

Pneus da F1 2026 no carro de Carlos Sainz, da Williams | Foto: Peter Fox/Getty Images
09 de dezembro de 2025 – As atividades de pista da Fórmula 1 em 2025 terminaram oficialmente nesta terça-feira (9), com o tradicional treino de pós-temporada no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi. A sessão, realizada em duas etapas ao longo de nove horas, serviu para testes dos novos pneus que serão utilizados em 2026 e para experimentos aerodinâmicos diante do novo regulamento técnico da categoria.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

A fornecedora Pirelli apresentou oficialmente o desenho dos pneus do próximo ano, agora com uma identidade visual renovada, incluindo detalhes em formato de bandeiras quadriculadas. As cores dos compostos permanecem as mesmas: macio (vermelho), médio (amarelo), duro (branco), intermediário (verde) e chuva forte (azul).
A dimensão dos pneus também foi reduzida: a largura da banda de rodagem diminuiu 25 mm na dianteira e 30 mm na traseira, enquanto o diâmetro total foi encurtado em 15 mm e 10 mm, respectivamente. Os testes foram realizados com os chamados “carros-mula”, adaptados para simular características dos monopostos de 2026.
No grupo de pilotos que testaram os novos pneus, estava o brasileiro Gabriel Bortoleto, que dividiu o equipamento da Sauber com Nico Hulkenberg.

Outro ponto de grande interesse no treino foi o protótipo da Mercedes para a asa dianteira de 2026. O sistema de redução de arrasto (DRS), utilizado desde 2011, deixará de existir no modelo atual no próximo ano. A partir da nova temporada, os pilotos poderão abrir tanto a asa dianteira quanto a traseira.
Para simular o funcionamento, a Mercedes levou à pista uma versão provisória da nova asa, conectada ao bico do carro por tubos externos — uma solução ainda rudimentar, diferente da versão final que será mais refinada. Ferrari também testou experimentos próprios, segundo o portal “Motorsport”.
Jak Crawford, piloto de testes da Aston Martin, marcou o melhor tempo do dia. O brasileiro Gabriel Bortoleto terminou na 18ª posição. George Russell e Max Verstappen não participaram do treino.
A atividade também registrou uma bandeira vermelha causada por Ryo Hirakawa, piloto reserva da Haas, que bateu ainda no início da sessão. O restante do treino seguiu sem grandes incidentes.

Leia também | Cruz Azul x Flamengo: horários, transmissão e tudo sobre o duelo pela Copa Intercontinental 2025
Tags: Fórmula 1, F1 2025, F1 2026, testes de pós-temporada, Abu Dhabi, Yas Marina, Pirelli, pneus F1 2026, asa dianteira F1, Mercedes, Sauber, Gabriel Bortoleto, Jak Crawford, mudanças no regulamento F1, automobilismo, esportes, velocidade, carros de corrida, FIA, Aston Martin, Ferrari, McLaren, Red Bull Racing, regulamento técnico F1