

O deputado federal Alexandre Ramagem é considerado foragido pela justiça brasileira | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
24 de novembro de 2025 – O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) afirmou que está “seguro” nos Estados Unidos com a “anuência do governo americano”, após deixar o Brasil em meio à condenação no Supremo Tribunal Federal (STF) por participação na trama golpista. As declarações foram feitas em entrevista ao programa Conversa Timeline, no YouTube, apresentado pelo blogueiro Allan dos Santos, também foragido da Justiça brasileira desde 2021.
Ramagem disse ter fugido para impedir que suas filhas presenciassem sua prisão. “É lógico que eu não ia ficar no Brasil, com as minhas filhas me vendo ser preso sem ter cometido crime nenhum. Hoje estou seguro aqui com anuência do governo americano”, afirmou ao youtuber. O deputado reiterou que é vítima de “perseguição política”.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O parlamentar deixou o país em setembro, mesmo mês em que a Primeira Turma do STF analisou o processo contra os réus do chamado “núcleo crucial” da tentativa de golpe. Ao final do julgamento, Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão.
Segundo investigações da Polícia Federal, ele teria atravessado a fronteira de carro pela região de Boa Vista e, a partir daí, seguido até os Estados Unidos. A fuga ocorreu enquanto apresentava um atestado médico à Câmara dos Deputados, válido de 9 de setembro a 12 de dezembro.
A informação se tornou pública poucos dias antes de sua condenação se tornar definitiva. Após ser notificado da fuga, o ministro Alexandre de Moraes determinou sua prisão preventiva na última sexta-feira.
A delegada Rebeca Ramagem, esposa do parlamentar, publicou nas redes sociais vídeos do reencontro da família nos Estados Unidos. Nas imagens, ela e as filhas desembarcam de um voo e encontram o deputado no aeroporto. Sem detalhar como entrou no país, ela afirmou que a decisão foi tomada para manter a família unida diante do que classificou como “perseguição política desumana”.
Durante a entrevista, Ramagem também comparou a situação judicial de Jair Bolsonaro à do ex-presidente americano Donald Trump. Ele afirmou que por causa dessa suposta “semelhança”, tem sido “abraçado” por grupos conservadores nos EUA.
Leia também | Michelle Bolsonaro visita ex-presidente Jair Bolsonaro na PF após autorização do STF
Tags: Alexandre Ramagem, fuga de Ramagem, Estados Unidos, governo americano, trama golpista, STF, Alexandre de Moraes, política nacional, bolsonarismo, Allan dos Santos, Polícia Federal, julgamento STF, condenação, núcleo golpista, crise política, família Ramagem, Rebeca Ramagem, eleições 2026, cenário político, segurança pública, extremismo político, direita brasileira