

Mutirão ocorre ao longo deste sábado (13) e domingo (14) para pacientes do SUS previamente agendados. Mais de 9 mil cirurgias serão realizadas, entre elas bariátrica por videolaparoscopia, colecistostomia, plástica abdominal, hernioplastias e vasectomia | Foto: Rafael Nascimento/MS
14 de dezembro de 2025 – O Governo do Brasil promove neste fim de semana o maior mutirão de atendimentos já realizado na história do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação mobiliza 188 hospitais em todo o país e prevê a realização de 61,6 mil procedimentos, entre cirurgias, exames e consultas especializadas, beneficiando pacientes previamente agendados nos 26 estados e no Distrito Federal.
A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, que tem como principal objetivo reduzir o tempo de espera por atendimentos na rede pública de saúde. Do total de procedimentos, estão previstas cerca de 11,5 mil cirurgias, além de milhares de exames de diagnóstico e consultas médicas.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De forma inédita, o mutirão reúne esforços de Santas Casas, hospitais filantrópicos, hospitais universitários da Rede Ebserh e unidades federais vinculadas ao Ministério da Saúde. Juntas, essas instituições ampliam significativamente a capacidade de atendimento do SUS em um único fim de semana.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o mutirão é pelo menos 30% maior que outras ações semelhantes realizadas ao longo de 2025. “Estamos realizando o maior mutirão da história do SUS. É o sistema público mostrando sua força, capacidade de mobilização e compromisso com a população”, afirmou.
Somente as 134 Santas Casas de Misericórdia e hospitais filantrópicos participantes devem realizar mais de 9 mil cirurgias, incluindo procedimentos como bariátrica por videolaparoscopia, colecistostomia, plástica abdominal, hernioplastias e vasectomia.
Os atendimentos ocorrem em unidades localizadas em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Pernambuco, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, entre outros.
Também participam instituições federais de referência, como o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) e hospitais federais do Rio de Janeiro.
Os 45 hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação, realizam neste sábado a terceira edição do Dia E – Ebserh em Ação. A rede ofertará 2,2 mil cirurgias, 9,2 mil consultas e 40,7 mil exames, como ultrassonografias, tomografias, ressonâncias magnéticas e endoscopias.
As edições anteriores do Dia E, realizadas em julho e setembro, já haviam somado mais de 46,7 mil procedimentos no âmbito do programa Agora Tem Especialistas.
Para o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, a iniciativa fortalece o SUS e contribui para a formação de estudantes e residentes. “As universidades estão a serviço da vida, ampliando o acesso à atenção especializada e cumprindo sua missão social”, destacou.
Consolidado ao longo de 2025, o programa Agora Tem Especialistas tem ampliado e qualificado o acesso da população à atenção especializada no SUS. Além dos mutirões, a estratégia inclui carretas de saúde da mulher, oftalmológicas e de exames de imagem, ampliação de horários de atendimento, formação de novos especialistas e parcerias com hospitais privados para atendimento complementar gratuito à população.
Leia também | Tiroteio na Universidade Brown deixa mortos e feridos nos Estados Unidos
Tags: SUS, Sistema Único de Saúde, mutirão da saúde, cirurgias pelo SUS, exames pelo SUS, consultas especializadas, Agora Tem Especialistas, Ministério da Saúde, Alexandre Padilha, saúde pública, hospitais filantrópicos, Santas Casas, Ebserh, hospitais universitários, atendimento médico, políticas públicas de saúde, Brasil