

Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura durante a filmagem de 'O agente secreto' | Foto: Laura Castor/Divulgação
16 de dezembro de 2025 – O cinema brasileiro voltou a ganhar projeção internacional com a divulgação das pré-listas do Oscar 2026. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou, nesta terça-feira (16), os títulos pré-selecionados em 12 categorias, e quatro representantes do Brasil aparecem entre os destaques, liderados pelo longa “O agente secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura.
A produção nacional está entre os 15 pré-selecionados para a categoria de Melhor Filme Internacional, considerada uma das mais importantes da premiação. Além disso, o longa também figura na pré-lista da nova categoria de Melhor Direção de Elenco, que reúne dez produções.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Além de “O agente secreto”, outros três representantes do Brasil aparecem nas pré-listas divulgadas pela Academia. O documentário “Apocalipse nos trópicos” concorre na categoria de Melhor Documentário; o curta-metragem “Amarela” figura entre os selecionados de Melhor Curta-metragem; e o diretor de fotografia Adolpho Veloso, pelo trabalho em “Sonhos de Trem”, está entre os nomes da categoria de Melhor Fotografia.
O anúncio oficial dos cinco indicados finais em cada categoria será feito em 22 de janeiro de 2026, enquanto a cerimônia do Oscar está marcada para 2 de março.
No início deste ano, o Brasil conquistou um marco histórico com a vitória de “Ainda estou aqui”, que garantiu ao país sua primeira estatueta da Academia, ampliando as expectativas para uma nova conquista consecutiva.
Ambientado nos anos 1970, “O agente secreto” retrata a história de um professor universitário que retorna ao Recife para reencontrar o filho caçula em meio aos riscos impostos pela ditadura militar. Wagner Moura interpreta o protagonista, em uma atuação que vem sendo amplamente elogiada pela crítica internacional.
Desde o lançamento, o filme acumula prêmios e indicações relevantes. Na semana passada, foi indicado ao Globo de Ouro 2026 nas categorias de Melhor Filme de Drama e Melhor Filme em Língua Não Inglesa, além da indicação de Wagner Moura como Melhor Ator. A produção também ficou em segundo lugar na categoria de Melhor Filme no prêmio dos críticos de Los Angeles e aparece entre as apostas da revista Variety para uma possível indicação ao Oscar de Melhor Filme.
Entre os reconhecimentos recentes, o longa venceu o prêmio de Melhor Filme Internacional pelo New York Film Critics Circle Awards (NYFCC), enquanto Wagner Moura levou o troféu de Melhor Ator. Em maio, o filme também conquistou o Prêmio da Crítica no Festival de Cannes, consolidando-se como uma das produções brasileiras mais premiadas dos últimos anos.
Com a força do cinema nacional em evidência, a presença brasileira nas pré-listas do Oscar 2026 reforça o momento de prestígio internacional vivido pelo audiovisual do país.
Leia também | Padronização de horários de check-in e check-out em hotéis passa a valer em todo o Brasil
Tags: Oscar 2026, cinema brasileiro, O agente secreto, Kleber Mendonça Filho, Wagner Moura, pré-lista do Oscar, Melhor Filme Internacional, documentário brasileiro, curta-metragem brasileiro, Apocalipse nos trópicos, Amarela, Adolpho Veloso, fotografia no cinema, premiações internacionais, Globo de Ouro, Festival de Cannes, New York Film Critics Circle, Portal Terra Da Luz