos à saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, legislação sanitária, Portal Terra Da Luz