

Corinthians venceu o Fluminense no Brasileirão | Foto: Rodrigo Coca / Corinthians
21 de dezembro de 2025. O Corinthians entra em campo neste domingo (21), às 18h (horário de Brasília), com um desafio que vai além da final da Copa do Brasil. Diante do Vasco, no Maracanã, o Timão busca não apenas o título nacional, mas também afastar o chamado “fantasma” do estádio carioca, palco de recentes frustrações da equipe alvinegra.
A decisão acontece após empate sem gols no jogo de ida, disputado na Neo Química Arena, o que deixa o confronto completamente aberto. Quem vencer fica com a taça; em caso de nova igualdade, o campeão será definido nos pênaltis.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O Maracanã traz lembranças dolorosas para o torcedor corintiano. Foi ali que o clube perdeu a final da Copa do Brasil de 2022 para o Flamengo. Naquela ocasião, assim como agora, o jogo de ida terminou empatado por 0 a 0, em Itaquera. Na volta, novo empate, desta vez por 1 a 1, antes da derrota nos pênaltis, após erros de Mateus Vital e Fagner.
Do atual elenco, Yuri Alberto, Maycon e Matheus Donelli participaram daquela campanha e vivenciaram de perto a frustração da decisão perdida.
Além da final de 2022, o retrospecto recente do Corinthians no Maracanã é negativo. Nos últimos 20 jogos disputados no estádio, o Timão venceu apenas duas vezes, acumulando 12 derrotas e seis empates, em confrontos principalmente contra Flamengo e Fluminense.
Contra o Vasco, no entanto, o histórico no Maracanã é equilibrado. Cada clube soma nove vitórias, além de quatro empates. O último encontro entre Corinthians e Vasco no estádio aconteceu em 2009, também pela Copa do Brasil, e terminou empatado por 1 a 1.
Apesar dos números recentes desfavoráveis, o estádio também guarda memórias positivas para a torcida corintiana. Em 2000, na final do Mundial de Clubes da Fifa, Corinthians e Vasco empataram sem gols no tempo normal, e o goleiro Dida brilhou nas penalidades, garantindo o título mundial ao clube paulista.
Agora, 25 anos depois, o Timão tenta escrever mais um capítulo vitorioso no mesmo palco, diante do mesmo adversário, em mais uma decisão nacional.
Leia também | Dezembro exige atenção redobrada com o diabetes durante férias e viagens
Tags: Corinthians, Vasco, Copa do Brasil, Final da Copa do Brasil, Maracanã, Futebol brasileiro, Timão, Cruzmaltino, Decisão nacional, Futebol 2025, História do Corinthians, História do Vasco, Clássico interestadual, Portal Terra Da Luz