

Sede do BRB em Brasília | Foto: REUTERS/Adriano Machado
18 de novembro de 2025 — A Polícia Federal realizou buscas, nesta terça-feira, em endereços ligados ao Banco de Brasília (BRB) durante a Operação Compliance Zero, que resultou na prisão do banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master. A ofensiva ocorre no mesmo dia em que o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Master e cerca de um mês e meio após o veto da autarquia à oferta do BRB para aquisição de parte da instituição de Vorcaro, proposta que estava em análise desde março deste ano.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Além de Vorcaro, os policiais prenderam Augusto Ferreira Lima, que atuou como CEO do Banco Master até o início das negociações de venda da instituição. A PF afirma que os mandados fazem parte de uma investigação sobre a emissão de títulos de crédito falsos por instituições do Sistema Financeiro Nacional.
Ao todo, a operação cumpre sete mandados de prisão e 25 ordens de busca e apreensão no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Minas Gerais. As apurações foram abertas em 2024, a partir de um pedido do Ministério Público Federal.
A investigação apura a suposta fabricação de carteiras de crédito sem lastro, que teriam sido vendidas a outra instituição financeira e posteriormente substituídas por ativos sem avaliação técnica adequada após fiscalização do Banco Central.
Entre os crimes investigados estão gestão fraudulenta, gestão temerária e organização criminosa. Segundo a PF, os materiais apreendidos estão sendo analisados e podem revelar novos desdobramentos, inclusive sobre eventuais conexões com o BRB. A instituição não se manifestou até o momento.
Leia também | Receita Federal amplia fiscalização e obriga corretoras estrangeiras de cripto a reportar operações de brasileiros
Tags: Polícia Federal, Banco de Brasília, BRB, Operação Compliance Zero, Daniel Vorcaro, Banco Master, Augusto Ferreira Lima, títulos de crédito falsos, Sistema Financeiro Nacional, gestão fraudulenta, gestão temerária, organização criminosa, Banco Central, liquidação extrajudicial, investigação PF, mercado financeiro, fraudes bancárias, crimes financeiros, Brasília, Distrito Federal, economia, notícias de hoje, Paulo Barros, matéria jornalística, apuração policial, instituições financeiras, operação policial